Quando os alunos entenderem que
as frases são formadas por palavras, é hora de apresentar-lhes as sílabas (os
pedacinhos das palavras). As sílabas correspondem às pulsações de som da voz,
bem como aos ciclos de abertura e fechamento das mandíbulas. As crianças tendem
a considerar os jogos com sílabas uma
novidade e se divertem quando a pró lhes apresenta palavras maiores.
As sílabas correspondem às
pulsações de som da voz, bem como aos ciclos de abertura e de fechamento das
mandíbulas. Por isso, as crianças consideram os jogos com sílabas uma novidade
e se divertem quando o professor lhes apresenta palavras maiores.
Vejamos alguns jogos:
1o) Bater palmas para os seus
próprios nomes.
- O professor pode começar
pronunciando alguns nomes de tamanhos contrastantes, sílaba por sílaba,
enquanto bate palma. Depois, convida as crianças a dizer outros nomes e a bater
palmas junto com ele.
- Quando as crianças tiverem
compreendido, peça que cada uma bata palmas e conte as sílabas do seu próprio
nome.
- Peça-lhes que coloquem dois
dedos horizontalmente, debaixo de seu queixo, para que sintam os movimentos ao
pronunciar cada sílaba. Essa atividade pode ser feita com uma canção como:
“Tome, tome, tome (3x)
Me diga qual é o seu nome?”
- Aponte para uma criança, que
responderá dizendo seu nome sílaba por sílaba.
- Pedir que todos batam palmas
(as crianças repetem o nome e batem palmas para cada sílaba).
- Pedir que sussurrem o nome ou
que estalem os dedinhos ou que façam movimentos com o corpo.
- Procurar realizar essa
atividade inicialmente com palavras conhecidas, depois não esquecer de fazer a
análise com registros no quadro.
2a) Pegue uma coisa da caixa.
- Providenciar uma caixa e
enchê-la de objetos que tenham nomes com diferentes nos de sílabas.
- Essa atividade pode ser
realizada ao som de uma música.
- À medida que as crianças forem
progredindo, o professor pode usar objetos ou figuras com nomes mais longos e
de tamanhos mais variados.
- Como dito anteriormente, as
crianças tendem a considerar as palavras compridas extremamente divertidas.
- Para obter maior rendimento na
atividade o professor também pode utilizar figuras ligadas a um determinado
tema de estudo.
- Quando as crianças estiverem
suficientemente confortáveis nessa atividade, deixe-as tentar determinar o no
de sílabas nas palavras, falando em voz alta sem bater palmas. Isso, para
algumas, é bem difícil, pois remove o aspecto cinestésico, forçando as crianças
a ouvir as palavras mentalmente.
3a) Papo de
ogro.
- Essa atividade é para reforçar
a capacidade dos alunos sintetizar palavras a partir de suas sílabas separadas.
- Convide todos a sentarem em
círculo e envolva-os em uma história:
Era uma vez
um ogro gentil e pequenino, que adorava dar presentes às pessoas. O único
problema é que o ogro sempre queria que as pessoas soubessem qual era o
presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma maneira muito estranha de
falar. Se ele fosse dizer à alguém que o presente era uma bicicleta, ele dizia
“bi-ci-cle-ta”. Só quando a pessoa adivinhasse qual era o presente é que ele
ficava completamente feliz.
- Depois de contar a história, o
professor finge ser o ogro e começa a caminhar pela sala, dando um presente
para cada criança, pronunciando o nome do presente sílaba por sílaba. Quando a
criança adivinhar a palavra, ela deve indicar um presente para outra. É melhor limitar o jogo a apenas quatro ou
cinco crianças em um determinado dia, ou ficará longo demais.
- Se os alunos não tiverem
familiaridade com o ogro, substitua-o por um robô ou uma pessoa ou qualquer
criatura do folclore.
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