domingo, 23 de fevereiro de 2014

Jogos envolvendo consciência das palavras e frases




Desenvolve a capacidade da criança analisar as frases em palavras separadas, bem como seu sentido a partir da ordem específica dessas palavras.

SUGESTÕES:

1a) Introduzir a noção de frase.

Explicitação simples do que é uma frase: é como uma história bem curtinha, e por isso, tem que contar alguma coisa e tem que dizer sobre quem ou o que está contando. A seguir, apresente alguns exemplos de frases usando os nomes de seus alunos como sujeitos (por exemplo, “Ana tem uma mochila”; “João está de sapato novo”; “Letícia está lá fora”). Depois apresentar algumas frases sem sujeito (por exemplo, “tem olhos castanhos”; “está de meias cor-de-rosa”). Perguntar se cada uma é uma frase. Explicar que não podem ser frase porque têm que dizer sobre quem ou o que falam. A seguir, complete (“Renata tem olhos castanhos”; “ Maria está de meias cor-de-rosa”). Dando continuidade, pergunte se as palavras a seguir formam frases: “as crianças”; “Paula”. Explique que não formam, porque mesmo que saibamos sobre quem elas falam, não nos dizem nada a seu respeito.

- Peça aos alunos que elaborem frases sobre uma figura que lhes tenha sido mostrada.

- Registre as frases dos alunos no quadro para realizar análise coletiva.

- Conte, juntamente com a turma, quantas palavras têm as frases.



2a) Introduzir a noção de palavras. 

Ressaltar que as frases são feitas de sequência de palavras.

- Utilizando cartões com palavras, produza uma frase formada por duas palavras curtas (por exemplo, “João come”).   

- Faça uma nova frase, com três palavras curtas (por exemplo, “Ana bebe chá”).

- A nova frase deve ser colocada logo abaixo da primeira para que o professor discuta o número de palavras e compare o tamanho das duas frases, levando as crianças a concluírem que a segunda é mais longa, porque tem mais palavras.

- Explore várias outras frases dessa forma.

- Cuide para usar palavras simples e curtas.

- Desafie as crianças a  lhe dizer quantas palavras há em cada frase antes de mostrá-las visualmente.

- Mostre às crianças que, na escrita, as palavras são separadas umas das outras por pequenos espaços vazios. Em seguida, convide-as à pintar esses espaços.

- Coloque as palavras de forma desordenada para que as crianças montem a frase coletivamente.



3a) Ouvir palavras em frase.

- O professor pode dizer uma frase pausadamente e as crianças pegam fichas de acordo com a quantidade de palavras.

- Depois, em pequenos grupos, pedir que as crianças coloquem uma ficha colorida para cada palavra, sempre da esquerda para a direita, para que todos possam estabelecer a noção de direção da escrita.

- Em seguida, o professor pede para um dos grupos fazer a leitura da frase apontando cada ficha enquanto pronuncia as palavras.

- No final, todos podem fazer a leitura juntos.

OBS: Essa atividade pode ser retomada várias vezes, utilizando palavras mais longas, bem como artigos (o, a) e preposições (de, com, em).



4a) Exercícios com palavras curtas e longas.

- Pronuncie um par de palavras (por exemplo, leão e mosquito) e pergunte às crianças qual delas acham que é maior. Quando tiverem respondido, mostre-lhes as palavras escritas para que possam ver se suas avaliações estão corretas.

- Primeiro as crianças escutam as palavras, depois o professor mostra as fichas.

Os jogos para desenvolver consciência de palavras e frases devem ser explorados até que as crianças entendam que a fala consiste em frases de diferentes tamanhos e que essas frases, por sua vez, consistem em palavras, que também tem diferentes tamanhos. Esse é o primeiro passo no caminho rumo à descoberta de que a linguagem oral é feita de níveis de unidades linguísticas cada vez menores.


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