Direcionam as crianças quanto às
semelhanças e diferenças entre os sons das palavras.
DICAS:
1a) Contar uma história rimada,
lembrando as crianças de escutarem em busca de palavras que rimem.
- No meio ou final da história,
o professor pode perguntar quais palavras rimam;
- Como opção, pode parar de ler
a segunda palavra de um par que rima, pedindo, antes de continuar, que as
crianças adivinhem qual é a palavra que será lida.
2a)
Ao introduzir um novo poema ou canção, leia-o ou recite-o antes para as
crianças, enfatizando seu ritmo e exagerando suas rimas. À seguir, relendo
verso por verso, as crianças devem repetir cada uma delas em uníssono. Para que
possam ouvir e aprender as palavras, o ritmo deve ser lento, ganhando
velocidade aos poucos, à medida que as crianças adquirem domínio.
- Recite o poema baixinho, mas
dizendo as palavras que rimam em voz alta;
- Recite o poema em voz alta,
mas diga as palavras que rimam baixinho;
- Recite o poema em coro ou em
roda.
3a)
Brincadeira com palavras:
- CAFÉ rima com ...
- MELÃO rima com...
- TOURO rima com...
- PÉ rima com...
- PAPEL rima com...
- VALENTE rima com...
Outra maneira é utilizar o nome
dos alunos:
- GABRIELA rima com...
- RAFAEL rima com...
4a) Você sabe rimar?
Para apresentar este jogo, leia
várias frases em voz alta, enfatizando as palavras que rimam. A seguir, desafie
as crianças a completar cada rima em voz alta.
O professor pode iniciar com uma
parlenda:
Quem cochicha o rabo _________________ (espicha)
Quem escuta o rabo ___________________ (encurta)
Quem reclama o rabo __________________ (inflama)
Sol e chuva, casamento de ______________ (viúva)
Chuva e sol, casamento de ______________ (espanhol)
Quem vai ao ar, perde o ________________ (lugar)
Quem vai ao vento, perde o _____________ (assento)
Quem vai à ribeira, perde a _____________ (cadeira)
- Quando as crianças estiverem
aprendendo a rimar, tente inventar novas rimas e cantá-las ao som de “O sapo
não lava o pé”, como no exemplo:
O sapo não lava a mão
Não lava porque não tem sabão
- Após as crianças terem
praticado muitas rimas, elas podem gostar de ler “Você troca?”. A parte
divertida da brincadeira é que você pode pedir que elas produzam uma frase que
rime, como segue:
Você troca um gato contente
Por um pato com dor de dente?
Você troca um leão sem dente
Por um dragão obediente?
5a) Este navio está levando
um(a)...
As crianças sentam-se em círculo
e começam a passar um navio de brinquedo ou uma figura do mesmo. Para começar o
jogo, diga “O navio está levando um melão”. A seguir escolha uma criança do
círculo. Essa criança deverá pensar em outra carga que poderá ser levada pelo
navio e que rime com melão (como “o navio está levando um cachorrão”). Continue
o jogo dessa forma até que as crianças não tenham mais rimas. Então recomece
com uma nova carga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário