A palavra mídia deriva da palavra meio, do latim médius,
significando aquilo que está no meio ou entre dois pontos. A partir
dessa definição, pode-se inferir que uma mídia educacional é um meio
através do qual se transmite ou constrói conhecimentos.
Há pouco tempo para alguns educadores existia o
temor de que os recursos tecnológicos aplicados à educação – as mídias
educacionais – iriam substituir os professores. Esse temor mostrou ser
sem fundamento, uma vez que uma mídia é apenas um meio e como tal não
pode substituir o professor. O que efetivamente ocorreu foi um processo
de incorporação das mídias como instrumentos para sistematizar a relação
de ensino-aprendizagem e a organização educacional, sendo os
professores os principais agentes de transformação por meio do desenvolvimento de projetos que sejam significativos para o aluno.
Com a evolução das mídias e a penetração de veículos de
comunicação multimídias fala-se muito sobre o embotamento dos sentidos e
da perda da sensibilidade, fruto do bombardeio de imagens e sons no
mundo contemporâneo. O excesso de informações e estímulos externos
dificultam a reflexão e a contemplação da realidade.
A velocidade que as novas tecnologias imprimiram
nos modos de vida reduziu expressivamente a noção de tempo e espaço,
porém a capacidade de reflexão e introspecção humana não evoluiu da
mesma forma que a capacidade de percepção, ou seja, a percepção capta
muitos estímulos que muitas vezes não são processados e não se tornar
significativos. Para que o indivíduo se insira de forma ativa e crítica
em meio à rapidez e a mistura de informações (verbais, visuais e
sonoras), característica da sociedade atual, é necessário desenvolver a habilidade de análise e síntese de modo simultâneo.
O processo de ensino-aprendizagem comprometido com a formação
global do indivíduo deve analisar criticamente o repertório de
informações disponíveis nas mídias. A educação para a mídia deve
funcionar levantando questionamentos, analisando as narrativas,
conectando idéias, levando o aluno a fazer relações e elaborações
pessoais sobre a sua visão da realidade, compartilhando-as no espaço da
sala de aula. Assim o docente poderá entender a maneira como o educando
elabora, recebe e processa as informações de caráter áudio-visual
veiculadas pelas mídias.
Dentre as mídias utilizadas no processo
ensino-aprendizagem as mais utilizadas são o material impresso, a
televisão/vídeo e o rádio. Além disso, tem-se a informática como uma das
principais mídias utilizadas na atualidade tendo a particularidade de ser uma mídia multimídia, uma vez que agrega recursos de diversos tipos.
http://www.infoescola.com/comunicacao/midias-educacionais/
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