Todas as escolas buscam, à sua maneira, garantir a aprendizagem dos alunos. O que vejo que muitas se perdem pelo caminho devido as escolhas erradas para o momento ou a forma de conduzir o trabalho, mas é importante registrar que a intenção é sempre boa, sempre de acertar.
O Projeto Pedagógico ou projeto de unidade, bimestral... é uma excelente ferramenta de trabalho nas escolas, mas têm, em muitos casos adquirido um caráter controverso. Isso porque muitos educadores estão mais preocupados com a culminância do projeto, em demonstrar para outros resultados de um trabalho que muitas vezes nem de fato aconteceu processualmente na escola.
Primeiro - o projeto deve nascer de uma necessidade da escola;
Segundo - todos devem participar da elaboração do projeto, inclusive os alunos. Quando se coloca o aluno, se pensa de forma ordenada, organizada;
Terceiro - o projeto é aberto, pode ser alterado no percurso.
Quarto - se ele é aberto, lógico que precisa ser avaliado para que assim possa sofrer as inferências necessárias;
Quinto - o projeto acontece ao longo do período previsto nele, não pode ser lembrado na eminência da culminância;
Sexto - o projeto precisa ter cunho pedagógico, precisa levar os alunos a alguma aprendizagem;
Sétimo - todos os envolvidos precisam se sentir pertencentes ao projeto para que de fato garantam a sua efetividade, por isso nada de projetos externos. Pode-se sugerir, mas a escola que deve elaborar, pois é quem de realmente conhece suas especificidades;
Oitavo - o projeto deve estar em consonância com o currículo escolar, acontecendo na organização do tempo escolar. Portanto, quando o professor fizer seu planejamento semanal, automaticamente estará pensando ações e/ou momentos que contemplem o projeto.
O que é importante ficar claro é que o projeto acontece continuamente, ele não é algo paralelo, que deve ser pensado a parte, pois assim, ele não alcançará o seu objetivo e o professor, por sua vez, não precisará se estressar ou angustiar pensando coisas distintas, como se fossem distantes.
Lembrem-se, vamos trazer leveza ao trabalho, são muitos aspectos que têm angustiado professores e coordenadores, mas que podemos de agora em diante suavizar.
Precisamos estar altamente comprometidos com a aprendizagem dos nossos alunos, para tanto, precisamos cuidar do nosso emocional, da nossa rotina de trabalho. Ver o projeto pedagógico como mais uma ferramenta de trabalho será somar forças para o êxito do trabalho a ser realizado, desde que contemplado de forma correta dentro da escola.
Outro aspecto que não posso deixar de falar é a culminância. Realmente é um momento importante, pois estaremos finalizando um trabalho. Parte-se do principio que algo foi construído ao longo do processo, especialmente o conhecimento. Por isso, a culminância deve primar pelo conhecimento do aluno, a exposição ou apresentação deste conhecimento.
É comum vermos escolas muito preocupada em dar uma resposta ao pai ou ao órgão regulador ligado ao sistema escolar, mas esquece-se do principal que é o aluno. Será se os objetivos propostos foram alcançados? Será se o caminho escolhido, foi o mais adequado? O que será que inviabilizou a aprendizagem do aluno com este projeto?... indagações queridos são necessárias no percurso e no final do projeto.
É a ação e reflexão, estas precisam andar juntas. A coordenação pedagógica, diretores, professores, todos os envolvidos precisam refletir, analisar e traçar metas corretivas dos equívocos cometidos. O que não pode é a escola se omitir, se negar a avaliar o próprio trabalho.
Tudo na escola deve ser feito para o aluno, para garantir sua aprendizagem. Se fizermos nosso trabalho nesta perspectiva daremos as melhores respostas aos pais e a sociedade como um todo.
É importante esclarecer que o que coloco aqui neste espaço são as minhas impressões profissionais e leitura de mundo, não tenho em momento algum a pretensão de colocar como verdades absolutas.
Mas se conseguir "burilar" alguns educadores para a busca da profissionalização, ficarei feliz!
Abraços fraternos,
Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com
Sua competente caminhada é o suficiente para validar todas estas observações. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada Marcos querido!
ExcluirFico lisonjeada com suas palavras, afinal você é um profissional de excelência.
Abraços.
Tive o breve prazer de compartilhar e de juntas propormos um trabalho de intervenção em um espaço educativo com uma dura realidade. Se tivéssemos tempo talvez a mudança teria vindo. Parabéns
ResponderExcluirThaty querida, obrigada pelo carinho. Tudo ao tempo...
ExcluirBeijos