Tema: Mãe, amor maior
Período: 02/05
a 06/05/2016
Duração: 5 dias
Conteúdos:
Português
1. Gênero textual: Crônica, carta e
biografia.
2. Interpretação textual: “crônica’’
3. Estudo do texto base: “crônica”
4. Produção de texto: “crônica e
carta’’
5. Gramática: pontuação ( . : , ? !
- ), número e grau do substantivo.
6. Análise linguística.
7. Som/letra: - m antes de P e B e no final de palavras.
Matemática
8.
Sistema de numeração decimal – adição e subtração na reta numérica.
9.
Decomposição dos números
Ciências Naturais
10. Doenças relacionadas a água.
Ciências Sociais
11.
Direitos da criança
Religião
12.
Lei do trabalho
Arte
13.
Caracterização das obras de Di Cavalcanti
14.
Cores primarias e secundárias
Objetivos:
Identificar
e caracterizar o gênero textual crônica
Diferenciar
os gêneros textuais: carta de crônica
Identificar
o sentido de algumas expressões usadas nos textos.
Compreender a estrutura da crônica
Produzir carta para a mamãe.
Conhecer o gênero biografia.
Diferenciar
a linguagem escrita da linguagem falada.
Organizar,
oralmente, um texto em linguagem escrita.
Desenvolver
alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever;
Revisar o
texto escrito.
Destacar
palavras escritas com M antes de P e B e no final da palavra no texto base.
Construir
banco de palavras.
Relacionar
o som inicial da palavra-chave a outras palavras iniciadas com esse mesmo som.
Realizar
leitura decifratória das novas palavras formadas.
Fazer
ditado de frases.
Identificar
a finalidade dos sinais de pontuação na escrita.
Ordenar
palavras pela ordem alfabética.
Usar
dicionário para encontrar significado de palavras.
Perceber o grau e o número do substantivo.
Realizar adição e subtração na reta numérica.
Decompor números de diversas maneiras
Distinguir água limpa da água suja;
Conhecer doenças oriundas da água suja
Refletir
sobre os direitos e deveres da criança
Identificar
cores primarias e secundárias.
Conhecer
a biografia de Di Cavalcanti.
Notar as
características de suas obras.
Estratégias
pedagógicas:
1. Leitura deleite
2. Apresentação do livro com gênero
principal da semana – crônica
3. Explorar a capa do livro e as
ilustrações.
4. Leitura da biografia da autora.
5. Discussão a partir da história
lida.
6. Fala espontânea para quem quiser
falar.
7. Leitura natural do texto: (no
cartaz).
8. Interpretação oral do texto.
9. Leitura didática.
10. Comparação da estrutura do texto
em relação à carta já estudada.
11. Exercícios de consciência
fonológica:
a) Qual a primeira letra da palavra?
b) Qual a última palavra?
c) Quantas vogais? Quantas
consoantes?
d) Quais letras se repetem na
palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e) Quantas silabas há nesta palavra?
Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura,
interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a partir
das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto – carta
para a mãe.
13. Ditado de frases fazendo uso das
pontuações estudadas.
14. Construção
oral e escrito do texto.
15. Projeção
de histórias e vídeos em data show.
16. Revisão
do texto construído - carta
17. Com
material dourado compor e decompor números
18. Atividades
envolvendo reta numérica
19. Ditado
numérico com cartão de jogo da lotérica.
20. Análise
da água para diferenciação da água suja e limpa
21. Classificar
doenças oriundas da água poluída.
22. Assistir
vídeo sobre água poluída e doenças infectuosas.
23. Identificar
os direitos e deveres das crianças e refletirem sobre os mesmos.
24. Com
slides visualizar telas de Di Cavalcanti.
Desenvolvimento
das atividades por dia: 02/05
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( x
) 3ª feira ( )
4ª feira ( ) 5ª feira ( )
6ª feira ( )
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
Uma zebra fora do padrão
Autora: Paula
Bowne
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
Apresentar aos alunos a capa do livro que
trabalharemos como texto base da semana: Mamãe, por que os dinossauros não
vão à escola?
Questioná-los: do que será que fala o livro? E a
capa, será que tem relação com o que consta na história? Alguém já leu este
livro?
Com o avental de histórias, ler com entonação
para os alunos, procurando dar ênfases diferentes nos questionamentos
constantes na história.
Concluída a leitura, retornar aos questionamentos
aos alunos:
a) Do que
falava mesmo o livro?
b) Qual
era o tema principal do texto?
c) Há relação
entre a capa e a história?
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20 minutos
|
Com o texto fixado no cartaz, fazer a leitura
junto com os alunos.
Em seguida, levar os alunos a perceber o gênero
textual e a estrutura do texto a partir de questionamentos e comparações.
a)
Este texto que estamos estudando hoje é igual o
que estudamos semana passada?
b)
Como o texto está organizado?
c)
O que chama a atenção de vocês no texto?
Explicar aos alunos que o gênero é crônica.
a)
Narração curta;
b)
Descreve fatos da vida cotidiana;
c)
Pode ter caráter humorístico, crítico, satírico
e/ou irônico;
d)
Possui personagens comuns;
e)
Segue um tempo cronológico determinado;
f)
Uso da oralidade na escrita e do coloquialismo na
fala das personagens;
g)
Linguagem simples.
O tema do texto é a mãe e a curiosidade da
criança.
Por que será que a menina questionava à mãe e não
a outra pessoa?
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
Atividade de sistematização na folha, constando
comparação entre o gênero estudado na semana anterior – carta e o desta
semana.
|
|
ESCREVENDO DO
SEU
JEITO
20 minutos
|
Escrita da carta para mãe.
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZAR C/
JOGOS E DESAFIOS
|
Propor o jogo da flor envolvendo adição e
subtração.
( no centro da flor há um número que será resultado para as adições e subtrações colocadas nas pétalas) |
MATEMATIZAR
NA RODA DE
CONVERSA
|
O
que observamos com o jogo?
Quais
foram as estratégias que usamos para resolver as situações propostas?
O
que a adição nos dá ideia? E a subtração?
Levar
os alunos a perceber que a adição junta e a subtração, retira, subtrai.
|
|
MATEMATIZAR
COM
REGISTROS
|
Atividade
de registro no caderno – sistematização
|
OUTRAS DISCIPLINAS
|
( X ) CIÊNCIAS SOCIAIS
( ) CIÊNCIAS NATURAIS
( ) ARTES
( ) RECREAÇÃO
|
Socialização da pesquisa sobre Brasília.
Chamar atenção dos alunos para a relevância que é
ter conhecimento sobre o funcionamento e finalidade das coisas para poder ter
atitudes cidadãs.
Com o dicionário procurar o significado da palavra
cidadã.
|
AVALIAÇÃO
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aula do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem.
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 03/05
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( x
) 4ª feira ( )
5ª feira ( ) 6ª feira (
)
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
Mapa de Sonhos
Autor: Uri Shulevitz
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
Iniciar o diálogo com os alunos questionando-os
sobre o texto que foi lido ontem...
Quem lembra o nome do texto?
Ele falava sobre o quê?
Conversar
com os alunos sobre uma personagem do texto: a mãe
Por que a mãe é importante para gente?
Todo mundo tem uma mãe?
Todas as mães são iguais? Como elas se
diferenciam?
E as nossas famílias, são iguais?
Todo mundo vive com sua mãe?
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20 minutos
|
Fazer a leitura do texto base fazendo a marcação
das palavras para que os alunos possa relacionar a leitura com a escrita.
Solicitar que alguns alunos façam a leitura oral
do texto base.
Questionar aos alunos:
a) Será
que a criança confiava nas respostas da mãe?
b) Como
podemos caracterizar esta criança?
c) E a
mãe, foi justa em suas respostas?
d) Vocês
sabem o que é ser irônico? (procurar no dicionário e registra no quadro)
e) No
texto, em que momento a mãe foi irônica?
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
Atividade de sistematização no caderno com
interpretação do texto.
|
|
ESCREVENDO DO
SEU
JEITO
20 minutos
|
Revisão da escrita da carta para mãe.
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZAR C/
JOGOS E DESAFIOS
45 minutos
|
Propor o jogo dos dados para adicionar e subtrair.
Rever o conceito de acrescentar e retirar.
Atividade de sistematização no livro página 80.
v Para casa: no
livro pagina 93 e 94.
|
OUTRAS DISCIPLINAS
|
CIÊNCIAS NATURAIS
45
minutos
|
O
professor faz uma tempestade de ideias com os alunos sobre o tema água já
estudado há algum tempo.
Conforme
os alunos sinalizam, faz anotações no quadro.
Em
seguida, o professor deve trazer aos alunos informações sobre as doenças
decorrentes da água – ver anexo.
Atividade em dupla de sistematização no livro pag.
190.
|
AVALIAÇÃO
|
10
minutos
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aula do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem
|
Anexo:
Doenças transmitidas pela água
A falta de água potável e de esgoto
tratado facilita a transmissão de doenças que, calcula-se, provocam cerca
de 30 mil mortes diariamente no mundo. A maioria delas acontece entre
crianças, principalmente as de classes mais pobres, que morrem
desidratadas, vítimas de diarreia causadas por micróbios. No Brasil,
infelizmente mais de 3 milhões de famílias não recebem água tratada, e um
número de casas duas vezes e meia maior que esse não tem esgoto. Isso é
muito grave.
Estima-se que o acesso à água limpa
e ao esgoto reduziria em pelo menos um quinto a mortalidade infantil.
Para evitar doenças transmitidas
pela água devemos tomar os seguintes cuidados:
- Proteger açudes e poços utilizados
para o abastecimento;
- Tratar a água eliminando micróbios
e impurezas nocivas à saúde humana;
- Filtrar e ferver a água;
- Não lavar alimentos que serão
consumidos crus com água não tratada como verduras, frutas e
hortaliças.
As principais doenças transmitidas
pela água são: Diarreia infecciosa, Cólera, Leptospirose, Hepatite,
Esquistossomose.
Diarreia infecciosa
Se a pessoa vai muitas vezes ao
banheiro e as fezes saem líquidas ou muito moles, ela pode estar com
diarreia. A diarreia pode ser provocada por micróbios adquiridos pela
comida ou água contaminada. As diarreias leves quase sempre acabam
sozinhas. No entanto, é preciso beber líquidos para evitar a desidratação,
que é muito perigosa. Crianças e idosos correm maior risco de desidratação.
Por isso, é importante tomar também os sais de reidratação oral, fornecidos
pelos postos de saúde. Eles devem ser misturados em água, na quantidade
indicada na embalagem. Na falta desses sais, podemos preparar e oferecer o
soro caseiro. Assim: num copo com água fervida ou filtrada, dissolvemos uma
pitada de sal e duas colheres de chá de açúcar.
Cólera
Originária da Ásia, mais
precisamente da Índia e de Bangladesh, a cólera se espalhou para outros
continentes a partir de 1817. Chegou ao Brasil no ano de 1885, invadindo os
estados do Amazonas, Bahia, Pará e Rio de Janeiro. Em 1893 a doença chegou
a São Paulo, alastrando-se tanto na capital quanto no interior do estado.
No entanto, no final do século XIX, o governo brasileiro declarava a doença
erradicada de todo o país. Cerca de um século depois, em abril de 1991, a
cólera chegou novamente ao Brasil. Vindo do Peru, fez sua primeira vítima
na cidade de Tabatinga, Amazonas.
A cólera é transmitida
principalmente pela água e por alimentos contaminados. Quando o vibrião é
ingerido, instala-se no intestino do homem. Esta bactéria libera uma
substância tóxica, que altera o funcionamento normal das células
intestinais. Surgem, então, a diarreia e o vômito.
Os casos de cólera podem ser fatais,
se o diagnóstico não for rápido e o doente não receber tratamento correto.
O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico, usando-se
antibióticos para combater a infecção e medicamentos para combater a
diarreia e prevenir a desidratação. A prevenção da cólera pode ser feita
através de vacina e principalmente através de medidas de higiene e
saneamento básico. A vacinação é de responsabilidade do governo. No caso da
cólera, não há garantia de que todas as pessoas vacinadas fiquem imunes à
doença. Estima-se que a vacina existente tenha um grau de eficácia inferior
a 50%.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença
bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero
Leptospirose. É transmitida pela água e alimentos contaminados pela urinas
de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de
enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas. Em
humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas
pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose
incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A
doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada,
olhos vermelhos, dor abdominal, diarreia e erupções na pele. Se a
leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins,
meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal),
falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose
pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças,
de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de
sangue ou urina.
Hepatite
É uma inflamação no fígado que pode
ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os
da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo
depósito de uma substância produzida pelo fígado). A pessoa precisa ficar
em repouso e seguir as orientações médicas. Algumas formas de hepatite são
transmitidas por água e alimentos contaminados por fezes (Tipo A e E).
Outros tipos são transmitidos por transfusão de sangue (B, C) ou por
relações sexuais. Quem já teve hepatite não pode doar sangue, já que o
vírus às vezes continua no organismo, mesmo que não haja sintomas da
doença. Para algumas formas de hepatite (A e B) há uma vacina que pode ser
aplicada em crianças e adultos
Esquistossomose
É
também chamada Xistose, ou doença do caramujo. Ela é provocada por um verme
chamado esquistossomo. Os vermes vivem nas veias do intestino e podem
provocar diarreia, emagrecimento,
dores
na barriga, que aumenta muito de volume (barriga-d'água), e problemas em
vários órgãos do corpo. Além de tratar o doente com medicamentos, é
necessário instalar um sistema de esgotos para impedir que os ovos atinjam
a água. As pessoas precisam também ter acesso a água de boa qualidade e ser
informadas sobre as formas de transmissão da doença. É preciso também
combater o caramujo que transmite a esquistossomose com produtos químicos e
com a criação de peixes que se alimentam do caramujo, como a tilápia, o
tambaqui e o piau. Esses peixes podem ser consumidos pelas pessoas sem
risco de contaminação.
Água,
mosquitos e doenças
Muitos
mosquitos põem ovos na água parada. Dos ovos saem larvas, que depois se
tornam mosquitos adultos. Uma forma de combater as doenças transmitidas por
mosquitos é justamente evitar o acúmulo de água parada em vasos de plantas,
latas vazias, pneus velhos, garrafas, etc. Caixas-d'água, tanques e outros
reservatórios devem ficar sempre tampados. Algumas doenças transmitidas por
mosquitos: Dengue, Febre amarela e Malária.
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 04/05
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( )
4ª feira ( x )
5ª feira ( ) 6ª feira (
)
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
O lugar das coisas
Autor: Silvana Tavano
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
Iniciar o diálogo com os alunos falando da letra
M que compõe o nosso alfabeto.
O nosso texto da semana inicia com que letra?
Com a letra M podemos escrever muitas palavras?
Quais? (anotar no quadro)
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20 minutos
|
Solicitar dos alunos que visualizem no texto base
palavras que são escritas com a letra M.
Convidar dois alunos para pintar as palavras com
M no texto base.
Destacar as palavras com M no final;
Explicar quando se usa M no meio de palavras.
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
Atividade de sistematização no livro páginas 63 a
65.
v Para casa:
pag. 66 e 67
|
|
ESCREVENDO DO
SEU
JEITO
20 minutos
|
A mãe da história era importante para a criança
que questionava. Agora, é a sua vez de escrever um texto falando com sua mãe
é importante para você.
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZAR C/
JOGOS E DESAFIOS
45 minutos
|
Dispor em grupos material dourado e solicitar que
os alunos componha e decomponha números sugeridos pela professora.
Atividade de sistematização no caderno.
|
OUTRAS DISCIPLINAS
|
CIÊNCIAS SOCIAIS
45
minutos
|
O
professor colocará uma palavra dentro
de cada balão relacionada aos direitos e deveres das crianças.
As
palavras, são:
Ser tolerante;
ser responsável; moradia; assistência médica; amor; receber proteção
especial; respeitar; ser cordial; estudar; educação gratuita; lazer;
cooperar; fazer tarefas; cuidados especiais; colaborar; cumprir horários;
brincar; pesquisar; ler; aprender; participar; comprometer-se; interessar-se;
igualdade; liberdade; dignidade; ter um nome; escola; nacionalidade;
alimentação; compreensão; segurança; cuidar do espaço físico; amizade;
justiça; solidariedade; companheirismo; cuidar do material escolar; ser
organizado
Os alunos brincam com os balões
e no comando do professor, estoura-os.
Agora
os alunos deverão classificar as palavras em direitos e deveres, colando-os
no cartaz.
A
professora deve falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sua
finalidade.
|
AVALIAÇÃO
|
10
minutos
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aula do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 05/05
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( )
4ª feira ( ) 5ª feira ( x )
6ª feira ( )
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
O tabuleiro da baiana
Autor: Sônia Rosa
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
Mostrar a capa do livro “ O AMOR DE CONFUSÃO” e
questionar o que aparece na capa do livro?
O que a
galinha está segurando?
Os ovos são todos iguais?
Porque será que são diferentes?
Quantos ovos a galinha segura?
Porque tantos corações?
Explorar o título, o nome da autora/ilustradora e
editora.
Questionar sobre o título, deixar que as crianças
levantem suas hipóteses.
Depois começar a leitura da história, utilizando
o data show.
Na sequência será feito algumas indagações:
Questionar as hipóteses levantadas e a história
lida.
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20 minutos
|
Qual a relação do título com a história lida?
Observar se as crianças perceberam que a galinha
chocou ovos diferentes, isto significa que são de outros animais. Mesmo assim
eles têm algo em comum, todos nasceram de ovos (ovíparos).
Resgatar os conhecimentos prévios que os alunos
têm, questionando sobre os animais ovíparos, ou seja, que põem ovos.
Que características a galinha mostra com sua
atitude? Leitura do conto “Um amor de confusão” em slides.
Após a leitura, questionar os alunos:
O texto fala sobre o quê?
Como a mãe do texto aparece? É igual a mãe do
texto que lemos ontem? Em que são diferentes?
Quais são os personagens?
Discuta sobre as diferenças entre estes animais;
Quais sinais de pontuação aparecem no texto? Vamos
rever os sinais de pontuação estudados? Retomar os sinais.
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
Atividade de sistematização no livro pagina 53 a
55 sobre pontuação.
|
|
ESCREVENDO DO
SEU
JEITO
20 minutos
|
Reescrever o texto “O amor de confusão” adaptando
para mãe de cada um.
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZAR C/
JOGOS E DESAFIOS
45 minutos
|
A partir do conto que trabalhamos hoje, explorar a
adição e subtração fazendo ovos com massa de modelar ou papel crepom para
colocar ou retirar do cesto.
A professora fará as preposições que levará os
alunos a adicionar ou subtrair.
Esta atividade será feita em duplas.
Atividade de sistematização com situações
problemas.
|
OUTRAS DISCIPLINAS
|
CIÊNCIAS NATURAIS
45
minutos
|
Mostrar
aos alunos o vídeo sobre os direitos e deveres da criança.
Após
passar o vídeo, abrir discussão com os alunos sobre a temática.
v Atividade para casa: “Quais
poderiam ser minhas ações para tornar mais agradável e respeitosa a minha
convivência com as outras pessoas?”
|
AVALIAÇÃO
|
10
minutos
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aula do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem
|
Anexo:
Um Amor de Confusão
(Dulce Rangel)
Dona
Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho
ela encontrou. Um ovo mais dois ovos com três ovos ela ficou.
Dona
Galinha os três ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, outros
dois ovos no caminho ela encontrou. Três ovos mais dois ovos com cinco ovos
ficou.
Dona
Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, mais
três ovinhos no caminho ela encontrou. Cinco ovos mais três ovos com oito
ovos ela ficou.
Dona
Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou. Mas, quando foi passear, mais um
ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou.
Dona
Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo
enorme ela encontrou. Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou.
E,
com paciência e carinho os dez ovos ela chocou.
Mas,
que surpresa não foi o dia em que os ovos se abriram. Vocês nem podem
imaginar os bichos que da casca saíram. Nasceu ganso, pato, marreco e
tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e até um jacaré.
Agora
eu só quero ver a confusão que vai ser na hora que essa turma sair pra
comer. Có!???
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 06/05
ARTE
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( )
4ª feira ( ) 5ª
feira ( ) 6ª feira ( x )
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
Música: Como é grande meu amor por você
Autor: Roberto Carlos
|
|
RODA DE
ORALIDADE.
|
Em slides mostrar imagem de Di Cavalcante.
Questionar se eles sabem quem ele é?
Ler a biografia dele para os alunos.
Mostrar algumas telas do artista para os alunos,
chamando atenção das características marcantes nas telas do artista.
Sistematização no caderno de desenho.
v Atividade
para casa: livro paradidático e na folha.
|
|
RECREIO
|
AVALIAÇÃO
|
10
minutos
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aula do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem
|
Anexo:
Emiliano
Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti,
foi um importante pintor, caricaturista e ilustrador brasileiro.
Biografia
- Di
Cavalcanti nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de setembro de 1897.
- Desde
jovem demonstrou grande interesse pela pintura. Com onze anos de idade teve
aulas de pintura com o artista Gaspar Puga Garcia.
- Seu
primeiro trabalho como caricaturista foi para a revista Fon-Fon, no ano de
1914.
-
Participou do Primeiro Salão de Humoristas em 1916.
- Mudou
para a cidade de São Paulo em 1917.
- Em
1917, fez a primeira exposição individual para a revista "A
Cigarra".
- No ano
de 1919, fez a ilustração do livro Carnaval de Manuel Bandeira.
-
Participou da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo 11 obras de arte e
elaborando a capa do catálogo.
- Em
1923, foi morar em Paris como correspondente internacional do jornal
Correio da Manhã. Retornou para o Brasil dois anos depois e foi morar na
cidade do Rio de Janeiro.
- Em
1926, fez a ilustração da capa do livro O Losango de Cáqui de Mário de
Andrade. Neste mesmo ano participa como ilustrador e jornalista do jornal
Diário da Noite.
- Em
1927, colaborou como desenhista no Teatro de Brinquedo.
- Em 1928, filiou-se ao Partido Comunista do Brasil.
- Em 1934, foi morar na cidade de Recife.
- Morou na Europa novamente entre os anos de 1936 e
1940.
- Em 1937, recebeu medalha de ouro pela decoração do
Pavilhão da Companhia Franco-Brasileira.
- Em 1938, trabalhou na rádio francesa Diffusion
Française.
- Em 1948, faz uma exposição individual de retrospectiva no IAB de São
Paulo.
- Em 1953, foi premiado, junto com o pintor Alfredo
Volpi, como melhor pintor nacional na II Bienal de São Paulo.
- Em 1955, publicou um livro de memórias com o título de
Viagem de minha vida.
- Recebeu o primeiro prêmio, em 1956, na Mostra de Arte
Sacra (Itália).
- Em 1958, pintou a Via-Sacra para a catedral de
Brasília.
- Em 1971, ocorreu a retrospectiva da obra de Di
Cavalcanti no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
- Morreu em 26 de outubro de 1976 na cidade do Rio de
Janeiro.
Estilo artístico e temática
- Seu estilo artístico é marcado pela influência do
expressionismo, cubismo e dos muralistas mexicanos (Diego Rivera, por
exemplo).
- Abordou temas tipicamente brasileiros como, por
exemplo, o samba. O cenário geográfico brasileiro também foi muitoi
retratado em suas obras como, por exmeplo, as praias.
- Em suas obras são comuns os temas sociais do Brasil
(festas populares, operários, as favelas, protestos sociais, etc).
- Estética que abordava a sensualidade tropical do
Brasil, enfatizando os diversos tipos femininos.
- Usou as cores do Brasil em suas obras, em conjunto com
toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados.
Principais obras de Di Cavalcanti
- Pierrete - 1922
- Pierrot - 1924
- Samba - 1925
- Samba - 1928
- Mangue - 1929
- Cinco moças de Guaratinguetá - 1930
- Mulheres com frutas - 1932
- Família na praia - 1935
- Vênus - 1938
- Ciganos - 1940
- Mulheres protestando - 1941
- Arlequins - 1943
- Gafieira - 1944
- Colonos - 1945
- Abigail - 1947
- Aldeia de Pescadores - 1950
- Nu e figuras - 1950
- Retrato de Beryl - 1955
- Tempos Modernos - 1961
- Tempestade - 1962
- Duas Mulatas - 1962
- Músicos - 1963
- Ivette - 1963
- Rio de Janeiro Noturno - 1963
- Mulatas e pombas - 1966
- Baile Popular - 1972
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário