O ditado é o meio de que o professor pode lançar mão para medir o
automatismo das palavras. O objetivo do ditado deverá servir para fixar
conhecimentos e descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos. Para
medir o automatismo das palavras treinadas, o professor poderá
utilizar-se das seguintes atividades:
- Iniciar dando o ditado com consulta, para que o aluno possa
verificar a grafia correta da palavra (se o aluno tiver alguma dúvida).
- Ler antes o ditado com voz pausada, pronunciando bem as palavras.
- Reler sempre o ditado, dando oportunidade para o aluno corrigir erros.
- Colocar as fichas com as palavras no quadro, para os alunos fazerem a correção ou então escrever as palavras no quadro.
- A correção poderá ser também feita pelos colegas, trocando os cadernos, ou pelo próprio aluno.
Tipos de palavras a serem treinadas
Palavras que os alunos errarem nas produções de textos e nos exercícios de classe.
Vocabulário do livro básico.
Vocabulário novo de outros conteúdos (geografia, história, ciências, etc.)
Sugestões de tipos de ditados
O professor deverá usar meios mais atrativos em vez de cópias
monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em
escrever. Para isso, deverá utilizar-se dos seguintes meios:
1- Jogos
- Colocar as palavras que precisam ser treinadas em caça-palavras, palavras cruzadas, bingos, jogos da memória.
2- Dicionário
- Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.
3- Texto lacunado
- O professor apresenta atividades com lacunas para os alunos completarem.
4- Ditado cruzado
- O professor elabora palavras cruzadas com as palavras que necessitam ser treinadas.
- Exemplo: ESCOLA – E – S – C – O – L – A.
- Pedir para os alunos criar novas palavras com as letras da palavra escola.
5- Aluno X Aluno
- Cada aluno faz a sua lista de palavras e depois dita para o colega do lado.
- Depois, trocam os ditados e cada um corrige o ditado do outro.
- O professor supervisiona.
- Obs.: Este trabalho deverá ser concretizado em dupla. O
professor deverá deixar os alunos a vontade na escolha das palavras.
6- Ditado escreva e apague
O professor escreve uma palavra no quadro. Os alunos observam e lêem.
Em seguida, o professor apaga a palavra e os alunos escrevem. Os alunos
fazem a autocorreção quando a palavra é escrita novamente no quadro.
- Este trabalho poderá ser feito em cartaz ou folha de papel
ofício. As palavras trabalhadas deverão ser escolhidas entre aquelas
que estão sendo estudadas. Ex.: dígrafos, encontros consonantais e
sílabas travadas.
- Obs.: Tenha atenção ao trabalhar com esta técnica, devendo
seguir sempre as mesmas silabações. Ex.: galinha, ninho, pinha etc…
7- Ditados com gravuras
- Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade.
- Explorar bem as gravuras, e pedir que as crianças coloquem
a ficha debaixo de cada gravura (as fichas com as palavras serão feitas
pelo professor).
- Pedir que separem as palavras em sílabas.
- Pedir que formem frases com palavras.
- Este trabalho poderá ser concretizado com as fichas de gravuras (oficina).
Nenhum comentário:
Postar um comentário