Inicie a conversa explicando às crianças que as letras
do nosso alfabeto possuem sons específicos. E que, algumas vezes, uma
letra pode representar mais de um som.
Escreva algumas palavras no quadro e peça às crianças que façam observações quanto ao som da letra “S”.
SALA SINUCA CASA RAPOSA PASSARINHO PASSEIO SHOW
Se necessário faça algumas perguntas para ajudar na observação:
- Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “s”? Observe que o “S” sozinho com som “S”, aparece no início da palavra.
- Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “z”? A letra “S” entre vogais tem som de “Z”.
Depois de ouvir as crianças sugerimos que o texto abaixo seja
copiado pelas crianças no caderno como forma de sistematização.
Os sons da letra “S”
Algumas letras representam mais de um som como é o caso da letra “S”.
“S” sozinho no início da palavra tem som de “S” mesmo. Exemplo: sapo, sinfonia, surfista.
“SS” juntos no meio de uma palavra representam também o som de “S”. Exemplo: passeio, assunto.
“S” entre duas vogais tem o som da letra “Z”. Exemplo: asa, raposa. “S” acompanhado da letra “H” tem som da letra “X”. Exemplo: show, Shirlei.
Utilize com as crianças o jogo de palavras com “S” com som de “S” ou de “Z”: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=547
Jogo de palavras com s e SS: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1944
Atividade 2 –
Atividade de português
1)Recorte de jornais e revistas palavras que são escritas com a letra “S”.
2) Divida seu caderno conforme o modelo abaixo e cole as palavras no quadro respectivo.
Atividade de Avaliação –
1) ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.
CASA SAL
SELO
RAPOSA PRISÃO
PESO SAUDAÇÃO SABÃO
SHOW SHIRLEI
PESADELO PASSEIO
ASA MISTÉRIO ASSUNTO
2) REESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA CORREÇÕES quando NECESSÁRIO. Se necessitar, consulte o dicionário.
Recursos Complementares
Vídeo sobre regras ortográficas – teatro de marionetes: http://www.youtube.com/watch?v=DV17Emnvpbs
A letra “X” com som de “S” e “Z”. http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4&feature=related
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte:
Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.
Avaliação
Observe se:
- Na realização da Atividade 2 a criança localizou as palavras e colou-as no quadro sem dificuldades.
- Na realização da Atividade de Avaliação a criança conseguiu classificar corretamente as palavras.
- Na segunda parte conseguiu corrigir as palavras.
Opinião de quem acessou
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