sexta-feira, 20 de junho de 2014

Tralhando Copa do Mundo 2014







  •   Atividade

Em um primeiro momento será realizada a seguinte pergunta:
Qual o significado da copa para a família?

Para iniciar o projeto será apresentado o Globo terrestre para mostrar que existem muitos lugares e que cada parte colorida tem um nome, será identificado o Brasil. Após a identificação será mostrada imagens sobre costumes, músicas, comidas e pontos turísticos.
Os alunos poderão confeccionar a bandeira do Brasil, com recortes de revistas ou pintura, que ficará exposta na sala (serão identificadas as cores e formas geométricas).

Material: Globo terrestre, 1 papel cartão branco, guache (verde, azul, amarelo, branco), revistas.

  •   Atividade

Será realizada uma roda de conversa perguntando para os alunos “O que é futebol?” Cada resposta será anotada para a confecção de um painel.
Após a roda os alunos irão ver vídeos de crianças, personagens e animais jogando bola.

Material: Cartolina, Data show.

  •  Atividade

Através do Globo terrestre os alunos identificarão onde fica alguns países que participarão da copa.
Após a localização será  escolhido pelo professor um país para falar da cultura deste povo. Pode-se mostrar imagens e até mesmo vídeo. Será confeccionado um painel contendo semelhanças e diferenças do país com o Brasil.

Material: Cartolina, recorte de revistas, pincel atômico, TV.

  •   Atividade

Culinária: os alunos irão conhecer um pouco da comida típica da Itália.

- Itália: irá fazer Polenta

Ingredientes
• 2 litros de água
• 1 colher (sopa) de sal
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• 400 g de fubá mimoso

Preparo da Receita
Coloque a água para ferver e acrescente o sal e a manteiga. Assim que iniciar a fervura, comece a acrescentar o fubá aos poucos, mexendo sem parar para que não empelote. Colocado todo o fubá, continue a mexer regularmente. Para um perfeito cozimento, o ideal é que a polenta cozinhe por 30 minutos em fogo baixo. Despeje em um refratário e salpique com parmesão, podendo cobrir com o molho de sua preferência.

  •   Atividade
Explorando o Campo de Futebol. Os alunos serão levados à quadra da escola para perceber algumas formas geométricas que o compõe. Atividade de registro no caderno.


  •   Atividade

Confecção do campo de futebol usando diversos materiais a ser escolhido pelo professor e alunos – maquete.


  •   Atividade

Confecção da bola de futebol: os alunos pintarão a bola de isopor para reproduzir a bola de futebol. Este será um trabalho em grupo, para o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

Material: Bola de isopor (2 Grande), guache (preto, branco).


  •   Atividade

Reprodução da obra “Futebol” de Candido Portinari através da colagem dos personagens que aparece na obra, será realizada em papel colorido.


  •   Atividade

Pesquisa para os pais realizarem com os filhos sobre as cidades que receberão jogos da copa.

  •   Atividade
Fazer um campeonato de futebol, trabalhando as regras e noção de perder e ganhar.


  •   Atividade

Montagem do jogo da memória com a bandeira dos países trabalhados com caixa de leite e barbante.

Material: Caixa de leite (6), barbante, bandeiras (EVA).

  •   Atividade

Recorte de torcedores da copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz, triste, gritando).

  •  Atividade

Confecção do Hino Nacional com figuras. Será desenvolvida a linguagem oral e visual através das imagens.

Material: Hino Nacional, Figuras, cola, papel cartão branco (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário