A oficina tem por objetivo desmistificar a ideia de memorização
aliada a tabuada, pretendendo demonstrar através de atividades envolventes e
lúdicas que para aprender tabuada não é preciso decorar, mas aprender de
forma contextualizada e divertida. Para tanto nos propomos a desenvolver para
os alunos do terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental uma gincana de equipes, onde os
alunos precisarão operar multiplicação juntamente com seu grupo desenvolvendo a
coletividade, o raciocínio lógico e a cognição por meio do jogo.
Série: 3º e 4º Ano
Carga horária: 10
horas/aula ( 2 dias)
Pré-requisito: Para
realização destas atividades, os alunos deverão ter conhecimentos de:
- Operações de adição;
- Noções básicas de multiplicação;
- Raciocínio lógico-matemático.
Objetivos Específico:
- Estimular os alunos a usarem cálculos para solucionar problemas cotidianos.
- Realizar atividades lúdicas e diferenciadas, como o jogo de dominó, caça ao tesouro, entre outras.
- Trabalhar questões do cotidiano dos alunos onde eles precisem usar a tabuada com o intuito de despertar neles a busca das respostas;
- Incentivar o aluno a interpretar e resolver cálculos mentais de multiplicação.
A
oficina será realizada por meio de uma gincana matemática de grupos de 5 alunos
cada.
1ª Atividade:
Formação dos grupos
Dinâmica dos grupos. A
professora deverá ir dando comandos de números, para que os alunos possam se
agrupar em grupos conforme o numero de integrantes que a professora sugerir. Ex. "Grupos de 4", após a formação, se ficar alunos de fora vai se sentando nas cadeiras ja agrupadas anteriormente. A
cada grupo formado, pelo menos 1 aluno irá ficar sozinho, dessa forma os alunos
que forem sobrando vão se agrupando em grupos de 5 pessoas cada.
2ª Atividade: Jogo das argolas
Como
pré-requisito para o trabalho com a multiplicação, realizaremos este jogo, cujo
objetivo é identificar se os grupos estão aptos para a sequência de atividades
propostas. Neste jogo, os jogadores irão treinar seus conhecimentos de adição.
Para realização deste jogo, serão organizadas algumas garrafas PET com
operações de adição, sem as resoluções. A dinâmica do jogo é: escolher um
representante de cada grupo o qual deverá lançar a argola na garrafa e
responder a operação manuseando material concreto para todos verem.
3ª Atividade:
Jogo dos dados
Neste
jogo, serão dispostos 2 dados gigantes, os quais serão lançados pelas
orientadoras, o objetivo é que os grupos multipliquem as faces dos dados e a
primeira equipe que estourar a bexiga, responderá a questão. Para este jogo,
deverá ser escolhido um representante que realizará a prova.
4ª Atividade:
Usando a tabuada no dia-a-dia [vale 50 pontos]
Esta
prova será uma avaliação diagnostica para saber até onde os alunos tem
conhecimento de multiplicação, que consiste em situações cotidianas onde os
alunos precisem usar o raciocínio e a multiplicação para solucionar. A cada
situação respondida corretamente, o grupo será marcado em um quadro de
pontuação. (Autódromo)
5ª Atividade: Desafio legal [vale 50
pontos]
Jogo do dominó. O dominó deverá conter, ao invés de pontinhos operações que deverão ser completadas a cada peça colocada. A
equipe que finalizar o jogo de dominó com operações de multiplicação primeiro,
vence a prova.
Modelo do dominó para imprimir
6ª Atividade:
Tabuada é uma arte! [Vale 100 pontos]
Os
alunos terão a missão de criar uma paródia e cantar juntos, em suas equipes, a musica que criaram
da tabuada.
7ª Atividade: Caça ao tesouro [vale
100 pontos]
As
pistas serão problemas matemáticos e a cada acerto encontrarão a próxima pista.
No fim os alunos acharão um baú com medalhas para todos os que participaram da
gincana.
http://pedagogiadecadadia.blogspot.com.br/2013/02/oficina-brincando-de-tabuada.html
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