COMO AVALIAR AS HIPÓTESES DE
LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SEUS AVANÇOS,
CONFLITOS E ATIVIDADES QUE PODEM SER UTILIZADAS?
Quando os alunos se encontram na fase pré-silábica, podemos observar algumas características que são marcantes:
- O desenhar e o escrever tem o mesmo significado;
- Não relacionam a escrita com a fala;
- Podem não diferenciar letra de número;
- Supõe que a palavra representa o objeto e não o nome;
- Acredita que as coisas grandes tem nomes grandes e as coisas pequenas tem nome pequeno (realismo nominal);
- Não aceita que seja possível ler e escrever com menos de rês letras;
- Faz uma leitura global lendo a palavras que escreveu como um todo pois associa esta ao objeto.
- Que sinais eu uso para escrever o nome das coisas?
- Qual o significado dos símbolos escritos?
- O diferenciar o desenho da escrita;
- Perceber as letras e seus sons;
- Identificar e escrever o seu próprio nome;
- Identificar o nome dos colegas;
- Perceber que usamos letras diferentes em posições diferentes.
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas como: marcar materiais, objetos, jogos e fazer bilhetes;
- Frequentar a biblioteca e o canto da leitura;
- Reconhecer seu nome em cartazes;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Atividades que aumente o repertório de letras;
- Ler o nome dos colegas de classe em várias situações;
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seu nome e escrever nomes de acordo com as suas possibilidades;
- Recitar textos memorizados;
- Atividades de reconhecimento de letra inicial e final;
- Atividades que apontem para a variação de quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas com significado: hora do lanche e relação de colegas.
HIPÓTESE SILÁBICA
- Para cada fonema usa uma letra para representá-lo;
- Pode ou não alterar o valor sonoro da letra;
- Pode usar muitas letras para escrever e, ao fazer, a leitura aponta uma letra para cada fonema;
- Ao escrever frases pode usar uma letra para cada palavra.
- A escrita está vinculada a pronúncia das palavras?
- Como ajustar a quantidade mínima de letras para escrever?
- Já atribui valor sonoro as letras;
- Aceita que não é preciso muitas letras para escrever, ou seja, apenas o necessário para representar a fala;
- Percebe que palavras diferentes são escritas com letras em ordem diferente.
- Todas as anteriores;
- Comparar e relacionar a escrita de palavras diversas;
- Escrever pequenos textos memorizados;
- Completar palavras para evidenciar seu som: C___V___l____;
- Relacionar figuras as palavras através do reconhecimento do texto inicial;
- Ter contato com a escrita convencional em atividades de reconhecimento de letras em um pequeno texto conhecido;
- Leitura de textos conhecidos;
- Relacionar textos memorizados com sua grafia;
- Caça palavras;
- Completar lacunas em textos e palavras;
- Construir um dicionário ilustrado;
- Evidenciar rimas em palavras;
- Usar o alfabeto móvel em escritas significativas;
- Jogos de associar desenhos ao nome;
- Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de letras em uma palavra e de palavras e uma frase.
- Compreende que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais de uma letra para a escrita das palavras;
- Reconhece o som das letras;
- Pode dar ênfase a escrita do som das vogais ou das duas consoantes em uma palavras: o-a. ou b-l na palavras bola.
- Como eu faço a minha escrita ser letra pelas outras pessoas?
- Porque separar as palavras a escrita se eu não faço isto para falar?
- Como vou adequar a minha escrita ao mínimo de caracteres?
- Usam mais de uma letra para representar o fonema;
- Atribui valor sonoro as letras;
- Todas as anteriores;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar o conhecimento para escrever novas palavras; GA pode dar galinha, gaveta, gato;
- Ditado de palavras conhecidas;
- Produzir pequenos textos;
- Reescrever histórias.
- Compreende a função social da escrita: a comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita de palavras;
- Compreende que cada palavra corresponde a valores menores (sílabas);
- Procura adequar a escrita a fala;
- Inicia a leitura com e sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as palavras quando escreve frases;
- Produz textos de forma convencional.
- Porque escrevemos de uma forma e falamos de outra?
- Como distinguir letras, sílabas e frases?
- Como aprendemos a convenção d língua escrita?
- Preocupação com as questões ortográficas e textuais (parágrafos e pontuação);
- Usa a letra cursiva.
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentam as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que está escrita seja significativa;
- Atividades a partir de um texto, leitura e localização de palavras em frases;
- Ordenar um texto;
- Jogos diversos: bingos de letras, palavras cruzadas e forca.
- Fonte: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-como-avaliar-as-hipoteses-de-leitura-e-escrita-de-alunos-com-necessidades-especiais-seus-avancos-conflitos-e-atividades-que-podem-ser-utilizadas/
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