quarta-feira, 12 de março de 2014

TRINCA MÁGICA

Professor, escolhemos o jogo: TRINCA MÁGICA porque permite que o aluno descubra que palavras diferentes podem ter o mesmo “pedaço” sonoro final (a rima).
 
- Organizando a sala: você poderá organizar em duplas ou em quartetos, para isso agrupe os alunos de forma que se aproximem alunos com diferentes  níveis de aprendizagem, assim a possibilidade de um ajudar o outro é maior.
- Motive os alunos e explore as regras previamente, se necessário, faça uma demonstração para que compreendam a dinâmica do jogo.
 
Meta do jogo:
Ganha quem formar uma trinca de cartas contendo figuras de palavras que rimam.
 
Jogadores:
Duplas ou quartetos.
 
Componentes:
  • 24 cartas com figuras (8 trincas de cartas contendo figuras de palavras que rimam).
trinca 1  trinca 2
Fonte: Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco
 
Regras:
 
  • Cada jogador recebe 3 cartas e o restante delas fica num “monte”, no centro da mesa, com a face voltada para baixo.
  • Decide-se quem irá começar a partida por meio de lançamentos de dados ou “zerinho ou um”. ESPECIFICAR, O QUE É ISSO?
  • O primeiro jogador inicia pegando uma carta do monte. Ele deverá observar se a figura vai rimar com alguma das cartas que está nas mãos. Se ele decidir ficar com a carta que pegou deverá descartar outra. O mecanismo do jogo é igual ao da caxeta.
  • O próximo jogador decide se pega a carta do monte ou a carta deixada pelo jogador anterior. Independente de qual carta pegar, o jogador deverá descartar uma, ficando sempre com três cartas nas mãos.
  • O jogo prossegue até que um dos jogadores faça uma trinca com 3 cartas de figuras cujos nomes rimam.
 
Professor, é importante que, antes do início do jogo, as palavras representadas pelos desenhos sejam faladas em voz alta. Esse procedimento é importante porque é possível que os alunos conheçam o objeto representado por outro nome e, por isso, não consigam encontrar seus pares. Por outro lado, muitas vezes, ao olharmos uma imagem, temos dúvidas sobre o que elas estão, de fato, representando.
 
 
1.       Como desdobramento, inicialmente, solicite aos alunos que pensem em outras palavras que rimem com a trinca encontrada.
2.       Peça aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes que possuem as mesmas letras (rimas).
3.       Elabore questionamentos sobre a ordem em que aparecem as letras que formam as rimas, fazendo o aluno perceber que se mudarmos a sequência de letras teremos mudança no som das palavras.
4.       Após o jogo, realize um caça-palavras denominado “CAÇA-RIMAS”, com algumas palavras da trinca mágica, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.
5.       Prepare uma atividade de cruzadinha com algumas palavras da trinca mágica associadas às figuras.
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário