Os jogos devem ser planejados,
em primeiro lugar, para levar as crianças a descobrir que as palavras contém
fonemas e, em segundo, para ajudá-las a começar a aprender que os fonemas têm
identidade separadas, de forma que possam reconhecê-los e distingui-los uns dos
outros.
As crianças devem ser estimulada
a repetir, explorar, comparar e contrastar o ponto e o modo de articulação de
cada fonema. É importante perguntá-las o que estão fazendo com seus lábios, sua
língua, sua boca e sua voz ao produzir determinados sons ( como por exemplo, de
[m], [b], [v], e assim por diante.
Vamos apreciar algumas dicas
interessantes:
1a) Adivinhe quem é.
- Com todas as crianças sentadas
em círculo, diga”Adivinhe o nome de quem eu vou dizer agora”. A seguir, escolha
o nome de um dos alunos, em segredo, e pronuncie separadamente seu fonema
inicial.
- Para nomes que comecem com uma
consoante plosiva, como Daniel, o fone deve ser repetido muitas vezes, de forma
clara e evidente: “[d],[d],[d],[d]”. As consoantes fricativas devem ser
alongadas e repetidas, por exemplo: [s-s-s-s] [s-s-s-s] [s-s-s-s-].
- Se os nomes de mais de uma
criança tiverem o mesmo fonema inicial, estimule-as a adivinhar todas as
possibilidades. Isso introduz a questão de que todos os fonemas aparecem em
muitas palavras diferentes.
2a) Pares de palavras.
- Com as crianças sentadas em
círculo, explique que às vezes, quando se exclui o som de uma palavra, acaba se
tendo uma palavra totalmente diferente.
- Dê um exemplo: diga
“m-m-m-m...ar... ar ... m-m-m-m...ar ...ar.
- A maioria das crianças sabe
identificar a “palavra oculta”, mas tem muita dificuldade para identificar o
que foi retirado.
- Para compreender a diferença
entre os significados das palavras, leve as crianças a formarem frases com as
mesmas.
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