domingo, 23 de fevereiro de 2014

Consciência Silábica





Quando os alunos entenderem que as frases são formadas por palavras, é hora de apresentar-lhes as sílabas (os pedacinhos das palavras). As sílabas correspondem às pulsações de som da voz, bem como aos ciclos de abertura e fechamento das mandíbulas. As crianças tendem a  considerar os jogos com sílabas uma novidade e se divertem quando a pró lhes apresenta palavras maiores.

As sílabas correspondem às pulsações de som da voz, bem como aos ciclos de abertura e de fechamento das mandíbulas. Por isso, as crianças consideram os jogos com sílabas uma novidade e se divertem quando o professor lhes apresenta palavras maiores.

Vejamos alguns jogos:

1o) Bater palmas para os seus próprios nomes.

- O professor pode começar pronunciando alguns nomes de tamanhos contrastantes, sílaba por sílaba, enquanto bate palma. Depois, convida as crianças a dizer outros nomes e a bater palmas junto com ele.

- Quando as crianças tiverem compreendido, peça que cada uma bata palmas e conte as sílabas do seu próprio nome.

- Peça-lhes que coloquem dois dedos horizontalmente, debaixo de seu queixo, para que sintam os movimentos ao pronunciar cada sílaba. Essa atividade pode ser feita com uma canção como:

“Tome, tome, tome (3x)

Me diga qual é o seu nome?”

- Aponte para uma criança, que responderá dizendo seu nome sílaba por sílaba.

- Pedir que todos batam palmas (as crianças repetem o nome e batem palmas para cada sílaba).

- Pedir que sussurrem o nome ou que estalem os dedinhos ou que façam movimentos com o corpo.

- Procurar realizar essa atividade inicialmente com palavras conhecidas, depois não esquecer de fazer a análise com registros no quadro.



2a) Pegue uma coisa da caixa.

- Providenciar uma caixa e enchê-la de objetos que tenham nomes com diferentes nos de sílabas.

- Essa atividade pode ser realizada ao som de uma música.

- À medida que as crianças forem progredindo, o professor pode usar objetos ou figuras com nomes mais longos e de tamanhos mais variados.

- Como dito anteriormente, as crianças tendem a considerar as palavras compridas extremamente divertidas.

- Para obter maior rendimento na atividade o professor também pode utilizar figuras ligadas a um determinado tema de estudo.

- Quando as crianças estiverem suficientemente confortáveis nessa atividade, deixe-as tentar determinar o no de sílabas nas palavras, falando em voz alta sem bater palmas. Isso, para algumas, é bem difícil, pois remove o aspecto cinestésico, forçando as crianças a ouvir as palavras mentalmente.

3a) Papo de ogro.

- Essa atividade é para reforçar a capacidade dos alunos sintetizar palavras a partir de suas sílabas separadas.

- Convide todos a sentarem em círculo e envolva-os em uma história:

Era uma vez um ogro gentil e pequenino, que adorava dar presentes às pessoas. O único problema é que o ogro sempre queria que as pessoas soubessem qual era o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma maneira muito estranha de falar. Se ele fosse dizer à alguém que o presente era uma bicicleta, ele dizia “bi-ci-cle-ta”. Só quando a pessoa adivinhasse qual era o presente é que ele ficava completamente feliz.



- Depois de contar a história, o professor finge ser o ogro e começa a caminhar pela sala, dando um presente para cada criança, pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba. Quando a criança adivinhar a palavra, ela deve indicar um presente para outra. É  melhor limitar o jogo a apenas quatro ou cinco crianças em um determinado dia, ou ficará longo demais.

- Se os alunos não tiverem familiaridade com o ogro, substitua-o por um robô ou uma pessoa ou qualquer criatura do folclore.

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