sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Plano Municipal de Educação


O PME é um documento que traz em si diretrizes para a educação municipal nos próximos 10 anos. Sendo assim, é muito importante que todos os educadores tenham conhecimento, apropriação do que consta neste documento.

Por esta razão sugiro que ainda na jornada pedagógica seja disponibilizado um momento dentro de cada escola para familiaridade com o documento. A direção escolar e a coordenação pedagógica devem pensar neste momento com a devida atenção, considerando que  nele consta aspectos relacionados às modalidades de ensino como também metas e estratégias relacionadas à valorização profissional, educação especial e integral entre outros aspectos.

O PME é um documento público e deve está sempre a disposição dos educadores. Conhecer o documento possibilita a sua efetividade na rede de ensino, o que de fato deve acontecer. Pois, documento de tamanha relevância não pode e nem deve ser apenas de cunho burocrático.

Como é um documento muito extenso, é indicado que neste momento inicial visualizem a parte que está ligada diretamente à modalidade de ensino que a escola oferta. Ao longo do ano deve-se abrir espaço para outros momentos de contanto e reflexão do documento.

Conhecer o PME auxiliará a escola a andar com mais segurança nas tomadas de decisões e no planejar. O professor é sem dúvida um dos grandes efetivadores do documento, se ele não conhece, se não é oportunizado a reflexão e análise do mesmo, o documento morre em si mesmo.

As Secretarias Municipais de Educação devem ser as grandes impulsionadoras do documento na rede, promovendo a mobilização educacional entorno do PME. A comissão que foi ou será instituída em cada município para acompanhar, mobilizar ações previstas no documento deve surgir em cada rede de ensino como fomentadora das metas e estrategias previstas no documento, mas também de dialógica entre o executivo, a Secretaria Municipal de Educação e as escolas.  

Isto ocorre porque existem estrategias que são de responsabilidade do executivo municipal, como há outras de responsabilidade das escolas, dos professores e outros atores educacionais.

É importante que todos compreendam que o Plano Municipal de Educação é um documento acessível a todos e precisa fazer parte das ferramentas de trabalho de todas as escolas.

Abraços fraternos queridos!

Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com




2 comentários:

  1. Ananda, parabéns pela proposta do blog!
    Gostei muito da atenção dada ao PME e concordo totalmente contigo, pois é um documento fundamental para as nossas práticas pedagógicas e portanto, devemos conhecê-lo.
    No entanto, lembro que o PME de Barreiras ainda não foi votado e apenas no dia 2 de fevereiro de 2016 ele foi encaminhado à Câmara, ou seja, começou a tramitar agora, portanto, temos condições de inferir no seu conteúdo e não apenas conhecer.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Paula, pensando a realidade de Barreiras, o documento ainda não está aprovado podendo sim sofrer alterações. O legislativo neste momento assume um papel importante e que deve ser acompanhado por todos, inclusive fazendo solicitações.
      Abraços.

      Excluir