domingo, 9 de março de 2014

Maneiras de como estimular os alunos na elaboração de um ditado


O ditado é o meio de que o professor pode lançar mão para medir o automatismo das palavras. O objetivo do ditado deverá servir para fixar conhecimentos e descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos. Para medir o automatismo das palavras treinadas, o professor poderá utilizar-se das seguintes atividades:

-     Iniciar dando o ditado com consulta, para que  o aluno possa verificar a grafia correta da palavra (se o aluno tiver alguma dúvida).
-     Ler antes o ditado com voz pausada, pronunciando bem as palavras.
-     Reler sempre o ditado, dando oportunidade para o aluno corrigir erros.
-     Colocar as fichas com as palavras no quadro, para os alunos fazerem a correção ou então escrever as palavras no quadro.
-     A correção poderá ser também feita pelos colegas, trocando os cadernos, ou pelo próprio aluno.

Tipos de palavras a serem treinadas

Palavras que os alunos errarem nas produções de textos e nos exercícios de classe.
Vocabulário do livro básico.
Vocabulário novo de outros conteúdos (geografia, história, ciências, etc.)

Sugestões de tipos de ditados

O professor deverá usar meios mais atrativos em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever. Para isso, deverá utilizar-se dos seguintes meios:

1-    Jogos




-         Colocar as palavras que precisam ser treinadas em caça-palavras, palavras cruzadas, bingos, jogos da memória.

2- Dicionário

-          Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.

3- Texto lacunado

-          O professor apresenta atividades com lacunas para os alunos completarem.

4-    Ditado cruzado

-          O professor elabora palavras cruzadas com as palavras que necessitam ser treinadas.

-          Exemplo: ESCOLA – E – S – C – O – L – A.

-          Pedir para os alunos criar novas palavras com as letras da palavra escola.

5-    Aluno X Aluno

-          Cada aluno faz a sua lista de palavras e depois dita para o colega do lado.

-          Depois, trocam os ditados e cada um corrige o ditado do outro.

-          O professor supervisiona.

-          Obs.: Este trabalho deverá ser concretizado em dupla. O professor deverá deixar os alunos a vontade na escolha das palavras.

6-    Ditado escreva e apague

O professor escreve uma palavra no quadro. Os alunos observam e lêem. Em seguida, o professor apaga a palavra e os alunos escrevem. Os alunos fazem a autocorreção quando a palavra é escrita novamente no quadro.

-          Este trabalho poderá ser feito em cartaz ou folha de papel ofício. As palavras trabalhadas deverão ser escolhidas entre aquelas que estão sendo estudadas. Ex.: dígrafos, encontros consonantais e sílabas travadas.

-          Obs.: Tenha atenção ao trabalhar com esta técnica, devendo seguir sempre as mesmas silabações. Ex.: galinha, ninho, pinha etc…

7-    Ditados com gravuras

-          Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade.

-          Explorar bem as gravuras, e pedir que as crianças coloquem a ficha debaixo de cada gravura (as fichas com as palavras serão feitas pelo professor).

-          Pedir que separem as palavras em sílabas.

-          Pedir que formem frases com palavras.

-          Este trabalho poderá ser concretizado com as fichas de gravuras (oficina).

Nenhum comentário:

Postar um comentário