O ditado é uma prática antiga, tanto que mudam metodologias de ensino e ele está sempre resistente ao tempo e às mudanças.
Mas qual é o papel do ditado no
processo ensino-aprendizagem?
processo ensino-aprendizagem?
O ditado tem, pelo menos, duas
funções básicas: ajudar o educando
na construção do sistema fonético e
gráfico da língua e também para a
avaliação, por parte do professor,
sobre como os alunos estão
se desenvolvendo nestes
aspectos, avaliando as
possíveis dificuldades.
Existem vários tipos de ditado que podem ajudar o professor em momentos diferentes de sua prática, veja só...
O ditado mudo ou autoditado, em que o professor somente mostras figuras aos alunos para que eles escrevam os nomes e o ditado falado
são formas de verificar os conhecimentos sobre o sistema alfabético e
ortografia basicamente, auxiliando muito a respeito do que já dominam e o
que ainda precisa ser reforçado.
Existe também o ditado em que os alunos ditem palavras uns aos outros
para posteriormente discutirem sobre os erros e acertos, método que é
mais utilizado para ajudar os alunos a refletirem sobre as palavras,
principalmente quando é realizado na forma de competição.
Outra possibilidade
de ditado é aquela em que o professor inicia o ditado com uma palavra,
por exemplo “bola”, e pede que os alunos troquem a letra inicial,
formando outra palavra também com sentido, como por exemplo “cola”.
Esse tipo de ditado tem é importante quando o professor quer trabalhar
as semelhanças e diferenças entre as palavras.
Como você pode
perceber o professor deve usar o ditado de forma criativa, com
finalidades definidas, sendo importante que os alunos saibam dessas
finalidades, até mesmo para ficar mais fácil manter o foco na tarefa.
Por falar em criatividade...
Existem várias
técnicas para deixar os ditados mais atraentes e atingir os resultados
esperados de forma mais reflexiva e a seguir deixaremos algumas
sugestões para você:
Quando usar o tipo de ditado em que os alunos ditam palavras ou frases entre si, tudo fica mais interativo se a turma for separada em equipes e cada equipe dita palavras para a outra, que deverá discutir sobre a forma correta de escrever e ao final ganha a equipe que tiver menos erros.
É interessante também organizar cartelas com figuras e para cada figura relacionar três formas diferentes
de escrevê-las – duas erradas e uma correta. Essas cartelas e palavras
serão distribuídas entre os grupos e vence aquele que achar mais
rapidamente as formas corretas de escrever.
Uma atividade diferente com ditado é ditar uma lista de palavras com a mesma temática,
como por exemplo, tipos de brincadeiras e ao final, ditar uma frase que
contenha pelo menos uma das palavras que forem ditadas. Essa técnica
deve ajudar a verificar se os alunos comentem erros nas duas formas -
palavra e frase - ou não.
Usar o autoditado através de cruzadinhas é uma forma bastante útil de fazer com que os alunos pensem sobre a palavra antes de escrevê-la, independente do som.
Com os alunos ainda em alfabetização, você tem o recurso de fazer uma espécie de autoditado, mostrando a figura e pedindo que completem com a sílaba que falta, depois de ouvir a palavra ditada pelo professor, relacionado com a figura.
Brincar com trava língua,
pedindo que depois de repetir também escreva as palavras é importante
para que treinar a atenção em sons parecidos, evitando trocas.
Importante corrigir!
Para qualquer tipo
de ditado, a correção é fundamental, mas deve ser feita de forma que
leve o aluno à consciência do erro. Simplesmente escrever as palavras
ditadas na lousa para que os alunos apaguem e reescrevam não leva a essa
consciência e a tendência é que ocorram sempre os mesmos erros.
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