domingo, 23 de fevereiro de 2014

Jogos com rimas





Direcionam as crianças quanto às semelhanças e diferenças entre os sons das palavras.


DICAS:

1a) Contar uma história rimada, lembrando as crianças de escutarem em busca de palavras que rimem.

- No meio ou final da história, o professor pode perguntar quais palavras rimam;

- Como opção, pode parar de ler a segunda palavra de um par que rima, pedindo, antes de continuar, que as crianças adivinhem qual é a palavra que será lida.

2a)  Ao introduzir um novo poema ou canção, leia-o ou recite-o antes para as crianças, enfatizando seu ritmo e exagerando suas rimas. À seguir, relendo verso por verso, as crianças devem repetir cada uma delas em uníssono. Para que possam ouvir e aprender as palavras, o ritmo deve ser lento, ganhando velocidade aos poucos, à medida que as crianças adquirem domínio.

- Recite o poema baixinho, mas dizendo as palavras que rimam em voz alta;

- Recite o poema em voz alta, mas diga as palavras que rimam baixinho;

- Recite o poema em coro ou em roda.



 3a) Brincadeira com palavras:

- CAFÉ rima com ...

- MELÃO rima com...

- TOURO rima com...

- PÉ rima com...

- PAPEL rima com...

- VALENTE rima com...

Outra maneira é utilizar o nome dos alunos:

- GABRIELA rima com...

- RAFAEL rima com...





4a) Você sabe rimar?

Para apresentar este jogo, leia várias frases em voz alta, enfatizando as palavras que rimam. A seguir, desafie as crianças a completar cada rima em voz alta.

O professor pode iniciar com uma parlenda:

Quem cochicha o rabo _________________ (espicha)

Quem escuta o rabo ___________________ (encurta)

Quem reclama o rabo __________________ (inflama)



Sol e chuva, casamento de ______________ (viúva)

Chuva e sol, casamento de ______________ (espanhol)



Quem vai ao ar, perde o ________________ (lugar)

Quem vai ao vento, perde o _____________ (assento)

Quem vai à ribeira, perde a _____________ (cadeira)  



- Quando as crianças estiverem aprendendo a rimar, tente inventar novas rimas e cantá-las ao som de “O sapo não lava o pé”, como no exemplo:



O sapo não lava a mão

Não lava porque não tem sabão



- Após as crianças terem praticado muitas rimas, elas podem gostar de ler “Você troca?”. A parte divertida da brincadeira é que você pode pedir que elas produzam uma frase que rime, como segue:

Você troca um gato contente

Por um pato com dor de dente?





Você troca um leão sem dente

Por um dragão obediente?

5a) Este navio está levando um(a)...

As crianças sentam-se em círculo e começam a passar um navio de brinquedo ou uma figura do mesmo. Para começar o jogo, diga “O navio está levando um melão”. A seguir escolha uma criança do círculo. Essa criança deverá pensar em outra carga que poderá ser levada pelo navio e que rime com melão (como “o navio está levando um cachorrão”). Continue o jogo dessa forma até que as crianças não tenham mais rimas. Então recomece com uma nova carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário