terça-feira, 29 de março de 2016

Desenvolvimento da Sequência Didática




Este foi o momento de apresentação do texto base para os alunos conforme consta na sequência didática da semana. Como não encontrei o livro no formato tradicional, fiz uma impressão para que eu realizasse a leitura, além de fixar na parede o texto que deverá está a disposição dos alunos para leitura e realização de atividades.
Além de explorar a leitura propriamente dita, é possível fazer o trabalho de consciência fonológica a partir deste texto, por isso a relevância dele estar bem posicionado na sala, a todo instante será recorrido nos dias que segue.
O texto base é aquele que usamos durante a semana para maior exploração, isso não impede de trabalharmos outros textos, principalmente em outras áreas do conhecimento. No entanto,  é importante observar, especialmente nas classes de alfabetização, que interdisciplinar as abordagens estudadas, facilitará e muito o trabalho do professor na otimização do tempo.


No desenvolvimento foi notado que alguns alunos não diferenciavam vogais e consoantes. Então em pequenos grupos com o alfabeto móvel, solicitei que eles fizessem a separação das vogais e consoantes, formassem silabas e palavras.
É possível ainda colocar eles para formarem frases relacionados ao texto base. Depois solicitar aos alunos que registrem as produções no caderno, sempre.

Na aula de Ciências da Natureza, como o tema é água, levei os alunos para a quadra da escola, coloquei-os em circulo no centro coloquei uma barra de gelo que trouxe de casa que já estava derretendo. Neste momento foi feito alguns questionamentos, como: o que vocês estão vendo? de que maneira a água se encontro? ela sempre se apresenta desta maneira?...
As observações foram extremamente ricas e eles sentiram necessidades de tocar na pedra de gelo. Observaram que ela estava dura, apesar de estar derretendo.
Coloquei a pedra no local da quadra onde mais estava exposta ao sol e solicitei que continuassem a observar. Constataram que a pedra exposta ao calor do sol mais rapidamente derrete, voltando ao estado liquido.
Por fim, levei os alunos à bancada da cantina para observar uma panela enorme de cuscuz que estava no fogo e que quando suspendia a tampa observava-se a fumaça tão constante saindo do cuscuzeiro. Neste momento alguns alunos constataram que era o vapor da água.
Retornaram à sala para fazerem registros das observações realizadas na aula de Ciências.

Em Matemática expliquei detalhadamente as regras do jogo Forme 10, exemplifiquei no quadro como proceder passo a passo, de modo que eles tivessem compreensão do mesmo. Dividir os grupos e distribuir o material necessário.
Alguns grupos conseguiram cumprir o esperado, mas outros não, em virtude da falta de compreensão ou desorganização de alguns membros. 
Mas este fato não deve servir para desestimular, pelo contrário é importante a continuidade. É natural que nos primeiros momentos de atividades em grupo, algumas crianças deixem que brincadeiras e conversas tirem o foco.
Creio que a ajuda de uma segunda pessoa na sala para este momento é importante, visto que conforme a atividade segue o professor precisa acompanhar cada grupo para fazer as inferências necessárias e ajudá-los nas dificuldades surgidas. Outra sugestão, é parte da turma se ocupar de uma atividade, enquanto o restante segue com o jogo.

Isto que está posto aqui são as impressões dos dois dias que se seguiram com a sequência.


Abraços fraternos,

Ananda Lima 
ananda.nandinha@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário