quarta-feira, 12 de março de 2014

DADO SONORO


 
Jogo jogado aprendizagem dobrada: DADO SONORO
 
Professor, este é  outro jogo que  possibilita ao aluno observar que a palavra é composta por segmentos sonoros e que estes podem se repetir em palavras diferentes é o jogo: DADO SONORO.
Os alunos devem entender que o jogo tem uma finalidade, não é apenas uma brincadeira, para isso explique-lhes o objetivo do jogo e as regras. Organize a sala de aula previamente e estimule a participação de todos.
 
Meta do jogo:
Ganha quem, ao final, tiver mais fichas.
 
Jogadores:
2 a 4.
 
Componentes:
  • Um dado de oito lados.
  • Uma cartela com 8 figuras de animais numeradas.
 
cartela dado certo
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
 
  • 24 fichas com figuras e palavras (para cada figura da cartela há 3 fichas/palavras que se iniciam com a mesma sílaba das figuras/palavras apresentadas na cartela.).
 
dado sonoro
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
 
 
Regras:
  1. A cartela com as figuras numeradas deve estar à vista dos jogadores durante todo jogo.
  2. Espalham-se as fichas sobre a mesa, com figuras e palavras voltadas para cima.
  3. Os jogadores decidem quem deve iniciar a partida.
  4. O primeiro jogador inicia a partida lançando o dado e verificando qual é a figura na cartela que corresponde ao número sorteado.
  5. O jogador deverá escolher uma figura cujo nome comece com a mesma sílaba da figura indicada na cartela.
  6. Escolhida a ficha, o jogador pega-a para si. O próximo participante joga o dado e repete o mesmo procedimento.
  7. A cada ficha encontrada o jogador ganha um ponto.
  8. Se outro participante jogar o dado e o número deste for referente a uma figura para qual não há mais fichas, passa-se a vez para o jogador seguinte.
  9. Cada jogador só poderá pegar uma ficha por vez.
  10. Ao final, ganha o jogo quem conseguir um maior número de fichas.
 
 
Professor, outras situações podem ser criadas a partir desse jogo. Como por exemplo:
 
  • Organize cruzadinhas e palavras com lacunas faltando as sílabas iniciais. O aluno deverá tentar preencher os espaços em branco corretamente.
  • Proponha uma rodinha e diga que os alunos vão participar de uma brincadeira, mas que essa brincadeira é um pouco diferente, pois é durante a brincadeira que eles vão descobrir como se brinca. Os alunos deverão prestar bastante atenção
 
Professor, diga: EU VOU VIAJAR E NA MINHA MALA VOU LEVAR..... BALA. E você, o que vai levar?
(Só vale, nesse caso, levar objetos com o mesmo som inicial....BA)
 
  • Organize um saco com vários objetos ou figuras e depois pergunte: Adivinhem o que tem neste saco? Dê pistas.
  • A primeira pista deve ser o fonema inicial da palavra que você pegou no saco ou que tem em mente
  • A seguir, dê pistas significativas, descrevendo o objeto, até que as crianças digam qual é a palavra.

 


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