sexta-feira, 29 de abril de 2016

Sequência Didática


Tema: Mãe, amor maior

Período: 02/05 a 06/05/2016

Duração: 5 dias                               

Conteúdos:

Português
1.      Gênero textual: Crônica, carta e biografia.                                     
2.      Interpretação textual: “crônica’’
3.      Estudo do texto base: “crônica”
4.      Produção de texto: “crônica e carta’’
5.      Gramática: pontuação ( . : , ? ! - ), número e grau do substantivo.
6.      Análise linguística.
7.      Som/letra:  - m antes de P e B e no final de palavras.

Matemática
8.      Sistema de numeração decimal – adição e subtração na reta numérica.
9.      Decomposição dos números

Ciências Naturais
10.  Doenças relacionadas a água.

Ciências Sociais
11.  Direitos da criança

Religião
12.  Lei do trabalho

Arte
13.  Caracterização das obras de Di Cavalcanti
14.  Cores primarias e secundárias

Objetivos:
*      Identificar e caracterizar o gênero textual crônica
*      Diferenciar os gêneros textuais: carta de crônica
*      Identificar o sentido de algumas expressões usadas nos textos.
*      Compreender a estrutura da crônica
*      Produzir carta para a mamãe.
*      Conhecer o gênero biografia.
*      Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
*      Organizar, oralmente, um texto em linguagem escrita.
*      Desenvolver alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever;
*      Revisar o texto escrito.
*      Destacar palavras escritas com M antes de P e B e no final da palavra no texto base.
*      Construir banco de palavras.
*      Relacionar o som inicial da palavra-chave a outras palavras iniciadas com esse mesmo som.
*      Realizar leitura decifratória das novas palavras formadas.
*      Fazer ditado de frases.
*      Identificar a finalidade dos sinais de pontuação na escrita.
*      Ordenar palavras pela ordem alfabética.
*      Usar dicionário para encontrar significado de palavras.
*      Perceber o grau e o número do substantivo.
*      Realizar adição e subtração na reta numérica.
*      Decompor números de diversas maneiras
*      Distinguir água limpa da água suja;
*      Conhecer doenças oriundas da água suja
*      Refletir sobre os direitos e deveres da criança
*      Identificar cores primarias e secundárias.
*      Conhecer a biografia de Di Cavalcanti.
*      Notar as características de suas obras.
                
 Estratégias pedagógicas:

1.    Leitura deleite
2.    Apresentação do livro com gênero principal da semana – crônica
3.    Explorar a capa do livro e as ilustrações.
4.    Leitura da biografia da autora.
5.    Discussão a partir da história lida.
6.    Fala espontânea para quem quiser falar.
7.    Leitura natural do texto: (no cartaz).
8.    Interpretação oral do texto.
9.    Leitura didática.
10.  Comparação da estrutura do texto em relação à carta já estudada.
11.  Exercícios de consciência fonológica:
a)      Qual a primeira letra da palavra?
b)      Qual a última palavra?
c)      Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)     Quais letras se repetem na palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e)      Quantas silabas há nesta palavra? Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura, interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto – carta para a mãe.
13. Ditado de frases fazendo uso das pontuações estudadas.
14. Construção oral e escrito do texto.
15. Projeção de histórias e vídeos em data show.
16. Revisão do texto construído - carta
17. Com material dourado compor e decompor números
18. Atividades envolvendo reta numérica
19. Ditado numérico com cartão de jogo da lotérica.
20. Análise da água para diferenciação da água suja e limpa
21. Classificar doenças oriundas da água poluída.
22. Assistir vídeo sobre água poluída e doenças infectuosas.
23. Identificar os direitos e deveres das crianças e refletirem sobre os mesmos.
24. Com slides visualizar telas de Di Cavalcanti.


Desenvolvimento das atividades por dia: 02/05





PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (  x  )    3ª feira  (     )     4ª feira (     )    5ª feira (     )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

*      Uma zebra fora do padrão
Autora: Paula Bowne



RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


*      Apresentar aos alunos a capa do livro que trabalharemos como texto base da semana: Mamãe, por que os dinossauros não vão à escola?
*      Questioná-los: do que será que fala o livro? E a capa, será que tem relação com o que consta na história? Alguém já leu este livro?
*      Com o avental de histórias, ler com entonação para os alunos, procurando dar ênfases diferentes nos questionamentos constantes na história.
*      Concluída a leitura, retornar aos questionamentos aos alunos:
a)      Do que falava mesmo o livro?
b)      Qual era o tema principal do texto?
c)      Há relação entre a capa e a história?


LENDO E COMPREENDENDO.

20 minutos


*      Com o texto fixado no cartaz, fazer a leitura junto com os alunos.
*      Em seguida, levar os alunos a perceber o gênero textual e a estrutura do texto a partir de questionamentos e comparações.
a)      Este texto que estamos estudando hoje é igual o que estudamos semana passada?
b)      Como o texto está organizado?
c)      O que chama a atenção de vocês no texto?
*      Explicar aos alunos que o gênero é crônica.
a)      Narração curta;
b)      Descreve fatos da vida cotidiana;
c)      Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico e/ou irônico;
d)     Possui personagens comuns;
e)      Segue um tempo cronológico determinado;
f)       Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens;
g)      Linguagem simples.
*      O tema do texto é a mãe e a curiosidade da criança.
*      Por que será que a menina questionava à mãe e não a outra pessoa?


AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos

*      Atividade de sistematização na folha, constando comparação entre o gênero estudado na semana anterior – carta e o desta semana.




ESCREVENDO DO SEU
JEITO
20 minutos


*      Escrita da carta para mãe.




RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZAR C/ JOGOS E DESAFIOS


*      Propor o jogo da flor envolvendo adição e subtração.
( no centro da flor há um número que será resultado para as adições e subtrações colocadas nas pétalas)

MATEMATIZAR
NA RODA DE
CONVERSA

*      O que observamos com o jogo?
*      Quais foram as estratégias que usamos para resolver as situações propostas?
*      O que a adição nos dá ideia? E a subtração?
*      Levar os alunos a perceber que a adição junta e a subtração, retira, subtrai.



MATEMATIZAR
COM
REGISTROS

*      Atividade de registro no caderno – sistematização



OUTRAS  DISCIPLINAS


(  X ) CIÊNCIAS SOCIAIS
(  ) CIÊNCIAS NATURAIS
(   ) ARTES
(   ) RECREAÇÃO

*      Socialização da pesquisa sobre Brasília.
*      Chamar atenção dos alunos para a relevância que é ter conhecimento sobre o funcionamento e finalidade das coisas para poder ter atitudes cidadãs.
*      Com o dicionário procurar o significado da palavra cidadã.





AVALIAÇÃO


*      Anotações sobre o desenvolvimento das aula do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem.




  
Desenvolvimento das atividades por dia: 03/05








PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (  x   )     4ª feira (     )    5ª feira (     )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

*      Mapa de Sonhos
  Autor: Uri Shulevitz



RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


*      Iniciar o diálogo com os alunos questionando-os sobre o texto que foi lido ontem...
*      Quem lembra o nome do texto?
*      Ele falava sobre o quê?
*     Conversar com os alunos sobre uma personagem do texto: a mãe
*      Por que a mãe é importante para gente?
*      Todo mundo tem uma mãe?
*      Todas as mães são iguais? Como elas se diferenciam?
*      E as nossas famílias, são iguais?
*      Todo mundo vive com sua mãe?



LENDO E COMPREENDENDO.

20 minutos


*      Fazer a leitura do texto base fazendo a marcação das palavras para que os alunos possa relacionar a leitura com a escrita.
*      Solicitar que alguns alunos façam a leitura oral do texto base.
*      Questionar aos alunos:
a)      Será que a criança confiava nas respostas da mãe?
b)      Como podemos caracterizar esta criança?
c)      E a mãe, foi justa em suas respostas?
d)     Vocês sabem o que é ser irônico? (procurar no dicionário e registra no quadro)
e)      No texto, em que momento a mãe foi irônica?


AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos


*      Atividade de sistematização no caderno com interpretação do texto.



ESCREVENDO DO SEU
JEITO
20 minutos


*      Revisão da escrita da carta para mãe.




RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZAR C/ JOGOS E DESAFIOS

45 minutos

*      Propor o jogo dos dados para adicionar e subtrair.
*      Rever o conceito de acrescentar e retirar.
*      Atividade de sistematização no livro página 80.

v  Para casa: no livro pagina 93 e 94.

OUTRAS  DISCIPLINAS


CIÊNCIAS NATURAIS

45 minutos

*      O professor faz uma tempestade de ideias com os alunos sobre o tema água já estudado há algum tempo.
*      Conforme os alunos sinalizam, faz anotações no quadro.
*      Em seguida, o professor deve trazer aos alunos informações sobre as doenças decorrentes da água – ver anexo.
*      Atividade em dupla de sistematização no livro pag. 190.



AVALIAÇÃO


10 minutos
*      Anotações sobre o desenvolvimento das aula do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem

Anexo:
 

Doenças transmitidas pela água  
A falta de água potável e de esgoto tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem desidratadas, vítimas de diarreia causadas por micróbios. No Brasil, infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada, e um número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Isso é muito grave.
Estima-se que o acesso à água limpa e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.
Para evitar doenças transmitidas pela água devemos tomar os seguintes cuidados:
- Proteger açudes e poços utilizados para o abastecimento;
- Tratar a água eliminando micróbios e impurezas nocivas à saúde humana;
- Filtrar e ferver a água;
- Não lavar alimentos que serão consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e hortaliças.  
As principais doenças transmitidas pela água são: Diarreia infecciosa, Cólera, Leptospirose, Hepatite, Esquistossomose.  
Diarreia infecciosa  
Se a pessoa vai muitas vezes ao banheiro e as fezes saem líquidas ou muito moles, ela pode estar com diarreia. A diarreia pode ser provocada por micróbios adquiridos pela comida ou água contaminada. As diarreias leves quase sempre acabam sozinhas. No entanto, é preciso beber líquidos para evitar a desidratação, que é muito perigosa. Crianças e idosos correm maior risco de desidratação. Por isso, é importante tomar também os sais de reidratação oral, fornecidos pelos postos de saúde. Eles devem ser misturados em água, na quantidade indicada na embalagem. Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o soro caseiro. Assim: num copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar.  
Cólera  
Originária da Ásia, mais precisamente da Índia e de Bangladesh, a cólera se espalhou para outros continentes a partir de 1817. Chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Em 1893 a doença chegou a São Paulo, alastrando-se tanto na capital quanto no interior do estado. No entanto, no final do século XIX, o governo brasileiro declarava a doença erradicada de todo o país. Cerca de um século depois, em abril de 1991, a cólera chegou novamente ao Brasil. Vindo do Peru, fez sua primeira vítima na cidade de Tabatinga, Amazonas.
A cólera é transmitida principalmente pela água e por alimentos contaminados. Quando o vibrião é ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactéria libera uma substância tóxica, que altera o funcionamento normal das células intestinais. Surgem, então, a diarreia e o vômito.
Os casos de cólera podem ser fatais, se o diagnóstico não for rápido e o doente não receber tratamento correto. O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico, usando-se antibióticos para combater a infecção e medicamentos para combater a diarreia e prevenir a desidratação. A prevenção da cólera pode ser feita através de vacina e principalmente através de medidas de higiene e saneamento básico. A vacinação é de responsabilidade do governo. No caso da cólera, não há garantia de que todas as pessoas vacinadas fiquem imunes à doença. Estima-se que a vacina existente tenha um grau de eficácia inferior a 50%.  
Leptospirose  
A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospirose. É transmitida pela água e alimentos contaminados pela urinas de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarreia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina.  
Hepatite  
É uma inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar em repouso e seguir as orientações médicas. Algumas formas de hepatite são transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E). Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B, C) ou por relações sexuais. Quem já teve hepatite não pode doar sangue, já que o vírus às vezes continua no organismo, mesmo que não haja sintomas da doença. Para algumas formas de hepatite (A e B) há uma vacina que pode ser aplicada em crianças e adultos  
Esquistossomose  
É também chamada Xistose, ou doença do caramujo. Ela é provocada por um verme chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem provocar diarreia, emagrecimento,
dores na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'água), e problemas em vários órgãos do corpo. Além de tratar o doente com medicamentos, é necessário instalar um sistema de esgotos para impedir que os ovos atinjam a água. As pessoas precisam também ter acesso a água de boa qualidade e ser informadas sobre as formas de transmissão da doença. É preciso também combater o caramujo que transmite a esquistossomose com produtos químicos e com a criação de peixes que se alimentam do caramujo, como a tilápia, o tambaqui e o piau. Esses peixes podem ser consumidos pelas pessoas sem risco de contaminação.  
Água, mosquitos e doenças  
Muitos mosquitos põem ovos na água parada. Dos ovos saem larvas, que depois se tornam mosquitos adultos. Uma forma de combater as doenças transmitidas por mosquitos é justamente evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas, latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'água, tanques e outros reservatórios devem ficar sempre tampados. Algumas doenças transmitidas por mosquitos: Dengue, Febre amarela e Malária.




 Desenvolvimento das atividades por dia: 04/05








PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (    )     4ª feira (  x   )    5ª feira (     )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

*      O lugar das coisas
  Autor: Silvana Tavano



RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


*      Iniciar o diálogo com os alunos falando da letra M que compõe o nosso alfabeto.
*      O nosso texto da semana inicia com que letra?
*      Com a letra M podemos escrever muitas palavras? Quais? (anotar no quadro)



LENDO E COMPREENDENDO.

20 minutos


*      Solicitar dos alunos que visualizem no texto base palavras que são escritas com a letra M.
*      Convidar dois alunos para pintar as palavras com M no texto base.
*      Destacar as palavras com M no final;
*      Explicar quando se usa M no meio de palavras.


AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos


*      Atividade de sistematização no livro páginas 63 a 65.
v  Para casa: pag. 66 e 67


ESCREVENDO DO SEU
JEITO
20 minutos


*      A mãe da história era importante para a criança que questionava. Agora, é a sua vez de escrever um texto falando com sua mãe é importante para você.


RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZAR C/ JOGOS E DESAFIOS

45 minutos

*      Dispor em grupos material dourado e solicitar que os alunos componha e decomponha números sugeridos pela professora.
*      Atividade de sistematização no caderno.



OUTRAS  DISCIPLINAS


CIÊNCIAS SOCIAIS

45 minutos

*      O  professor colocará uma palavra dentro de cada balão relacionada aos direitos e deveres das crianças.
*      As palavras, são:
Ser tolerante; ser responsável; moradia; assistência médica; amor; receber proteção especial; respeitar; ser cordial; estudar; educação gratuita; lazer; cooperar; fazer tarefas; cuidados especiais; colaborar; cumprir horários; brincar; pesquisar; ler; aprender; participar; comprometer-se; interessar-se; igualdade; liberdade; dignidade; ter um nome; escola; nacionalidade; alimentação; compreensão; segurança; cuidar do espaço físico; amizade; justiça; solidariedade; companheirismo; cuidar do material escolar; ser organizado
*      Os alunos brincam com os balões e no comando do professor, estoura-os.
*      Agora os alunos deverão classificar as palavras em direitos e deveres, colando-os no cartaz.
*      A professora deve falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sua finalidade.

AVALIAÇÃO


10 minutos
*      Anotações sobre o desenvolvimento das aula do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem






Desenvolvimento das atividades por dia: 05/05








PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (     )     4ª feira (     )    5ª feira (   x )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

*      O tabuleiro da baiana
  Autor: Sônia Rosa



RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


*      Mostrar a capa do livro “ O AMOR DE CONFUSÃO” e questionar o que aparece na capa do livro?
*       O que a galinha está segurando?
*      Os ovos são todos iguais?
*      Porque será que são diferentes?
*      Quantos ovos a galinha segura?
*      Porque tantos corações?
*      Explorar o título, o nome da autora/ilustradora e editora.
*      Questionar sobre o título, deixar que as crianças levantem suas hipóteses.
*      Depois começar a leitura da história, utilizando o data show.
*      Na sequência será feito algumas indagações:
*      Questionar as hipóteses levantadas e a história lida.




LENDO E COMPREENDENDO.

20 minutos


*      Qual a relação do título com a história lida?
*      Observar se as crianças perceberam que a galinha chocou ovos diferentes, isto significa que são de outros animais. Mesmo assim eles têm algo em comum, todos nasceram de ovos (ovíparos).
* Resgatar os conhecimentos prévios que os alunos têm, questionando sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos.
*      Que características a galinha mostra com sua atitude? Leitura do conto “Um amor de confusão” em slides.
*      Após a leitura, questionar os alunos:
*      O texto fala sobre o quê?
*     Como a mãe do texto aparece? É igual a mãe do texto que lemos ontem? Em que são diferentes?
*      Quais são os personagens?
*      Discuta sobre as diferenças entre estes animais;
*   Quais sinais de pontuação aparecem no texto? Vamos rever os sinais de pontuação estudados? Retomar os sinais.


AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos


*      Atividade de sistematização no livro pagina 53 a 55 sobre pontuação.


ESCREVENDO DO SEU
JEITO
20 minutos


*      Reescrever o texto “O amor de confusão” adaptando para mãe de cada um.


RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZAR C/ JOGOS E DESAFIOS

45 minutos


*      A partir do conto que trabalhamos hoje, explorar a adição e subtração fazendo ovos com massa de modelar ou papel crepom para colocar ou retirar do cesto.
*      A professora fará as preposições que levará os alunos a adicionar ou subtrair.
*      Esta atividade será feita em duplas.
*      Atividade de sistematização com situações problemas.


OUTRAS  DISCIPLINAS


CIÊNCIAS NATURAIS

45 minutos

*      Mostrar aos alunos o vídeo sobre os direitos e deveres da criança.
*      Após passar o vídeo, abrir discussão com os alunos sobre a temática.

v  Atividade para casa:  “Quais poderiam ser minhas ações para tornar mais agradável e respeitosa a minha convivência com as outras pessoas?”


AVALIAÇÃO


10 minutos
*      Anotações sobre o desenvolvimento das aula do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem

Anexo:

Um Amor de Confusão
(Dulce Rangel)

Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou. Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou.
Dona Galinha os três ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou. Três ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou.
Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, mais três ovinhos no caminho ela encontrou. Cinco ovos mais três ovos com oito ovos ela ficou.
Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou. Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou.
Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou. Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou.
E, com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.
Mas, que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram. Vocês nem podem imaginar os bichos que da casca saíram. Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.
Agora eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. Có!???



  
                                                                                                                                                           
Desenvolvimento das atividades por dia: 06/05





ARTE
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (    )     4ª feira (     )    5ª feira (     )      6ª feira  (  x   )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

*      Música: Como é grande meu amor por você
  Autor: Roberto Carlos




RODA DE
 ORALIDADE.




*      Em slides mostrar imagem de Di Cavalcante.
*      Questionar se eles sabem quem ele é?
*      Ler a biografia dele para os alunos.
*      Mostrar algumas telas do artista para os alunos, chamando atenção das características marcantes nas telas do artista.
*      Sistematização no caderno de desenho.


  • Fazer lembrancinha para as mães com embalagem de doce (formato de flor e palito de picolé). As crianças levam para casa a flor e a carta para entregar às mães no domingo.
v  Atividade para casa: livro paradidático e na folha.



RECREIO

AVALIAÇÃO


10 minutos
*      Anotações sobre o desenvolvimento das aula do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem



Anexo:
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, foi um importante pintor, caricaturista e ilustrador brasileiro.
Biografia
- Di Cavalcanti nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897.
- Desde jovem demonstrou grande interesse pela pintura. Com onze anos de idade teve aulas de pintura com o artista Gaspar Puga Garcia.
- Seu primeiro trabalho como caricaturista foi para a revista Fon-Fon, no ano de 1914.
- Participou do Primeiro Salão de Humoristas em 1916.
- Mudou para a cidade de São Paulo em 1917.
- Em 1917, fez a primeira exposição individual para a revista "A Cigarra".
- No ano de 1919, fez a ilustração do livro Carnaval de Manuel Bandeira.
- Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo 11 obras de arte e elaborando a capa do catálogo.
- Em 1923, foi morar em Paris como correspondente internacional do jornal Correio da Manhã. Retornou para o Brasil dois anos depois e foi morar na cidade do Rio de Janeiro.
- Em 1926, fez a ilustração da capa do livro O Losango de Cáqui de Mário de Andrade. Neste mesmo ano participa como ilustrador e jornalista do jornal Diário da Noite.
- Em 1927, colaborou como desenhista no Teatro de Brinquedo.

- Em 1928, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil.

- Em 1934, foi morar na cidade de Recife.


- Morou na Europa novamente entre os anos de 1936 e 1940.

- Em 1937, recebeu medalha de ouro pela decoração do Pavilhão da Companhia Franco-Brasileira.

- Em 1938, trabalhou na rádio francesa Diffusion Française.

- Em 1948, faz uma exposição  individual de retrospectiva no IAB de São Paulo.

- Em 1953, foi premiado, junto com o pintor Alfredo Volpi, como melhor pintor nacional na II Bienal de São Paulo.

- Em 1955, publicou um livro de memórias com o título de Viagem de minha vida.

- Recebeu o primeiro prêmio, em 1956, na Mostra de Arte Sacra (Itália).

- Em 1958, pintou a Via-Sacra para a catedral de Brasília.

- Em 1971, ocorreu a retrospectiva da obra de Di Cavalcanti no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

- Morreu em 26 de outubro de 1976 na cidade do Rio de Janeiro.


Estilo artístico e temática

- Seu estilo artístico é marcado pela influência do expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por exemplo).

- Abordou temas tipicamente brasileiros como, por exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muitoi retratado em suas obras como, por exmeplo, as praias.

- Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil (festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc).

- Estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.

- Usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.


Principais obras de Di Cavalcanti

- Pierrete - 1922
- Pierrot - 1924
- Samba - 1925
- Samba - 1928
- Mangue - 1929
- Cinco moças de Guaratinguetá - 1930
- Mulheres com frutas - 1932
- Família na praia - 1935
- Vênus - 1938
- Ciganos - 1940
- Mulheres protestando - 1941
- Arlequins - 1943
- Gafieira - 1944
- Colonos - 1945
- Abigail - 1947
- Aldeia de Pescadores - 1950
- Nu e figuras - 1950
- Retrato de Beryl - 1955
- Tempos Modernos - 1961
- Tempestade - 1962
- Duas Mulatas - 1962
- Músicos - 1963
- Ivette - 1963
- Rio de Janeiro Noturno - 1963
- Mulatas e pombas - 1966
- Baile Popular - 1972
Anexo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário