Período: 28/03
a 08/04/2016
Duração: 15 dias
Conteúdos:
1. Gênero
textual: Conto, música e verbete.
3. Estudo do texto base: “O reino das letras
felizes e a música: A casa”
4. Produção
de texto: “reescrita do conto’’
5. Gramática:
substantivos próprios e comuns.
a) Análise
linguística.
b) Som/letra:
C e G - letras/sons vocálicos;
Matemática
6. Sistema
de numeração decimal – dezena e unidade
Situações problemas: ideia de
juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar
Ciências Naturais
7. Principais
mudanças de estado físico da água: sólido para líquido, líquido para sólido,
sólido para gasoso.
Ciências Sociais
8. Problemas
do bairro.
Religião
9. A
cultura religiosa na família.
Arte
10.
Tipos de desenhos – composição de cenas
11.
Cândido Portinari
Objetivos:
·
Identificar o gênero textual
·
Diferenciar os gêneros textuais
·
Localizar as situações expressas nos textos.
·
Identificar o sentido de algumas expressões
usadas nos textos.
·
Relacionar texto lido ao texto escrito.
·
Identificar o som C e G ... na palavra-chave.
·
Relacionar o som inicial da palavra-chave a
outras palavras iniciadas com esse mesmo som.
·
Realizar leitura decifratória das novas palavras
formadas.
·
Fazer diagnóstico da leitura e escrita
·
Identificar substantivos próprio e comum
· Escrever
frases ditadas.
· Reescrever
texto estudado.
· Estruturar
texto fatiado.
· Ordenar
palavras pela ordem alfabética
· Usar
dicionário para encontrar significado de palavras
· Perceber
que o dicionário está em ordem alfabética
· Apresentar
argumentos para defender ideias.
·
Reconhecer o substantivo comum e próprio.
·
Compreender
a ideia de dezenas e unidades agrupando-se de 10 em 10.
·
Resolver situação problemas envolvendo unidade e
dezena;
· Conceituar os estados físicos da água: solido
liquido e gasoso e as principais mudança e vice e versa e liquido para
gasoso.
· Observar
e descrever as características dos bairros refletindo dobre a sua organização e
a importância dos ambientes e serviços que o compõem para a qualidade de vida
dos os moradores.
·
Conhecer e respeitar as diversas culturas
religiosas;
·
Identificar os elementos que compõem a cena.
·
Analisar obras de Candido Portinari.
·
Conhecer a biografia de Candido Portinari.
Estratégias pedagógicas:
1. Leitura
de textos diversificados na roda de conversa.
2. Discussão
a partir da história lida.
3. Fala
espontânea para quem quiser falar.
4. Leitura
natural do texto: (no cartaz).
5. Interpretação
oral do texto. Base
6. Leitura
didática.
7. Comparação
da estrutura do texto em relação a outros textos.
8. Exercícios
de consciência fonológica:
a)
Quantas sílabas têm essa palavra?
b)
Qual é o som?
c)
Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)
Quais letras se repetem na palavra? Que outras
palavras posso formar com estas letras?
e)
Quantas silabas há nesta palavra? Com esta
silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura,
interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a
partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto –
conto e música
13. Ditado de palavras e
frases.
14. Atividades diagnósticas de
Português e Matemática.
15. Projeção de histórias e
vídeos em data show.
16. Audição de músicas para
aprender e cantar.
17. Exploração dos números no
calendário e tabela numérica.
18. Atividades com material
concreto: palitos de picolé, material dourado e tampinha de garrafa.
19. Jogos – forme dez
20. Atividades de registros.
21. Observação dos estados
físicos da água e atividade de sistematização.
22. Análise de imagens e
componentes da cena analisada – a partir da representação da história - O reino
das letras felizes.
1º- momento – Roda de conversa: Acolhida: oração-
chamada, música: Planeta água no som.
Estimular os alunos a contar o que fizeram no feriadão, quais as letras
que mais gostam e porquê, que palavras conseguem formar com estas letras;
Calendário- identificar o dia, o mês e o ano. Verificar se já estamos no
final do mês...
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram
mais meninos ou meninas? ...
Calendário- qual a data de hoje? Qual é o dia da semana? Que dia foi
ontem? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês três? ...
2º- momento - Deleite: Leitura
de paradidático: “Azul e lindo planeta, Terra nossa casa”.
3º momento: Atividades de
leitura e interpretação
1- Apresentação do cartaz com o
texto base: No reino da letras felizes - leitura natural do mesmo.
· Leitura didática com as crianças (do texto base)
a professora vai apontado palavra por palavra quando for lendo, para que à
criança faça a relação do falado com o escrito. Perguntar para as crianças:
· Qual é o gênero textual está sendo trabalhado?
· Qual é a ideia principal do texto?
·
Quem são os personagens principais do texto?
·
Aonde se passa a história?
·
Em que época se passa a história?
·
Atividade de interpretação na folha, seguido de
correção.
·
ATIVIDADE
DIAGNÓSTICA
LANCHE/ RECREIO
Cantar música “Planeta Água” de Guilherme Arantes novamente com a letra
da música impressa para cada aluno.
·
Conversar informalmente sobre a música e o
gênero textual – chamar atenção para a diferença do gênero estudado mais cedo.
·
Questionar aos alunos o que eles acham que sejam
estados físicos da água?
·
Atividade experimenta: material: Cubos de gelo,
um copo com água, um espelho e uma toalha.
1.
Mostrar a água no copo e pedir que identifiquem e
descreva como é a substancia contida no copo, associar o termo liquido ao
estado observado pelos alunos.
2.
Em seguida, apresentar os cubos de gelo e pedir que
identifiquem e descreva como é a substancia apresentada, associar as geleiras
presentes na natureza, e as chuvas de granizo, com os cubos de gelo, ao “estado
solido” perguntar para os alunos como é possível a água subir para as nuvens?
3.
Para explicar a presença da água no ar, solicite que um
dos alunos expirem próximo ao espelho. Explicar que o vapor de água presente no
ar que saem dos nossos pulmões pela respiração, ao entrar em contato com a superfície
fria do espelho, formam gotículas que embaçam o espelho. Utilizar desta mesma
explicação para justificar a formação de nuvens carregadas que se transformam
em chuva,” estado gasoso” por fim molhar a toalha e perguntar para os alunos o
que vai acontecer com a toalha se deixá-la na sala por um tempo? Porque ela
fica seca? para que os alunos percebam a evaporação da água.
4.
Outra alternativa é levar os alunos à bancada da
cantina e observar o vapor das panelas que estão no fogo.
Para casa: Atividade na folha
de ciências naturais.
1º momento
·
Roda de conversa: música, oração e chamadinha
Quantos somos hoje? Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos
somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram mais meninos ou meninas? ...
Calendário- Qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de março? Quantos dias faltam para
sexta-feira? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês três? Qual o ano que
estamos?
2º- momento – Deleite: Advinhas
3º momento
·
Leitura natural do texto base com avental - No
reino das letras felizes
·
Leitura didática do texto base;
·
Contar quantas frases tem o texto;
·
Quantas palavras têm cada frase;
·
Destacar a palavra chave no texto;
·
Contar quantas sílabas tem a palavra chave;
·
Solicitar que os alunos destaquem palavras com C
e G no texto;
·
Ditem outras palavras com C e G - conforme eles
vão falando a professora vai registrando no quadro, a partir desta palavras
construir o banco de palavras.
·
Atividade de sistematização na folha, seguido de
correção e orientação.
|
4º momento: Matemática
Atividade
1:Formando amarradinhos de dez.
Jogo do Forme Dez. (exercitar o agrupar e trocar)
Sobre a mesa das crianças ou sobre uma folha madeira no chão devem estar um vasilhame com os palitos de picolé e outro com a liga elástica. |
Jogo do Forme Dez. (exercitar o agrupar e trocar)
Observação 1: Jogar primeiro com toda turma para que os alunos entendam o
jogo.
Material
Uma caixa
com cerca de 100 palitos de picolé, elásticos circulares e um dado comum
para cada grupo de cinco crianças (o professor poderá realizar a atividade
com apenas um grupo, enquanto os outros fazem outra coisa).
Modo de jogar
Cada criança,
na sua vez, joga o dado e pega a mesma quantidade de palitos da caixa.
Deve-se sempre contar quantos palitos ela tem na mão. Ao formar 10
unidades, deve prendê-los com um elástico. Ganha quem formar primeiro um
determinado número de grupos de 10 unidades, a ser determinado no início do
jogo.
Observação:
não há qualquer intenção de se explorar a ideia de dezena. A atividade é
importante por propiciar repetidas contagens de quantidades até dez e o
estabelecimento de relações entre elas, como: “eu tenho oito, quero ganhar
dois ou mais no dado, para poder fazer um grupo.”
|
Observação 2: Dar tempo para as crianças pegarem a quantidade de palitos
indicada na face sorteada do dado, contarem (identificarem a quantidade), fazerem
o agrupamento de 10 (sempre que alcançarem essa quantidade).
Atividade 2:
Representando os amarradinhos e soltos.
- Entregar a cada aluno uma folha de papel em que eles irão desenhar um quadro constando as palavras SOLTOS E GRUPO ( onde os alunos devem colocar os palitos correspondentes)
- Observação: Esse registro pode ser feito a lápis no papel, mas se possível usar as fichas sobre o tapetinho. Cada criança terá dois conjuntos de fichas de 0 a 9. Isso dá mais mobilidade ao registro. Pois se pode mudar o número a medida que recebem uma quantidade diferente de palitos.
Para casa: atividade na folha e ficha
de leitura.
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos
faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de março? Quantos dias faltam até
sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
Conversa informal sobre a leitura realizada.
3º momento
·
Leitura natural do texto base: conto – No reino
das letras felizes;
·
A partir do conto explicar o conteúdo, substantivos
próprios e comuns;
·
Perguntar para os alunos o que é substantivo
próprio e comum?
·
O que diferencia um do outro?
Os alunos formarão grupos e cada grupo recebe um envelope com fichinhas com palavras que são substantivos próprios e comuns escritos. Os alunos conversam entre si, separam os substantivos. A professora mediará a atividade, deixando os alunos resolverem os problemas (hipóteses) que surjam. Após conseguirem classificar as palavras, devem montar um cartaz.
Tomar leitura individual de alguns alunos e fazer registro sobre o que foi observado.
LANCHE/RECREIO
4º momento: Matemática
Os alunos formarão grupos e cada grupo recebe um envelope com fichinhas com palavras que são substantivos próprios e comuns escritos. Os alunos conversam entre si, separam os substantivos. A professora mediará a atividade, deixando os alunos resolverem os problemas (hipóteses) que surjam. Após conseguirem classificar as palavras, devem montar um cartaz.
Tomar leitura individual de alguns alunos e fazer registro sobre o que foi observado.
LANCHE/RECREIO
4º momento: Matemática
ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
Atividade
1: Realizar novamente o Jogo do Forme Dez. e colocar os resultados sobre o
tapetinho novamente.
Atividade
2: Após algumas jogadas fazer perguntas para verificar a compreensão do
processo de agrupar quantidades de
10 em 10.
·
Para fazer um amarradinho de quantos palitos
preciso?
·
Quantos palitos no máximo podem ficar sem
amarrar?
·
Se tiver dez palitos, que devo fazer com eles?
·
Por que esses números anotados na folha ou
representados sobre o tapetinho têm dois algarismos?
·
O que quer dizer um (1) a esquerda do três (no
número 13)? (Observar as respostas, mas não explicar ainda o significado do
valor posicional, apenas deixar a criança perceber que o algarismo 1 naquele
momento está representando um grupo/ um amarradinho de 10)
Para casa: Atividade de
matemática no livro páginas 24 a 26.
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos
faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Amanhã ainda será Março? Este mês teve quantos dias? Qual mês que antecede a março?
2º- momento – Deleite: Texto
informativo sobre a água (curiosidade).
3º momento
·
Correção da atividade de casa ( reforçar os conceitos de unidade e dezena)
4º momento
·
Leitura natural do texto base: No reino da
letras felizes;
·
Chamar atenção dos alunos para a sequência das
letras do alfabeto, quantas letras tem o nosso alfabeto...
·
Questionar aos alunos quem já fez uso do
dicionário? Quem conhece? Sabe para que serve?
·
Procurar no dicionário o significado das palavras ALFA, BETA e OMEGA – a professora deve explicar como é organizado um dicionário.
·
Registrar no caderno o significado das palavras –
só depois que os alunos em trio conseguir localizar as palavras no dicionário.
·
Atividade no livro de Português pags. 16 a 19.
Lanche/ recreio
4º momento: Ciências Sociais
·
Questionar se os alunos conhecem o bairro que
moram? Conhecem o bairro da escola?
·
Solicitar que em dupla os alunos observem as
imagens constantes na página do livro 35.
·
Ler o texto constante na página 36. Conversar a
respeito do texto...
·
Responder as questões constantes na pag. 37.
Para casa: atividade de
pesquisa para casa pag. 39 - desafio (ciências sociais)
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Quantos
faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Qual o dia da semana? Hoje estamos no início do mês, meio ou no final? Tem
alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º- momento – Leitura deleite: Telefone sem fio
3º momento: Arte e Português
Retornar a leitura do texto base e montar uma cena representativa
coletivamente do texto.
·
Levar os alunos a perceberem os elementos que
compõe a cena.
Fazer a festa das letras na sala de aula ( cada criança fica responsável por uma letra e as personagens: Alfa, Beta e Omega. Lanche coletivo e música para o baile)
Para casa:
Atividade no livro de Português páginas 22 a 24.
Livro
paradidático para leitura em casa com a família.
.
1º- momento - Roda de
conversa: música- oração- chamada –
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Quantos
faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Qual o dia da semana? Hoje estamos no início do mês, meio ou no final? Tem
alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º- momento - Leitura deleite:
Tanto, tanto
3º momento: Atividades
de leitura e interpretação
1-Cantar e ler a música: A casa
·
Conversar sobre o que fala a música. Questionar
os alunos sobre o que a música fala? Para que público é esta música? Quem
canta, será adulto ou criança? Há alguma palavra no texto que não é
compreensível? Qual? Vamos procurar no dicionário?
·
Solicitar aos alunos em trio procurem no
dicionário e registrem no caderno.
·
Explicar aos alunos que este texto pertence ao
gênero textual música.
·
O professor pedirá aos alunos que procurem na
letra das músicas as palavras que rimam e faça uma marca nas terminações que se
combinam, podendo ser sugerido de maneira oral que os alunos digam outras que
se assemelhem e as registrem no caderno.
5º momento- Ciências naturais
Assistir imagens sobre estados físicos da Água. (Data show)
Explicar aos alunos que a água passa por mudanças e que estas
transformações são influencias do meio, como temperatura ou objetos.
Questionar aos alunos formas como a água se apresenta... (momento de escuta dos alunos)
Questionar aos alunos formas como a água se apresenta... (momento de escuta dos alunos)
Atividade na folha para sistematização.
Atividade de ciências naturais na folha para casa.
1º momento: Roda de conversa:
música, oração e chamadinha
Quantos somos hoje? Quantos faltaram? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...)
quantos faltam para completar a
quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?
2º momento: Isto ou Aquilo
3º momento
Leitura didática do texto base: A
casa
·
Questionar aos alunos o que há de semelhanças e
diferenças neste gênero textual e o que estudamos na semana passada.
·
Colorir as palavras selecionadas da seguinte
forma: a primeira sílaba com a cor amarela, a do meio com a cor verde e a
última com a cor azul. Depois de marcadas pelas respectivas cores, pedir aos
alunos que registrem as palavras no caderno, uma debaixo da outra e que façam
um círculo com vermelho na palavra que contém o maior número de letras e um
quadrado de cor laranja na palavra que contém o menor número de letras;
·
Colocar em ordem alfabética as palavras pintadas,
separar as silabas, contar quantas sílabas cada palavra possui e procurar o significado das palavras no dicionário.
4º momento: matemática
Atividade 1: Jogo do Forme DEZ –
"Neste texto destacamos
aspectos importantes da atividade lúdica associada à característica fundamental
do jogo como atividade livre que permite propor, produzir e resolver
situações-problema. A criação de problemas é feita a partir de uma abordagem na
qual se utiliza a estrutura material e o mundo imaginário propostos no jogo,
buscando respeitar as regras tomadas pelos jogadores. Cada jogador deve, ao
mesmo tempo em que cria problemas, tentar resolver os problemas impostos pelos
adversários e pelas próprias situações da atividade.” P.14 – Caderno 3 –
PNAIC.."
Atividade 2:
a) Dividir
a turma em duas equipes A e B, jogar e registrar os resultados de cada rodada
em uma tabela no quadro e após quinze rodadas convidar os alunos a pensar:
Equipe “A”
|
Equipe “B”
|
|
1ª rodada
|
||
2ª rodada
|
||
3ª rodada
|
||
4ª rodada
|
||
5ª rodada
|
||
6ª rodada
|
||
7ª rodada
|
||
8ª rodada
|
||
9ª rodada
|
||
10ª rodada
|
||
11ª rodada
|
||
12ª rodada
|
||
13ª rodada
|
||
14ª rodada
|
||
15ª rodada
|
Observação: Neste caso
as equipes começam com zero pontos e o objetivo é chegar primeiro aos 50
pontos fazendo todas as trocas necessárias.
|
1-
Qual foi a equipe vencedora?_________Com quantos
pontos?________
2-
Qual a diferença de pontos entre a equipe que venceu e
a equipe que perdeu?____
3-
Em alguma rodada o jogo esteve empatado? Qual?________
4-
Por que o nome do jogo é Forme DEZ ?_______
Para Casa: Atividade de
matemática na folha
1º momento: Roda de conversa:
música, oração, chamada.
Quantos somos
hoje? Quantos faltaram? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...)
quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?
2º momento: Deleite: “O coelho
que não era de páscoa”
3º momento
·
Leitura do texto base – escolher três alunos
para fazer a leitura sequencial em voz alta;
·
Formar frases com as palavras selecionadas no
dia anterior, chamar a atenção para a pontuação que se coloca na frases –
professora explicar o que é virgula, ponto e dois pontos.
·
Após explicação da professora rever as frases
criadas e corrigi-las.
·
Registrar no caderno.
4º momento: Matemática.
Atividade 1: Relembrar o jogo do Sempre Dez e propor algumas situações – problema que a
criança irá resolver utilizando os amarradinhos e soltos, colocando-os sobre o
tapetinho.
Situação 1: Em determinado momento do jogo a equipe A tinha 3
amarradinhos de dez e sete soltos e a equipe B tinha 3 amarradinhos de dez e
cinco soltos. Qual das equipes estava mais perto de chegar a cinqüenta? E
quanto faltava para cada uma completar 50?
Situação 2: A equipe A tinha dois amarradinhos de dez e sete
soltos, ao jogar o dado o número sorteado foi seis. Com que quantidade o grupo
ficou ao pegar os seis canudinhos? O número de amarradinhos aumentou? Se houve
um aumento no número de amarradinhos explique porque isso aconteceu?
·
Registrar no caderno ( cada situação é colocada por vez, espera dos alunos resolverem... o professor deve acompanhar de perto esta atividade)
Para casa: atividade no livro
de Português páginas 25 a 27.
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram quantos? Quantos
faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até
sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias tem este mês?
2º
momento: Leitura deleite – Só um minutinho – Ana Maria Machado
3º
momento:
·
Leitura do texto base coletivamente.
·
Questionar aos alunos quem é o autor do texto?
Ler a biografia do autor.
·
Pedir aos alunos para fazerem uma ilustração de
uma casa muito engraçada e uma de sua casa. A professora pedirá para a criança
fazer uma comparação entre a “Casa muito Engraçada” e a sua casa. Perguntando:
Qual é a diferença entra as duas casas? O que elas têm de parecido? A
professora ouvirá a opinião das crianças.
·
Após a reflexão do item anterior, os alunos em
dupla ordenar o texto fatiado da música.
·
Registrar no caderno.
·
Retomar substantivo próprio e comum em atividade
na folha para casa ( envolvido no texto lido, inclusive a biografia)
Lanche/ recreio
4º momento: Ciências Sociais
·
Quem gostaria de explicar para nós o que é
bairro?
·
Fale um pouco do lugar onde você mora... (escuta dos alunos)
·
Como se chama o bairro aonde você mora?
·
Você tem muitos amigos em seu bairro e brinca
com eles?
·
Em seu bairro têm lojas, escolas, espaços de
lazer?
·
O que precisa melhorar em seu bairro?
·
Você conhece outros bairros do município de
Barreiras?
·
Quem sabe quantos bairros têm nossa cidade?
·
Explicar: Geralmente as cidades são divididas em
partes menores, que chamamos de bairro. Os bairros são espaços onde as pessoas
moram, estudam, trabalham se divertem e convivem umas com as outras. Neles, há
ruas, avenidas, e construções como casa, prédios e estabelecimentos comerciais
e são diferentes um dos outros.
·
Conforme o desenho que os alunos fizeram no
momento anterior sobre sua casa, adentrar no tema bairro, questionando a eles
se a casa deles é típica do bairro ou ela se diferencia? Por quê?
·
Ouvir os alunos e leva-los a perceber que o
bairro pode ter muitas necessidades. Fazer levantamento destas necessidades e
registrar no quadro.
·
Com os dados da pesquisa realizada em casa
construir duas tabelas coletivamente com os alunos.
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar
a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz aniversário esta
semana? Amanhã que dia é? Tem aula?
2º momento: Leitura deleite – Poema: Cidadezinha cheia de graça (
Mario Quintana)
3º momento: Arte
·
Falar sobre Cândido Portinari – apresentar
algumas imagens de suas obras.
·
Escolher uma tela dele e solicitar aos alunos
que analisem a obra, a cena, a composição...
·
Reproduzir no caderno de desenho.
Para casa: atividade na folha e livro
paradidático.
OBS: Existem contribuições preciosas da professora Ana Maria Porto nesta sequência.
Prima, sua sequência didática é muito organizada e bem estruturada. Você capricha! Beijos!
ResponderExcluir