terça-feira, 8 de abril de 2014

Atividades para alunos com Síndrome de Dawn



  • Brincar de cabanas, abrigos e esconderijos;


• Dramatizar livremente. Brincar com bonecas, telefone, roupas, bolsas, utensílios domésticos;

• Brincar de faz de conta;

• Ler e mostrar livros ilustrados com pequenas histórias, possibilitando que a criança repita do seu modo a história;

• Estimular a evocação de fatos já ocorridos;

• Estimular a criança a descobrir a relação de causa e efeito, por meio de brinquedos sonoros de montar e desmontar, apagar velinhas, etc.;

• Solicitar a criança a colocar objetos “em cima”, “em baixo” de mesas, cama, caixas, etc.;

• Ampliar o conhecimento das partes do corpo. Devemos brincar dando ordens relacionadas com a posição do corpo: “em pé”, “deitado”, “sentado”. Complementarem partes do corpo humano em tabuleiro;

• Permitir que observe objeto em pequenos e grandes espaços e em diferentes prismas;

• Oferecer objetos do mesmo e de diferentes tamanhos, estimulando-a a discriminação de “grande” e “pequeno”;

• Oferecer quebra-cabeças simples de objetos familiares compostos de algumas peças;

• Mostrar figuras, objetos ou miniaturas solicitando que a criança demonstre ou diga para que serve;

• Ampliar o vocabulário da criança;

• Mostrar ilustrações solicitando que a criança diga o que estão fazendo;

• Fazer perguntas envolvendo a qualidade dos objetos (grande, pequeno, cor, pesado, leve, quente, frio) e localização (em cima, em baixo);

• Estimular a criança a verbalizar o que está acontecendo agora, antes e depois;

• Desenvolver entonação ao cantar;

• Ensinar versinhos, canções com expressões corporais;

• Contar muitas historinhas e depois dramatizá-las;

• Estimular destreza manual permitindo que rabisque, brinque com massa de modelar, de encaixe, montar, desmontar, construir, derrubar, folhear revistas. Rabiscar na areia com o dedo, graveto. Pintura a dedo, rabiscar o chão com giz, carvão;

• Colocar cadeiras ou outros objetos e fazer a criança caminhar desviando-se dos mesmos.

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