Caro professor, inicie a aula distribuindo a letra da música
“Aquarela” para os alunos. Em seguida, passe o vídeo da música para que
eles acompanhem.
Coloque novamente a música e desta vez peça aos alunos que circulem todas as palavras que tenham a letra R.
Coloque novamente a música e desta vez peça aos alunos que circulem todas as palavras que tenham a letra R.
Atividade 2
Forme pequenos grupos de no máximo 5 alunos e peça para que eles
listem as palavras encontradas na música, observando o som e a posição
da letra R.
Professor peça para que os alunos observem as palavras listadas e circulem as letras que estão ao lado da letra R.
Peça que observem e respondam: Das palavras citadas na lista, em quais palavras encontramos a letra R entre vogais? Vá para lousa e liste as palavras encontradas pelos alunos.
Professor, faça perguntas que levarão os alunos as descobertas das
regras da letra R : O R está no meio de quais letras? Qual o som do R? O
seu som é forte ou fraco (brando)?
É importante pronunciar cada palavra ou pedir que as crianças façam isso observando a pronúncia e as letras que se encontram antes e depois da letra R.
É importante pronunciar cada palavra ou pedir que as crianças façam isso observando a pronúncia e as letras que se encontram antes e depois da letra R.
Atividade 3
Agora os alunos terão que listar as palavras que começam com a letra R e que possuem “dois erres” (RR):
Continue o debate: Observem o som do R nestas palavras. Coloquem o
dedo no pescoço abaixo do queixo e digam “AMARELO” e “RISCOS” .O que
vocês sentiram ao pronunciarem a palavra RISCOS? Qual a diferença que
perceberam? O som da letra R é forte ou fraco (brando)?Agora digam as
palavras RISCOS e CORRO como o dedo no pescoço, abaixo do queixo. O que
vocês perceberam? O som é igual? A posição da letra R é a mesma?
Professor, liste as seguintes palavras na lousa/quadro e pergunte:
Quais letras estão ao lado da letra R? Em todas as palavras a letra R
está ao lado de uma vogal? Ao lado da letra R tem uma consoante?
Peça para que os alunos digam as palavras em voz alta (com o dedo no
pescoço abaixo do queixo) o que sentem ao pronunciarem a letra R. O som é
forte? Quantos erres há na palavra?
Professor, liste no quadro outras palavras com a mesma regra para que o aluno perceba que nesta regra, onde há uma consonte+R+ vogal, o som do R é forte e coloca-se apenas uma letra R.
Professor, liste no quadro outras palavras com a mesma regra para que o aluno perceba que nesta regra, onde há uma consonte+R+ vogal, o som do R é forte e coloca-se apenas uma letra R.
Outros exemplos:
Atividade 4
Para finalizar as regras do R, peça para que os alunos circulem a letra que vem antes da letra R nas seguintes palavras:
Professor, promova debates até que os alunos cheguem as regras
esperadas. Qual o som da letra r? É forte ou fraco (brando)? Qual letra
vem antes do R? O som da letra R na palavra AMARELO e QUALQUER é o
mesmo?
Registre na lousa/ quadro todas as regras encontradas pelos alunos.
Registre na lousa/ quadro todas as regras encontradas pelos alunos.
Distribua uma tabela com as regras descobertas e peça para que os alunos colem no caderno para consultá-las.
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