quinta-feira, 31 de julho de 2014

Provas Operatórias de Jean Piaget




Prova – Conservação de conjuntos

Material - 10 Círculos vermelhos, 10 círculos azuis.

O objetivo desta prova é avaliar a percepção da criança frente aos objetos de diferentes cores posicionadas em linhas paralelas. Deste modo poderemos observar a noção de quantidade na visão da criança.

Critérios de aplicação - Para tornar a prova atrativa para a criança é importante utilizar uma linguagem que seja compreensível aos seus padrões, por exemplo, histórias infantis, brincadeiras, etc. Após esta introdução são colocados os círculos em sequência de cores:
 
Tem a mesma coisa?
 
Onde tem mais?

Avaliação:
Não conservativo - 4 a 5 anos
Nesta fase quando afastamos os círculos a criança tem a percepção mais apurada de tamanho do que quantidade, logo a fileira vermelha possui mais círculos do que a fileira azul.
Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.
Conservativo - a partir de 5 anos
A criança já possui alguma noção de quantidade, e até justifica o óbvio.


. Prova – Conservação da superfície

Material - 02 pranchas verdes retangulares de 20x25 cm, 16 quadrados vermelhos de 4x4 cm, 2 vaquinhas.

O objetivo desta prova é avaliar a percepção da criança frente à quantidade de ração colocada em dois pastos diferentes.
 
Critérios de aplicação - São montados dois pastos com uma vaquinha em cada, sendo que no primeiro a disposição da ração, em termos de quantidade, é diferente do segundo. Podem ser aplicados alguns termos lúdicos para melhorar a capacidade de entendimento da criança.
Em qual dos pastos a vaquinha comeu mais?

Avaliação:
Não conservativo - 4 a 5 anos
Nesta fase quando afastamos os círculos a criança tem a percepção mais apurada de tamanho do que quantidade, logo a fileira vermelha possui mais círculos do que a fileira azul.
Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.
Conservativo - a partir de 5 anos
A criança já possui alguma noção de quantidade, e até justifica o óbvio.
 

Prova – Conservação de quantidade de líquidos

Material – Copinhos de vidros

O objetivo é avaliar a percepção da criança sobre a conservação de quantidade de líquidos usando recipientes diferentes, sempre a estimulando a manter o mesmo raciocínio em todas as provas.
 
Critérios de aplicação - Iniciamos a prova com dois recipientes do mesmo tamanho com cores de líquidos diferentes A1 e A2. Depois transferimos o liquido A2 para o recipiente B, em seguida para o recipiente C, e para os quatros recipientes com dimensões iguais D1, D2, D3 E D4. Sempre perguntando a criança se possui a mesma quantidade quando mudamos de recipiente.

Avaliação:
Não Conservativo - 5 a 6 anos

Quando mudamos de recipiente a criança tende a responder que a quantidade é diferente.

Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.

Conservativo – a partir de 7 anos

Nesta fase a justificativa da criança é mais convicta, entendendo que a quantidade de líquidos não muda apesar da troca de recipientes.


. Prova – Conservação de quantidade de matéria

Material – 1 caixa de massa de modelar com 12 unidades.

O objetivo é avaliar a maneira com que a criança distingue a quantidade de matéria em formas distintas.

Critérios de aplicação – Para entrarmos no universo da criança, utilizamos a massinha e montamos em duas bolas com cores diferentes, fazendo-a entender que possuem o mesmo tamanho. Em seguida montamos uma bola em diversas figuras do dia a dia e perguntamos a criança onde tem mais ou qual é o maior. Exemplos: Chocolates, salsichas, pizzas, etc...

Avaliação:
Não conservativo – 5 a 6 anos

A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes, não relacionando as situações.

Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.

Conservativo – a partir de 7 anos
 
Nesta etapa a criança possui uma percepção maior, tendo respostas mais concretas quanto à quantidade de matéria de cada figura.


. Prova – Conservação de Peso

Material – 1 balança com 2 pratos

O objetivo é avaliar qual entendimento da criança quando o assunto é peso.

Critério de aplicação – Utilizamos uma balança com dois pratos e figuras em massinha com cores diferentes, mudando sempre as formas para avaliar a compreensão de diferenciação de peso. Pedindo para que a criança tente fazer com que as figuras tenham o mesmo peso.

Avaliação:
Não Conservativa – 6 a 7 anos
 
Nesta fase, a criança define que cada figura tem pesos diferentes, a julgar pelo seu tamanho.

Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.

Conservativa – a partir dos 8 anos

Nesta fase a criança já é capaz de desenvolver raciocínios diferentes para uma mesma resposta.

. Prova – Conservação de Volumes

Material – Copinhos de vidros

O objetivo é avaliar a capacidade da criança em se deparar com dois recipientes diferentes e tentar colocá-los com a mesma quantidade de líquidos.
Critérios de aplicação – Pedimos à criança que observasse a quantidade de água no recipiente A e logo em seguida tentasse colocar o mesmo volume no recipiente B.
Avaliação:
Não Conservativo – 5 a 6 anos
 
Tendem a entender que colocar a água no recipiente B na mesma altura do recipiente A terá o mesmo volume.

Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.

Conservativo – a partir de 7 anos

Tendem a acertar, observando que o recipiente A por ser mais largo terá que acrescentar mais água no recipiente B; uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação.
 

. Prova - Conservação de comprimento

Material - uma correntinha de 10 cm e outra de 15 cm.

O objetivo é perceber a noção de comprimento que a criança possui.

Critério de aplicação - Colocamos duas correntinhas de tamanhos diferentes, paralelas, sendo que A > que B. A partir de uma história lúdica, pergunta-se a criança: "Qual estradinha andaríamos mais em A ou em B?. Na segunda figura utiliza o mesmo tamanho das correntinhas do exemplo anterior, só que desta vez,a disposição entre A e B são iguais. Faz-se uma nova pergunta: " E agora onde a gente anda mais?" Conforme ilustração.

Avaliação:
Não Conservativo – 6 a 7 anos

A criança tende a não observar os comprimentos e justifica que as disposições são idênticas.

Intermediário
As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova.

Conservativo – a partir de 8 anos
Tende a responder que A é > que B, se colocarmos ele novamente em linha reta.

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