quarta-feira, 12 de março de 2014

BINGO DOS SONS INICIAIS

1ª Atividade:

 
   
Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que possibilita ao aluno  observar que a palavra é composta de sons equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras diferentes.
Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente propício para o jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar.  Explore as regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a atenção dos alunos para a estrutura deste gênero textual. 
Agora é hora de jogar!
 
Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.
 
Jogadores:
Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organização em duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.).
 
Componentes:
  • 1 Cartela com seis figuras e as palavras escritas correspondentes às mesmas para cada aluno. Veja alguns exemplos:
 

cartela certa   carteal 2 dcerta
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
 
  • Fichas com palavras escritas contendo o mesmo som inicial das figuras das cartelas. Veja alguns exemplos correspondendo às fichas apresentadas acima:
 
fichas bingo 1  fichas bingo 2

Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
 
  • Um saco para guardar as fichas de palavras.
 
Regras:
 
  1. Cada jogador ou duplas recebe uma cartela.
  2. O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
  3. Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra sorteada deverão marcá-la.
  4. O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.
 
 
Professor, outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as cartelas apresentam não só as figuras, mas as palavras correspondentes a elas, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o mesmo “pedaço” inicial também apresentam as mesmas letras no início. Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros (silábicos) iniciais das palavras também são estimulados e refletir sobre a sua forma escrita.
Professor, você é o mediador da situação de jogo, então crie situações ou desdobramentos desse jogo por meio de intervenções e atividades que possibilitem a reflexão das palavras estudadas. Observe:
 
  • Inicialmente, quando o aluno marcar uma palavra no jogo poderá copiá-la e circular a sílaba que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da cartela. À medida que o jogo for se desenrolando chame a atenção para as novas palavras que forem surgindo e pergunte se algum aluno já encontrou, em sua cartela, alguma palavra que começa com a sílaba inicial da palavra lida. Caso isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela sílaba deverão escrever a nova palavra logo abaixo e destacar a sílaba inicial.
 
  • À medida que o jogo se desenrola, peça para os alunos citarem outras palavras que comecem com aquela mesma sílaba. Anote e forme no quadro uma lista de palavras. Ao final do jogo, reflita com os alunos sobre as partes semelhantes entre essas palavras, chamando os alunos para identificarem naquelas palavras a sílaba oral e sua correspondência escrita.
 

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