1ª Atividade:
Professor, sugerimos o jogo: BINGO DOS SONS INICIAIS que
possibilita ao aluno observar que a palavra é composta de sons
equivalentes a sílabas e que estes sons podem se repetir em palavras
diferentes.
Para isso, organize a sala de aula, crie um ambiente propício para o
jogo. Motive os alunos, perguntado quem gosta de jogar. Explore as
regras e aproveite para trabalhar com texto instrucional. Chame a
atenção dos alunos para a estrutura deste gênero textual.
Agora é hora de jogar!
Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.
Jogadores:
Individual ou em duplas (no caso da escolha pela organização em
duplas é importante sugerir que eles conversem antes de marcarem a
palavra, favorecendo, assim, a discussão entre os pares.).
Componentes:
- 1 Cartela com seis figuras e as palavras escritas correspondentes às mesmas para cada aluno. Veja alguns exemplos:
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
- Fichas com palavras escritas contendo o mesmo som inicial das figuras das cartelas. Veja alguns exemplos correspondendo às fichas apresentadas acima:
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
- Um saco para guardar as fichas de palavras.
Regras:
- Cada jogador ou duplas recebe uma cartela.
- O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
- Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra sorteada deverão marcá-la.
- O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.
Professor, outro aspecto interessante nesse jogo é que, como as
cartelas apresentam não só as figuras, mas as palavras correspondentes a
elas, é possível que os alunos comecem a observar que palavras que têm o
mesmo “pedaço” inicial também apresentam as mesmas letras no início.
Dessa forma, enquanto os alunos refletem sobre os segmentos sonoros
(silábicos) iniciais das palavras também são estimulados e refletir
sobre a sua forma escrita.
Professor, você é o mediador da situação de jogo, então crie
situações ou desdobramentos desse jogo por meio de intervenções e
atividades que possibilitem a reflexão das palavras estudadas. Observe:
- Inicialmente, quando o aluno marcar uma palavra no jogo poderá copiá-la e circular a sílaba que inicia a palavra. Assim, será feito para cada palavra da cartela. À medida que o jogo for se desenrolando chame a atenção para as novas palavras que forem surgindo e pergunte se algum aluno já encontrou, em sua cartela, alguma palavra que começa com a sílaba inicial da palavra lida. Caso isso tenha ocorrido, todos os alunos que tiverem copiado palavras com aquela sílaba deverão escrever a nova palavra logo abaixo e destacar a sílaba inicial.
- À medida que o jogo se desenrola, peça para os alunos citarem outras palavras que comecem com aquela mesma sílaba. Anote e forme no quadro uma lista de palavras. Ao final do jogo, reflita com os alunos sobre as partes semelhantes entre essas palavras, chamando os alunos para identificarem naquelas palavras a sílaba oral e sua correspondência escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário