quarta-feira, 12 de março de 2014

Os sons de S

Inicie a conversa explicando às crianças que as letras do nosso alfabeto possuem sons específicos. E que, algumas vezes, uma letra pode  representar mais de um som.   
Escreva algumas palavras no quadro e peça às crianças que façam observações quanto ao som da letra “S”.   

 SALA   SINUCA     CASA   RAPOSA   PASSARINHO    PASSEIO   SHOW 

Se necessário faça algumas perguntas para ajudar na observação:
  • Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “s”? Observe que o “S” sozinho com som “S”, aparece no início da palavra.
  • Quais as semelhanças nas palavras em que o “s” possui som de “z”? A letra “S” entre vogais tem som de “Z”.      
 Depois de ouvir as crianças sugerimos que o texto abaixo seja copiado pelas crianças no caderno como forma de sistematização.   

Os sons da letra “S”   

Algumas letras  representam mais de um som como é o caso da letra “S”.

 “S” sozinho no início da palavra tem som de “S” mesmo. Exemplo: sapo, sinfonia, surfista.

 “SS” juntos no meio de uma palavra representam também o som de “S”. Exemplo: passeio, assunto.

“S” entre duas vogais tem o som da letra “Z”. Exemplo: asa, raposa. “S” acompanhado da letra “H” tem som da letra “X”. Exemplo: show, Shirlei.     

Utilize com as crianças o jogo de palavras com “S” com som de “S” ou de “Z”: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=547   


Atividade 2 – 

Atividade de português 
 
1)Recorte de jornais e revistas palavras que são escritas com a letra “S”.
 2) Divida  seu caderno conforme o modelo abaixo e cole as palavras no quadro respectivo. 
Atividade de Avaliação –   
                                                              
1)     ORGANIZE AS PALAVRAS NA TABELA ABAIXO DE ACORDO COM O SOM QUE A LETRA “S” TEM EM CADA PALAVRA.    

CASA               SAL                           SELO                     
 RAPOSA                  PRISÃO PESO                  SAUDAÇÃO            SABÃO                     SHOW                       SHIRLEI PESADELO       PASSEIO                  ASA                           MISTÉRIO                ASSUNTO
2)  REESCREVA AS PALAVRAS ABAIXO E FAÇA CORREÇÕES quando NECESSÁRIO. Se necessitar, consulte o dicionário.
Recursos Complementares
Vídeo sobre regras ortográficas – teatro de marionetes: http://www.youtube.com/watch?v=DV17Emnvpbs  
A letra “X” com som de “S” e “Z”. http://www.youtube.com/watch?v=cK2vp7SKeT4&feature=related    
MORAIS, Artur Gomes de. O aprendizado da ortografia. Belo Horizonte: Autentica, 1999 139 p. : (Linguagem e Educação;4) ISBN 8586583510.
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999 128 p.  
Avaliação
Observe se:
  • Na realização da Atividade 2 a criança localizou as palavras  e colou-as no quadro sem dificuldades.
  •  Na realização da Atividade de Avaliação a criança conseguiu classificar corretamente as palavras.
  • Na segunda parte conseguiu corrigir as palavras.
Opinião de quem acessou

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