domingo, 23 de fevereiro de 2014

Consciência Fonêmica



Os jogos devem ser planejados, em primeiro lugar, para levar as crianças a descobrir que as palavras contém fonemas e, em segundo, para ajudá-las a começar a aprender que os fonemas têm identidade separadas, de forma que possam reconhecê-los e distingui-los uns dos outros.

As crianças devem ser estimulada a repetir, explorar, comparar e contrastar o ponto e o modo de articulação de cada fonema. É importante perguntá-las o que estão fazendo com seus lábios, sua língua, sua boca e sua voz ao produzir determinados sons ( como por exemplo, de [m], [b], [v], e assim por diante.

Vamos apreciar algumas dicas interessantes:

1a) Adivinhe quem é.

- Com todas as crianças sentadas em círculo, diga”Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora”. A seguir, escolha o nome de um dos alunos, em segredo, e pronuncie separadamente seu fonema inicial.

- Para nomes que comecem com uma consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido muitas vezes, de forma clara e evidente: “[d],[d],[d],[d]”. As consoantes fricativas devem ser alongadas e repetidas, por exemplo: [s-s-s-s] [s-s-s-s] [s-s-s-s-].

- Se os nomes de mais de uma criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em muitas palavras diferentes.

2a) Pares de palavras.

- Com as crianças sentadas em círculo, explique que às vezes, quando se exclui o som de uma palavra, acaba se tendo uma palavra totalmente diferente.

- Dê um exemplo: diga “m-m-m-m...ar... ar ... m-m-m-m...ar ...ar.

- A maioria das crianças sabe identificar a “palavra oculta”, mas tem muita dificuldade para identificar o que foi retirado.

- Para compreender a diferença entre os significados das palavras, leve as crianças a formarem frases com as mesmas.


 

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