terça-feira, 29 de março de 2016

Sequência Didática

Tema: Observar para conhecer

Período: 28/03 a 08/04/2016

Duração: 15 dias                             

 

Conteúdos:

Português

1.  Gênero textual: Conto, música e verbete.                                     
2.  Interpretação textual: “conto e música’’
3.   Estudo do texto base: “O reino das letras felizes e a música: A casa”
4.  Produção de texto: “reescrita do conto’’
5.  Gramática: substantivos próprios e comuns.
a)  Análise linguística.
b) Som/letra: C e G - letras/sons vocálicos;
Matemática

6.  Sistema de numeração decimal – dezena e unidade
   Situações problemas: ideia de juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar

Ciências Naturais

7.  Principais mudanças de estado físico da água: sólido para líquido, líquido para sólido, sólido para gasoso.

Ciências Sociais

8.  Problemas do bairro.

Religião

9.  A cultura religiosa na família.

Arte

10.         Tipos de desenhos – composição de cenas
11.         Cândido Portinari

Objetivos:
·    Identificar o gênero textual
·    Diferenciar os gêneros textuais
·    Localizar as situações expressas nos textos.
·    Identificar o sentido de algumas expressões usadas nos textos.
·    Relacionar texto lido ao texto escrito.
·    Identificar o som C e G ... na palavra-chave.
·    Relacionar o som inicial da palavra-chave a outras palavras iniciadas com esse mesmo som.
·    Realizar leitura decifratória das novas palavras formadas.
·    Fazer diagnóstico da leitura e escrita
·    Identificar substantivos próprio e comum
·    Escrever frases ditadas.
·    Reescrever texto estudado.
·    Estruturar texto fatiado.
·    Ordenar palavras pela ordem alfabética
·    Usar dicionário para encontrar significado de palavras
·    Perceber que o dicionário está em ordem alfabética
·    Apresentar argumentos para defender ideias.
·    Reconhecer o substantivo comum e próprio.
·    Compreender a ideia de dezenas e unidades agrupando-se de 10 em 10.
·    Resolver situação problemas envolvendo unidade e dezena;
·    Conceituar os estados físicos da água: solido liquido e gasoso e as principais mudança e vice e versa e liquido para gasoso. 
·    Observar e descrever as características dos bairros refletindo dobre a sua organização e a importância dos ambientes e serviços que o compõem para a qualidade de vida dos os moradores.
·      Conhecer e respeitar as diversas culturas religiosas;
·      Identificar os elementos que compõem a cena.
·      Analisar obras de Candido Portinari.
·      Conhecer a biografia de Candido Portinari.

                
 Estratégias pedagógicas:

1.    Leitura de textos diversificados na roda de conversa.
2.    Discussão a partir da história lida.
3.    Fala espontânea para quem quiser falar.
4.    Leitura natural do texto: (no cartaz).
5.    Interpretação oral do texto. Base
6.    Leitura didática.
7.    Comparação da estrutura do texto em relação a outros textos.
8.    Exercícios de consciência fonológica:
a)             Quantas sílabas têm essa palavra?
b)             Qual é o som?
c)              Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)             Quais letras se repetem na palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e)             Quantas silabas há nesta palavra? Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura, interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto – conto e música
13. Ditado de palavras e frases.
14. Atividades diagnósticas de Português e Matemática.
15. Projeção de histórias e vídeos em data show.
16. Audição de músicas para aprender e cantar.
17. Exploração dos números no calendário e tabela numérica.
18. Atividades com material concreto: palitos de picolé, material dourado e tampinha de garrafa.
19. Jogos – forme dez
20. Atividades de registros.
21. Observação dos estados físicos da água e atividade de sistematização.
22. Análise de imagens e componentes da cena analisada – a partir da representação da história - O reino das letras felizes.

                                 28/03/2016

1º- momentoRoda de conversa: Acolhida: oração- chamada, música: Planeta água no som.
Estimular os alunos a contar o que fizeram no feriadão, quais as letras que mais gostam e porquê, que palavras conseguem formar com estas letras;
Calendário- identificar o dia, o mês e o ano. Verificar se já estamos no final do mês...
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram mais meninos ou meninas? ...
Calendário- qual a data de hoje? Qual é o dia da semana? Que dia foi ontem? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês três? ...

2º- momento - Deleite: Leitura de paradidático: “Azul e lindo planeta, Terra nossa casa”.

3º momento: Atividades de leitura e interpretação
   1- Apresentação do cartaz com o texto base: No reino da letras felizes -  leitura natural do mesmo.
·     Leitura didática com as crianças (do texto base) a professora vai apontado palavra por palavra quando for lendo, para que à criança faça a relação do falado com o escrito. Perguntar para as crianças:
·       Qual é o gênero textual está sendo trabalhado?
·      Qual é a ideia principal do texto?

·    Quem são os personagens principais do texto?
·    Aonde se passa a história?
·    Em que época se passa a história?
·         Atividade de interpretação na folha, seguido de correção.
·         ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

LANCHE/ RECREIO

 4º momento: ciências naturais
Cantar música “Planeta Água” de Guilherme Arantes novamente com a letra da música impressa para cada aluno.
·         Conversar informalmente sobre a música e o gênero textual – chamar atenção para a diferença do gênero estudado mais cedo.
·         Questionar aos alunos o que eles acham que sejam estados físicos da água?
·         Atividade experimenta: material: Cubos de gelo, um copo com água, um espelho e uma toalha.
1.      Mostrar a água no copo e pedir que identifiquem e descreva como é a substancia contida no copo, associar o termo liquido ao estado observado pelos alunos.
2.      Em seguida, apresentar os cubos de gelo e pedir que identifiquem e descreva como é a substancia apresentada, associar as geleiras presentes na natureza, e as chuvas de granizo, com os cubos de gelo, ao “estado solido” perguntar para os alunos como é possível a água subir para as nuvens?
3.      Para explicar a presença da água no ar, solicite que um dos alunos expirem próximo ao espelho. Explicar que o vapor de água presente no ar que saem dos nossos pulmões pela respiração, ao entrar em contato com a superfície fria do espelho, formam gotículas que embaçam o espelho. Utilizar desta mesma explicação para justificar a formação de nuvens carregadas que se transformam em chuva,” estado gasoso” por fim molhar a toalha e perguntar para os alunos o que vai acontecer com a toalha se deixá-la na sala por um tempo? Porque ela fica seca? para que os alunos percebam a evaporação da água.
4.      Outra alternativa é levar os alunos à bancada da cantina e observar o vapor das panelas que estão no fogo.
Para casa: Atividade na folha de ciências naturais.

                            29/03/2016

1º momento 
·                Roda de conversa: música, oração e chamadinha
 Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram mais meninos ou meninas? ...
Calendário- Qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de março? Quantos dias faltam para sexta-feira? Que dia será amanhã? Qual é o mês?  Porque o chamamos de mês três? Qual o ano que estamos?
2º- momento – Deleite: Advinhas
        
  3º momento
·         Leitura natural do texto base com avental - No reino das letras felizes
·         Leitura didática do texto base;
·         Contar quantas frases tem o texto;
·         Quantas palavras têm cada frase;
·         Destacar a palavra chave no texto;
·         Contar quantas sílabas tem a palavra chave;
·         Solicitar que os alunos destaquem palavras com C e G no texto;
·         Ditem outras palavras com C e G - conforme eles vão falando a professora vai registrando no quadro, a partir desta palavras construir o banco de palavras.
·         Atividade de sistematização na folha, seguido de correção e orientação.




     4º momento: Matemática

Atividade 1:Formando amarradinhos de dez.

Sobre a mesa das crianças  ou sobre uma folha madeira no chão devem estar um vasilhame com os palitos de picolé e outro com a liga elástica.


Jogo do Forme Dez.   (exercitar o agrupar e trocar)
Observação 1: Jogar primeiro com toda turma para que os alunos entendam o jogo.



Material
Uma caixa com cerca de 100 palitos de picolé, elásticos circulares e um dado comum para cada grupo de cinco crianças (o professor poderá realizar a atividade com apenas um grupo, enquanto os outros fazem outra coisa).
Modo de jogar
Cada criança, na sua vez, joga o dado e pega a mesma quantidade de palitos da caixa. Deve-se sempre contar quantos palitos ela tem na mão. Ao formar 10 unidades, deve prendê-los com um elástico. Ganha quem formar primeiro um determinado número de grupos de 10 unidades, a ser determinado no início do jogo.
Observação: não há qualquer intenção de se explorar a ideia de dezena. A atividade é importante por propiciar repetidas contagens de quantidades até dez e o estabelecimento de relações entre elas, como: “eu tenho oito, quero ganhar dois ou mais no dado, para poder fazer um grupo.”



Observação 2: Dar tempo para as crianças pegarem a quantidade de palitos indicada na face sorteada do dado, contarem (identificarem a quantidade), fazerem o agrupamento de 10 (sempre que alcançarem essa quantidade). 

Atividade 2: Representando os amarradinhos e soltos.
  1. Entregar a cada aluno uma folha de papel em que eles irão desenhar um quadro constando as palavras SOLTOS E GRUPO ( onde os alunos devem colocar os palitos correspondentes)
  2. Observação: Esse registro pode ser feito a lápis no papel, mas se possível usar as fichas sobre o tapetinho. Cada criança terá dois conjuntos de fichas de 0 a 9. Isso dá mais mobilidade ao registro. Pois se pode mudar o número a medida que recebem uma quantidade diferente de palitos. 
Para casa: atividade na folha e ficha de leitura.

                            30/03/2016  

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de março? Quantos dias faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º- momento – Deleite: Paradidático: “Martelo, Marcelo e Marmelo”.
Conversa informal sobre a leitura realizada.

3º momento
·         Leitura natural do texto base: conto – No reino das letras felizes;
·         A partir do conto explicar o conteúdo, substantivos próprios e comuns;
·         Perguntar para os alunos o que é substantivo próprio e comum?
·         O que diferencia um do outro?

Os alunos formarão grupos e cada grupo recebe um envelope com fichinhas com palavras que são substantivos próprios e comuns escritos. Os alunos conversam entre si, separam os substantivos. A professora mediará a atividade, deixando os alunos resolverem os problemas (hipóteses) que surjam. Após conseguirem classificar as palavras, devem montar um cartaz.

Tomar leitura individual de alguns alunos e fazer registro sobre o que foi observado.

LANCHE/RECREIO


     4º momento: Matemática

ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Atividade 1: Realizar novamente o Jogo do Forme Dez. e colocar os resultados sobre o tapetinho novamente.
  Atividade 2: Após algumas jogadas fazer perguntas para verificar a compreensão do processo de agrupar quantidades de 10 em 10.
·         Para fazer um amarradinho de quantos palitos preciso?
·         Quantos palitos no máximo podem ficar sem amarrar?
·         Se tiver dez palitos, que devo fazer com eles?
·         Por que esses números anotados na folha ou representados sobre o tapetinho têm dois algarismos?
·         O que quer dizer um (1) a esquerda do três (no número 13)? (Observar as respostas, mas não explicar ainda o significado do valor posicional, apenas deixar a criança perceber que o algarismo 1 naquele momento está representando um grupo/ um amarradinho de 10)

Para casa: Atividade de matemática no livro páginas 24 a 26.


                                     31/03/2016  

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Amanhã ainda será Março? Este mês teve quantos dias? Qual mês que antecede a março?

2º- momento – Deleite: Texto informativo sobre a água (curiosidade).

3º momento
·         Correção da atividade de casa ( reforçar os conceitos de unidade e dezena)

4º momento
·         Leitura natural do texto base: No reino da letras felizes;
·         Chamar atenção dos alunos para a sequência das letras do alfabeto, quantas letras tem o nosso alfabeto...
·         Questionar aos alunos quem já fez uso do dicionário? Quem conhece? Sabe para que serve?
·         Procurar no dicionário o significado das palavras ALFA, BETA e OMEGA  – a professora deve explicar como é organizado um dicionário.
·         Registrar no caderno o significado das palavras – só depois que os alunos em trio conseguir localizar as palavras no dicionário.
·         Atividade no livro de Português pags. 16 a 19.

Lanche/ recreio

4º momento: Ciências Sociais

·         Questionar se os alunos conhecem o bairro que moram? Conhecem o bairro da escola?
·         Solicitar que em dupla os alunos observem as imagens constantes na página do livro 35.
·         Ler o texto constante na página 36. Conversar a respeito do texto...
·         Responder as questões constantes na pag. 37.

Para casa: atividade de pesquisa para casa pag. 39 - desafio (ciências sociais)

                                 1º/04/2016


1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Qual o dia da semana? Hoje estamos no início do mês, meio ou no final? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?

2º- momento – Leitura deleite: Telefone sem fio


3º momento: Arte e Português
Retornar a leitura do texto base e montar uma cena representativa coletivamente do texto.
·         Levar os alunos a perceberem os elementos que compõe a cena.

Fazer a festa das letras na sala de aula ( cada criança fica responsável por uma letra e as personagens: Alfa, Beta e Omega. Lanche coletivo e música para o baile)

Para casa: Atividade no livro de Português páginas 22 a 24.
Livro paradidático para leitura em casa com a família.
.

                                 04/04/2016

1º- momento - Roda de conversa: música- oração- chamada –
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Qual o dia da semana? Hoje estamos no início do mês, meio ou no final? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?

2º- momento - Leitura deleite: Tanto, tanto

3º momento:  Atividades de leitura e interpretação

   1-Cantar e ler a música: A casa
·         Conversar sobre o que fala a música. Questionar os alunos sobre o que a música fala? Para que público é esta música? Quem canta, será adulto ou criança? Há alguma palavra no texto que não é compreensível? Qual? Vamos procurar no dicionário?
·         Solicitar aos alunos em trio procurem no dicionário e registrem no caderno.
·         Explicar aos alunos que este texto pertence ao gênero textual música.
·         O professor pedirá aos alunos que procurem na letra das músicas as palavras que rimam e faça uma marca nas terminações que se combinam, podendo ser sugerido de maneira oral que os alunos digam outras que se assemelhem e as registrem no caderno.

5º momento- Ciências naturais

Assistir imagens sobre estados físicos da Água. (Data show)
Explicar aos alunos que a água passa por mudanças e que estas transformações são influencias do meio, como temperatura ou objetos.
Questionar aos alunos formas como a água se apresenta... (momento de escuta dos alunos)
Atividade na folha para sistematização.

Atividade de ciências naturais na folha para casa.

                                    05/04/2016

1º momento: Roda de conversa: música, oração e chamadinha
  Quantos somos hoje?  Quantos faltaram?  Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para     completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?  
   
    2º momento: Isto ou Aquilo

   3º momento
            Leitura didática do texto base: A casa
·         Questionar aos alunos o que há de semelhanças e diferenças neste gênero textual e o que estudamos na semana passada.
·         Colorir as palavras selecionadas da seguinte forma: a primeira sílaba com a cor amarela, a do meio com a cor verde e a última com a cor azul. Depois de marcadas pelas respectivas cores, pedir aos alunos que registrem as palavras no caderno, uma debaixo da outra e que façam um círculo com vermelho na palavra que contém o maior número de letras e um quadrado de cor laranja na palavra que contém o menor número de letras;
·         Colocar em ordem alfabética as palavras pintadas, separar as silabas, contar quantas sílabas cada palavra possui e procurar o significado das palavras no dicionário.
    
     4º momento: matemática
Atividade 1: Jogo do Forme DEZ –

Realizar novamente o jogo e relembrar as regras e as situações que podem surgir.

"Neste texto destacamos aspectos importantes da atividade lúdica associada à característica fundamental do jogo como atividade livre que permite propor, produzir e resolver situações-problema. A criação de problemas é feita a partir de uma abordagem na qual se utiliza a estrutura material e o mundo imaginário propostos no jogo, buscando respeitar as regras tomadas pelos jogadores. Cada jogador deve, ao mesmo tempo em que cria problemas, tentar resolver os problemas impostos pelos adversários e pelas próprias situações da atividade.” P.14 – Caderno 3 – PNAIC.."


Atividade 2:
a)      Dividir a turma em duas equipes A e B, jogar e registrar os resultados de cada rodada em uma tabela no quadro e após quinze rodadas convidar os alunos a pensar:

Equipe “A”
Equipe “B”
1ª rodada

2ª rodada


3ª rodada


4ª rodada


5ª rodada


6ª rodada


7ª rodada


8ª rodada


9ª rodada


10ª rodada


11ª rodada


12ª rodada


13ª rodada


14ª rodada


15ª rodada



Observação: Neste caso as equipes começam com zero pontos e o objetivo é chegar primeiro aos 50 pontos fazendo todas as trocas necessárias.

1-      Qual foi a equipe vencedora?_________Com quantos pontos?________
2-      Qual a diferença de pontos entre a equipe que venceu e a equipe que perdeu?____
3-      Em alguma rodada o jogo esteve empatado? Qual?________
4-      Por que o nome do jogo é Forme DEZ ?_______

Para Casa: Atividade de matemática na folha

                                   06/04/2016
   
1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantos faltaram?  Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?      
  
2º momento: Deleite: “O coelho que não era de páscoa”

3º momento
·         Leitura do texto base – escolher três alunos para fazer a leitura sequencial em voz alta;
·         Formar frases com as palavras selecionadas no dia anterior, chamar a atenção para a pontuação que se coloca na frases – professora explicar o que é virgula, ponto e dois pontos.
·         Após explicação da professora rever as frases criadas e corrigi-las.
·         Registrar no caderno.

Lanche/ recreio

4º momento: Matemática.

Atividade 1: Relembrar o jogo do Sempre Dez  e propor algumas situações – problema que a criança irá resolver utilizando os amarradinhos e soltos, colocando-os sobre o tapetinho.
Situação 1: Em determinado momento do jogo a equipe A tinha 3 amarradinhos de dez e sete soltos e a equipe B tinha 3 amarradinhos de dez e cinco soltos. Qual das equipes estava mais perto de chegar a cinqüenta? E quanto faltava para cada uma completar 50?

Situação 2: A equipe A tinha dois amarradinhos de dez e sete soltos, ao jogar o dado o número sorteado foi seis. Com que quantidade o grupo ficou ao pegar os seis canudinhos? O número de amarradinhos aumentou? Se houve um aumento no número de amarradinhos explique porque isso aconteceu?
                                 
·         Registrar no caderno ( cada situação é colocada por vez, espera dos alunos resolverem... o professor deve acompanhar de perto esta atividade)

Para casa: atividade no livro de Português páginas 25 a 27.


                                07/04/2016  

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram quantos? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias tem este mês?

  2º momento: Leitura deleite – Só um minutinho – Ana Maria Machado

 3º momento:
·         Leitura do texto base coletivamente.
·         Questionar aos alunos quem é o autor do texto? Ler a biografia do autor.
·         Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração de uma casa muito engraçada e uma de sua casa. A professora pedirá para a criança fazer uma comparação entre a “Casa muito Engraçada” e a sua casa. Perguntando: Qual é a diferença entra as duas casas? O que elas têm de parecido? A professora ouvirá a opinião das crianças.
·         Após a reflexão do item anterior, os alunos em dupla ordenar o texto fatiado da música.
·         Registrar no caderno.
·         Retomar substantivo próprio e comum em atividade na folha para casa ( envolvido no texto lido, inclusive a biografia)

  Lanche/ recreio

4º momento: Ciências Sociais

·         Quem gostaria de explicar para nós o que é bairro?
·         Fale um pouco do lugar onde você mora... (escuta dos alunos)
·         Como se chama o bairro aonde você mora?
·         Você tem muitos amigos em seu bairro e brinca com eles?
·         Em seu bairro têm lojas, escolas, espaços de lazer?
·         O que precisa melhorar em seu bairro?
·         Você conhece outros bairros do município de Barreiras?
·         Quem sabe quantos bairros têm nossa cidade?

·         Explicar: Geralmente as cidades são divididas em partes menores, que chamamos de bairro. Os bairros são espaços onde as pessoas moram, estudam, trabalham se divertem e convivem umas com as outras. Neles, há ruas, avenidas, e construções como casa, prédios e estabelecimentos comerciais e são diferentes um dos outros. 
·         Conforme o desenho que os alunos fizeram no momento anterior sobre sua casa, adentrar no tema bairro, questionando a eles se a casa deles é típica do bairro ou ela se diferencia? Por quê?
·         Ouvir os alunos e leva-los a perceber que o bairro pode ter muitas necessidades. Fazer levantamento destas necessidades e registrar no quadro.
·         Com os dados da pesquisa realizada em casa construir duas tabelas coletivamente com os alunos.


                         08/04/2016


1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz aniversário esta semana? Amanhã que dia é? Tem aula?

2º momento: Leitura deleite – Poema: Cidadezinha cheia de graça ( Mario Quintana)

3º momento: Arte
·         Falar sobre Cândido Portinari – apresentar algumas imagens de suas obras.
·         Escolher uma tela dele e solicitar aos alunos que analisem a obra, a cena, a composição...
·         Reproduzir no caderno de desenho.
  
Para casa: atividade na folha e livro paradidático.

OBS: Existem contribuições preciosas da professora Ana Maria Porto nesta sequência.

Um comentário:

  1. Prima, sua sequência didática é muito organizada e bem estruturada. Você capricha! Beijos!

    ResponderExcluir