Desenvolve a capacidade da
criança analisar as frases em palavras separadas, bem como seu sentido a partir
da ordem específica dessas palavras.
SUGESTÕES:
1a) Introduzir a noção de frase.
Explicitação simples do que é
uma frase: é como uma história bem curtinha, e por isso, tem que contar alguma
coisa e tem que dizer sobre quem ou o que está contando. A seguir, apresente
alguns exemplos de frases usando os nomes de seus alunos como sujeitos (por
exemplo, “Ana tem uma mochila”; “João está de sapato novo”; “Letícia está lá
fora”). Depois apresentar algumas frases sem sujeito (por exemplo, “tem olhos
castanhos”; “está de meias cor-de-rosa”). Perguntar se cada uma é uma frase.
Explicar que não podem ser frase porque têm que dizer sobre quem ou o que
falam. A seguir, complete (“Renata tem olhos castanhos”; “ Maria está de meias
cor-de-rosa”). Dando continuidade, pergunte se as palavras a seguir formam
frases: “as crianças”; “Paula”. Explique que não formam, porque mesmo que
saibamos sobre quem elas falam, não nos dizem nada a seu respeito.
- Peça aos alunos que elaborem
frases sobre uma figura que lhes tenha sido mostrada.
- Registre as frases dos alunos
no quadro para realizar análise coletiva.
- Conte, juntamente com a turma,
quantas palavras têm as frases.
2a) Introduzir a noção de palavras.
Ressaltar que as frases são
feitas de sequência de palavras.
- Utilizando cartões com palavras,
produza uma frase formada por duas palavras curtas (por exemplo, “João
come”).
- Faça uma nova frase, com três
palavras curtas (por exemplo, “Ana bebe chá”).
- A nova frase deve ser colocada
logo abaixo da primeira para que o professor discuta o número de palavras e
compare o tamanho das duas frases, levando as crianças a concluírem que a
segunda é mais longa, porque tem mais palavras.
- Explore várias outras frases
dessa forma.
- Cuide para usar palavras
simples e curtas.
- Desafie as crianças a lhe dizer quantas palavras há em cada frase
antes de mostrá-las visualmente.
- Mostre às crianças que, na
escrita, as palavras são separadas umas das outras por pequenos espaços vazios.
Em seguida, convide-as à pintar esses espaços.
- Coloque as palavras de forma
desordenada para que as crianças montem a frase coletivamente.
3a) Ouvir palavras em frase.
- O professor pode dizer uma
frase pausadamente e as crianças pegam fichas de acordo com a quantidade de
palavras.
- Depois, em pequenos grupos,
pedir que as crianças coloquem uma ficha colorida para cada palavra, sempre da
esquerda para a direita, para que todos possam estabelecer a noção de direção
da escrita.
- Em seguida, o professor pede
para um dos grupos fazer a leitura da frase apontando cada ficha enquanto
pronuncia as palavras.
- No final, todos podem fazer a
leitura juntos.
OBS: Essa atividade pode ser
retomada várias vezes, utilizando palavras mais longas, bem como artigos (o, a)
e preposições (de, com, em).
4a) Exercícios com palavras curtas
e longas.
- Pronuncie um par de palavras
(por exemplo, leão e mosquito) e pergunte às crianças qual delas acham que é
maior. Quando tiverem respondido, mostre-lhes as palavras escritas para que
possam ver se suas avaliações estão corretas.
- Primeiro as crianças escutam
as palavras, depois o professor mostra as fichas.
Os jogos para desenvolver
consciência de palavras e frases devem ser explorados até que as crianças
entendam que a fala consiste em frases de diferentes tamanhos e que essas
frases, por sua vez, consistem em palavras, que também tem diferentes tamanhos.
Esse é o primeiro passo no caminho rumo à descoberta de que a linguagem oral é
feita de níveis de unidades linguísticas cada vez menores.
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