terça-feira, 8 de novembro de 2016

BRINCANDO DE TABUADA

A oficina tem por objetivo desmistificar a ideia de memorização aliada a tabuada, pretendendo demonstrar através de atividades envolventes e lúdicas que para aprender tabuada não é preciso decorar, mas aprender de forma contextualizada e divertida. Para tanto nos propomos a desenvolver para os alunos do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental uma gincana de equipes, onde os alunos precisarão operar multiplicação juntamente com seu grupo desenvolvendo a coletividade, o raciocínio lógico e a cognição por meio do jogo. 
Série: 3º e 4º Ano 
Carga horária: 10 horas/aula ( 2 dias) 
Pré-requisito: Para realização destas atividades, os alunos deverão ter conhecimentos de:
  •  Operações de adição;
  • Noções básicas de multiplicação;
  • Raciocínio lógico-matemático.
Objetivos Específico:
  •  Estimular os alunos a usarem cálculos para solucionar problemas cotidianos.    
  • Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como o jogo de dominó, caça ao tesouro, entre outras. 
  •  Trabalhar questões do cotidiano dos alunos onde eles precisem usar a tabuada com o intuito de despertar neles a busca das respostas; 
  •   Incentivar o aluno a interpretar e resolver cálculos mentais de multiplicação.

            Metodologia
 
A oficina será realizada por meio de uma gincana matemática de grupos de 5 alunos cada.
1ª Atividade: Formação dos grupos
Dinâmica dos grupos. A professora deverá ir dando comandos de números, para que os alunos possam se agrupar em grupos conforme o numero de integrantes que a professora sugerir. Ex. "Grupos de 4", após a formação, se ficar alunos de fora vai se sentando nas cadeiras ja agrupadas anteriormente. A cada grupo formado, pelo menos 1 aluno irá ficar sozinho, dessa forma os alunos que forem sobrando vão se agrupando em grupos de 5 pessoas cada.
2ª Atividade: Jogo das argolas
Como pré-requisito para o trabalho com a multiplicação, realizaremos este jogo, cujo objetivo é identificar se os grupos estão aptos para a sequência de atividades propostas. Neste jogo, os jogadores irão treinar seus conhecimentos de adição. Para realização deste jogo, serão organizadas algumas garrafas PET com operações de adição, sem as resoluções. A dinâmica do jogo é: escolher um representante de cada grupo o qual deverá lançar a argola na garrafa e responder a operação manuseando material concreto para todos verem.
3ª Atividade: Jogo dos dados
Neste jogo, serão dispostos 2 dados gigantes, os quais serão lançados pelas orientadoras, o objetivo é que os grupos multipliquem as faces dos dados e a primeira equipe que estourar a bexiga, responderá a questão. Para este jogo, deverá ser escolhido um representante que realizará a prova.
4ª Atividade: Usando a tabuada no dia-a-dia [vale 50 pontos]
Esta prova será uma avaliação diagnostica para saber até onde os alunos tem conhecimento de multiplicação, que consiste em situações cotidianas onde os alunos precisem usar o raciocínio e a multiplicação para solucionar. A cada situação respondida corretamente, o grupo será marcado em um quadro de pontuação. (Autódromo)
5ª Atividade: Desafio legal [vale 50 pontos]
Jogo do dominó. O dominó deverá conter, ao invés de pontinhos operações que deverão ser completadas a cada peça colocada.  A equipe que finalizar o jogo de dominó com operações de multiplicação primeiro, vence a prova.

Modelo do dominó para imprimir

6ª Atividade: Tabuada é uma arte! [Vale 100 pontos]
Os alunos terão a missão de criar uma paródia e cantar juntos, em suas equipes, a musica que criaram da tabuada.

 
7ª Atividade: Caça ao tesouro [vale 100 pontos]
As pistas serão problemas matemáticos e a cada acerto encontrarão a próxima pista. No fim os alunos acharão um baú com medalhas para todos os que participaram da gincana.
 
 http://pedagogiadecadadia.blogspot.com.br/2013/02/oficina-brincando-de-tabuada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário