As
Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes
na vida das pessoas, seja no cotidiano social, seja no espaço escolar.
No entanto, o que se torna preciso hoje é a nova perspectiva da
interatividade. Com essa visão a convergência das mídias vem propor uma
transformação no papel da comunicação, onde os sujeitos passam de
simples consumidores ou receptores para, além disso, serem possíveis
autores de produção no processo de informação. Isto ao mesmo tempo.
Nesse contexto, o celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra
bem a convergência das mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se
reunidas várias funções. Frente a este cenário, convém destacar que: a
principal capacidade da convergência das mídias é a de possibilitar a
integração de dispositivos digitais e o seu uso sob demanda. Mas há um
aspecto mais evidente e importante a se destacar na contribuição da
convergência das mídias: a interatividade.
No âmbito escolar convivemos diariamente com uma diversidade de
tecnologias, dentre elas: o aparelho celular, o computar e a internet.
Todas estas, podendo ser utilizadas com enormes possibilidades (como
apoio a prática, produção de conhecimento ou apenas comunicação). Isto é
um fator que vem caracterizar que as convergências se fazem presente
nas atividades docentes. Entretanto, precisa haver um redimensionar de
suas possibilidades em favor da produção de conhecimento, tanto para os
alunos quanto para o professor, tendo sempre a interatividade com
propósito central. Fica evidente que a web 2.0 por ser um ambiente que
propicia a colaboração e autoria da informação, pode ser utilizada em
minha atuação profissional como ferramenta que potencializa diferentes
aprendizagens. Podendo ser usada só como apoio à prática, ou
principalmente, na produção de informações e conhecimentos (vídeo/blogs/
you tube pesquisas/redes sociais-orkut-msn/etc.).
Tecnologias móveis são ferramentas comuns à comunidade escolar e
sociedade. Então, refletir seu uso, possibilidades e implicações na ação
docente, torna-se um fator relevante para educadores e principalmente,
instituição escolar. Estes dispositivos fortemente presente no espaço
escolar pode se convergir na medida em que for usado na prática docente
com perspectiva pedagógica (em aula, apresentações, produções,
filmagens, fotografias) em tempo real e, ser compartilhado na web (you
tube/email/blog/etc.), também em tempo real. É notório hoje, afirmar que
os estudantes pensam de modo diferenciado em virtude das interações
vivenciadas a partir dos artefatos típicos da tecnologia digital. Em
face deste cenário de mobilidade e ubiquidade dos dispositivos e sua
conotação educativa podemos, de fato, afirmar que as tecnologias são
meio, apoio, suporte, que estruturam o modo de representar a informação.
Com o avanço das redes, da comunicação em tempo real, dos portais de
pesquisa, as tecnologias se transformaram em instrumentos fundamentais
para a mudança na educação.
POR ADRIENE MARIA DA COSTA LIMA
http://convergenciadosmeios.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário