Duração: 15 dias
Português
1. Gênero
textual: Bilhete, carta e verbete.
2. Interpretação
textual: “bilhete e carta’’
3. Estudo do texto base: “Bilhete e carta”
4. Produção
de texto: “escrita de bilhete e carta’’
5. Gramática:
número e grau do substantivo.
a) Análise
linguística.
b) Som/letra:
- on, an, en, in, on, un;
Matemática
6. Sistema
de numeração decimal – centena, dezena e unidade / sequência numérica 2 em 2, 4
em 4, 5 em 5, 10 em 10.
7. Números
e estatística
8. Figuras
geométricas
Ciências Naturais
9. Ciclo
da água.
Ciências Sociais
10.
Fundação das cidades.
11.
Representação dos bairros.
Religião
12.
Adoração a Deus.
Arte
13.
Desenho de paisagem e natureza-morta – composição de
cenas
14.
Cândido Portinari
15.
Cores primarias
Objetivos:
·
Identificar e caracterizar o gênero textual
·
Diferenciar os gêneros textuais
·
Localizar as situações expressas nos textos.
·
Identificar o sentido de algumas expressões
usadas nos textos.
·
Compreender a estrutura do bilhete e
da carta
·
Conhecer a estrutura texto que faz parte do
repertório popular de nossa cultura.
·
Escrever um bilhete em um contexto de
comunicação real.
·
Diferenciar a linguagem escrita da linguagem
falada.
·
Organizar, oralmente, um texto em linguagem
escrita.
·
Participar da produção coletiva de texto de
relevância social
·
Relacionar texto lido ao texto escrito.
·
Participar de situação de escrita em duplas.
·
Desenvolver alguns comportamentos de escritor:
planejar o que vai escrever;
·
Identificar o som an, en, in, on, un na palavra-chave.
·
Construir banco de palavras.
·
Relacionar o som inicial da palavra-chave a
outras palavras iniciadas com esse mesmo som.
·
Realizar leitura decifratória das novas palavras
formadas.
·
Fazer ditado de palavras e frases.
· Escrever
bilhete e carta.
· Identificar
a estrutura de uma carta.
· Conhecer
o suporte textual – envelope.
· Estruturar
texto fatiado.
· Ordenar
palavras pela ordem alfabética.
· Usar
dicionário para encontrar significado de palavras.
·
Perceber
o grau e o número do substantivo.
·
Compreender
a ideia de dezenas e unidades agrupando-se de 10 em 10.
·
Pesquisar informação e representa-la em gráfico.
·
Relacionar números e as figuras planas.
·
Sequenciar os números de diferente formas;
· Conceituar os estados físicos da água: solido
liquido e gasoso e as principais mudanças.
· Refletir sobre a importância da água para a
vida humana.
· Fazer experiência com terrário para
compreensão do ciclo da água.
· Reconhecer os processos e etapas do ciclo da
água.
· Notar
como se organiza um bairro.
· Refletir
sobre as atitudes cidadãs para viver em bairros.
· Saber
quais foram as primeiras capitais do Brasil.
·
Identificar os elementos que compõem a cena.
·
Reconhecer natureza morta em Arte.
·
Analisar obras de Cândido Portinari.
·
Identificar as cores primaria.
·
Conhecer a biografia de Cândido Portinari.
Estratégias pedagógicas:
1. Leitura
de textos diversificados na roda de conversa.
2. Discussão
a partir da história lida.
3. Fala
espontânea para quem quiser falar.
4. Leitura
natural do texto: (no cartaz).
5. Interpretação
oral do texto. Base
6. Leitura
didática.
7. Comparação
da estrutura do texto em relação a outros textos.
8. Exercícios
de consciência fonológica:
a)
Qual a primeira letra da palavra?
b)
Qual a última palavra?
c)
Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)
Quais letras se repetem na palavra? Que outras
palavras posso formar com estas letras?
e)
Quantas silabas há nesta palavra? Com esta
silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura,
interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a
partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto –
bilhete e carta.
13. Ditado de palavras e
frases.
14. Construção oral e escrito
do texto.
15. Projeção de histórias e
vídeos em data show.
16. Revisão do texto
construído
17. Exploração dos números no
calendário e tabela numérica.
18. Atividades com material
concreto: palitos de picolé, material dourado e tampinha de garrafa.
19. Ditado numérico com cartão
de jogo da lotérica.
20. Atividades de sistematização.
21. Análise de situações
quanto ao ciclo da água onde vive.
22. Construção de terrário para
observação do ciclo da água.
23. Levantamento de atitudes
cidadãs para viver em harmonia no bairro.
24. Contação da história das
três capitais do Brasil colônia.
25. Pesquisa sobre a história
do Brasil.
26. Análise de algumas obras
de Candido Portinari.
27. Releitura de uma obra do
autor.
Segunda-feira 11/04
|
1º- momento – Roda de conversa: Acolhida: oração- chamada, música infantis.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram
mais meninos ou meninas? ...
Calendário- qual a data de hoje? Qual é o dia da semana? Que dia foi
ontem? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês quatro? ...
3º momento: Roda de leitura e
oralidade, Lendo de compreendendo
1- Apresentação do cartaz com o
texto base leitura natural do mesmo.
v
Leitura didática com as crianças do bilhete, a professora vai apontado palavra por palavra quando for lendo, para que a criança faça a relação do falado com o escrito. Perguntar para as crianças:
·
O que lhe chama atenção neste texto?
·
Ele tem alguma semelhança com os gêneros já
estudados?
·
Que nome você daria a este gênero? Por quê?
·
Qual a função social?
·
Alguém aqui já recebeu um bilhete?
·
Qual é a mensagem do bilhete?
·
Quem escreveu o bilhete?
·
E para quem era o bilhete?
v
Atividade de registro no caderno sobre o gênero
bilhete.
LANCHE/ RECREIO
4º momento: ciências naturais
Retomar a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes fixada no caderno.
Dialogar com os alunos sobre o que a letra da música fala.
v
Deixar que os alunos façam as observações sobre
a letra da música...
v
Professora conduz, destacando:
1.
Por que o cantor e compositor Guilherme Arantes chama
nosso Planeta de Planeta Água?
2.
E que abre um profundo grotão = depressão muito grande
do solo
3.
Água dos igarapés = riachos que nascem na mata e
deságuam em um rio onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção = Iara é uma
divindade
4.
Água que o sol evapora = evaporação pro céu vai embora,
virar nuvens de algodão = condensação
5.
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a
plantação
6.
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na
inundação = precipitação novamente com a letra da música impressa para cada
aluno.
v Explicar aos alunos como ocorre o ciclo da água com slides.
Terrário -Você pode fazer um terrário com garrafa PET:– 1 xícara de
pedrinhas para aquário; – 1 xícara de carvão vegetal; – De 3 a 4 xícaras de
terra adubada organicamente; – 2 ou 3 mudas de plantas diferentes; – Pá e
rastelo; – 1 xícara de água filtrada. A água evapora através das folhas da
planta e como o ambiente é fechado, esse vapor não tem para onde ir. Quando
a umidade aumenta até o ponto de saturação, a água se condensa nas paredes
da garrafa e ocorre um fenômeno similar à chuva, assim a água volta ao solo
e o ciclo recomeça.
|
Para casa: Atividade na
folha de ciências naturais e trazer para sala materiais para construção do
terrário..
Terça-feira 12/04
|
1º momento
Roda de conversa: música, oração e chamadinha
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram
mais meninos ou meninas? ...
Calendário- Qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam para
sexta-feira? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Este mês tem quantos dias? Qual o ano que
estamos?
2º- momento – Deleite: Texto
informativo sobre a água.
3º momento
·
Leitura didática do texto base;
·
Contar quantas frases tem o texto;
·
Quantas palavras têm cada frase;
·
Tem alguma palavra que se repete no texto? Qual?
·
No texto tem algum símbolo que você não
considera letra? O que você considera que ele seja?
· Tem alguma palavra que você não conhece? Qual? Usar o dicionário para sanar a dúvida do aluno.
· Apresentar um segundo bilhete para que os alunos possam comparar as mensagens e estrutura.
· Apresentar um segundo bilhete para que os alunos possam comparar as mensagens e estrutura.
v
Com a música “Planeta Água” solicitar que os
alunos retire palavras com:
Palavras com AN
|
Palavras com EN
|
Palavras com IN
|
Palavras com ON
|
Palavras com UN
|
v
Fazer o terrário com os alunos e correção da
atividade de casa de Ciências Naturais.
LANCHE/ RECREIO
4º momento: Matemática
v
Retomar o conceito de unidade e dezena com o tampinhas
de garrafa pet. Com saquinho de geladinho os alunos devem agrupar as tampas de
garrafa de 10 em 10. Formar 10 grupos, totalizando 100 unidades, formando uma
centena.
v
Identificar no tapetinho os soltos, grupo e grupão.
Atividade de sistematização no caderno envolvendo também situações
problemas da adição.
Para casa: atividade de português páginas
25 e 26 e ficha de leitura.
Quarta-feira 13/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos
faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até
sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º- momento – Deleite:
Paradidático: “Histórias da gente”.
3º momento
·
Leitura natural do texto base: bilhete;
·
Retirar do texto três palavras explorar o gênero
do substantivo (masculino e feminino).
·
Exemplificar diversos gêneros dos substantivos a partir da exploração oral dos alunos. Fazer tabela constando a relação proposta pelos alunos e acrescentada pela professora. .
·
Atividade de sistematização no livro páginas 119
a 121.
· Jogo da memoria em grupo.
LANCHE/ RECREIO
4º momento: Matemática
v
Ao corrigir, chamar atenção dos alunos que os
números constantes no
cartão são os mesmo constantes na tabela numérica da sala.
cartão são os mesmo constantes na tabela numérica da sala.
v
Explorar com os alunos a sequência numérica.
v
Propor atividade na folha explorando diversas
maneiras de
sequência numérica e antecessor e sucessor.
sequência numérica e antecessor e sucessor.
Para casa: Atividade de
matemática no livro páginas 48 a 50.
Quinta-feira 14/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos
faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias
faltam até sexta- feira? Quantos dias tem este mês?
2º- momento – Deleite: poema
de Cecília Meireles - Arabela.
3º momento
·
Correção da atividade de casa;
4º momento
·
Leitura natural do texto base: bilhete
·
Escolher dois alunos para fazer a leitura oral
do texto;
·
Escolher três alunos para pintar os espaços
entre as palavras do texto, chamando a atenção para os espaços, a segmentação
das palavras.
·
Chamar atenção dos alunos para a estrutura de um
bilhete.
·
Cada aluno deve escrever um bilhete para a mãe, a professora deve propor a revisão da escrita e chamar atenção para a estrutura do texto.
Lanche/ recreio
4º momento: Ciências Sociais
·
Propor aos alunos análise das imagens do livro
páginas 40 a 43.
·
Explorar a vista de cima da sala de aula e das
imediações da escola;
·
Antes levar os alunos no portão da escola para
que observem os arredores.
·
Ao retornar para sala, solicitar que façam a
planta baixa das imediações da escola – bairro.
Para casa: Entregar
digitado várias frases escritas com palavras juntas para que os alunos
reescreva-as
no caderno separando as palavras.
·
Trazer de casa caixa de fosforo e caixas de
sabonete.
Sexta-feira 15/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas meninas?
Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar a
quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz
aniversário esta semana? Amanhã
que dia é? Tem aula?
2º- momento – Leitura deleite: Biografia de Cândido Portinari
3º momento: Religião
Lei de adoração
·
Contação de história: Bolinhas de Amor (usar
avental ou chapéu para contar a história)
·
Como podemos adorar à Deus? Exemplos de adoração
à Deus:
- Ajudar
alguém.
- Fazer
uma prece.
- Pensar
em Deus.
- Agradecer
à Deus por algo aconteceu.
- Pedir
à Deus que ajude alguém.
- Bendizer,
adorar, agradecer à Deus pela Natureza.
- Cuidar
da natureza e achá-la bonita.
- Pensar
em Deus.
- Perdoar
alguém.
4º momento: Arte
- Trabalhar
a sequência didática de Cândido Portinari. (Postarei em breve a sequência de Arte)
Para casa:
Atividade no livro de Português páginas 31 a 33.
Livro
paradidático para leitura em casa com a família.
.
Segunda-feira 18/04
|
1º- momento - Roda de conversa:
música- oração- chamada
Quantos somos hoje? Quantas meninas?
Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Quantos faltam para
completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Qual o dia da semana? Hoje estamos no início do mês, meio ou
no final? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º- momento - Leitura deleite:
Pedro
3º momento: Roda
de leitura e oralidade, Lendo de compreendendo
1-
Estabelecer diálogo com os alunos questionando quem já
viu uma carta? Se já viram, como era? De quem era a carta? Já escreveu uma
carta?
2-
Após ouvir o posicionamento dos alunos, a professora
mostra um envelope grande de uma carta. Questiona:
- O
que é isto?
- O
que será que há dentro?
3-
A professor explica que ali está o suporte textual da
carta. Retira do envelope a carta e ler para os alunos pausadamente e dialoga
sobre o conteúdo da carta.
·
O que lhe chama atenção neste texto?
·
Ele tem alguma semelhança com os gêneros já estudados?
·
Que nome você daria a este gênero? Por quê?
·
Qual a função social?
·
Alguém aqui já recebeu uma carta?
·
Qual é a mensagem da carta?
·
Quem escreveu a carta?
·
E para quem era a carta?
4-
Em grupos de 4 alunos a professora entrega uma carta
para ser analisada.
·
Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa
das cartas.
·
Após a leitura silenciosa, solicitar que alguns
alunos façam a leitura oral de cada carta.
·
Realizar uma conversa orientada, solicitando aos
alunos que identifiquem as partes de cada carta lida. Ao realizarem a
identificação de cada parte da carta, deverão circulá-la com lápis de cores
diferentes.
Exemplo: data, de vermelho; saudação, de azul; assunto, de verde;
despedida, de amarelo e assinatura, de roxo. Ao circular cada parte da carta
com uma cor de lápis, o aluno realizará a identificação de cada parte do
gênero.
Lanche/ Recreio
5º momento- Ciências naturais
v
Observar os terrários feitos na semana anterior
e analisar a situação atual do mesmo.
v
Professor deve explicar os aspecto cientifico do
terrário.
Uma
camada de pedrinhas para aquário, outra de carvão vegetal e mais uma de
terra adubada. Firmes no último andar, algumas mudas de plantas. Eis uma
versão de terrário, recurso ótimo para observar o funcionamento da
natureza. No caso, a ideia é reproduzir o meio ambiente vegetal para checar
o ciclo completo da água. Quando a temperatura sobe, a água utilizada na
rega, que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das
plantas, formando uma concentração de vapor. Como o recipiente está
totalmente vedado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam
nas paredes e no lacre. É aí que ela retorna para irrigar o solo novamente.
O experimento é também um bom meio
para explicar como funciona a camada de ozônio. Aqui, quem exerce a tarefa
é a tampa do recipiente. "Sem ela, o vapor se perde no espaço e não há
a oportunidade de molhar a terra para que o ciclo recomece", justifica
Walter Dohme, ludoeducador em meio ambiente, de São Paulo.
REVISTA
NOVA ESCOLA
|
Os alunos devem fazer registro em texto e desenho de como compreenderam
como ocorre o ciclo da água.
Para casa: atividade de Português na folha.
Terça -feira 19/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos
faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até
sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º momento: Leitura deleite - Música infantil
3º momento
v
Releia a carta 1 e responda às questões abaixo.
a) Como você acha que a destinatária se sentiu ao ler a carta?
b) Qual a relação entre a destinatária e a remetente da carta?
c) Você ou alguém de sua família costuma receber cartas? De que tipo? Em
quais situações?
d) E enviar cartas? De qual natureza (pessoal, comercial)? Em quais
momentos?
e) O que você acha de receber ou enviar cartas pessoais? Por quê?
II - Identifique, na carta, os seguintes elementos:
Remetente:
Destinatário:
Data e local:
Saudação:
Despedida:
Carta 2: I - Interligando textos
do gênero carta.
a)
Quem escreveu a carta?
b) De que cidade foi remetida a carta e em que data?
c) A quem se destina?
d) Que pessoa é o assunto da carta? Por que ela se tornou assunto?
e) Como inicia a carta?
f) Como a carta é finalizada?
6. Após a leitura e interpretação das cartas, esclarecer aos alunos que
as cartas, para chegarem aos seus
destinatários, deverão ser colocadas dentro de um envelope.
Levar para a sala de aula modelos de envelopes em branco e preenchidos.
Lanche/ Recreio
4º momento: matemática
Números e estatística
v
Questionar na turma o sabor do sorvete predileto
e fazer a votação conforme surge a relação de sabores.
v
De posse da votação, coletivamente construir o
gráfico de barras no quadro para melhor visualização da pesquisa.
v
Atividade no livro páginas 20 e 21.
Para casa: atividade de
Português envolvendo substantivo, ordem alfabética e escrita das palavras.
Quarta -feira 20/04
|
1º momento: Roda de conversa:
música, oração, chamada.
Quantos somos
hoje? Quantos faltaram? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...)
quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?
2º momento: Deleite: curiosidade
sobre animais – Revista Ciências Hoje
3º momento
v
Iniciar uma conversa sobre os dados que devem
conter na frente e atrás do envelope:
a) Quais as informações necessárias para que uma carta chegue ao seu
destino? É preciso que nela tenham sido escritos o nome, o endereço e o CEP do
remetente e do destinatário.
b) Você sabe o que significa CEP? Significa: Código de Endereçamento
Postal.
c) Para que ele serve? Para que os funcionários dos Correios saibam
corretamente o Estado, a cidade, o bairro e a rua onde a carta deve ser
entregue.
d) O que acontece quando o carteiro não consegue encontrar o endereço do
destinatário? A carta é devolvida ao carteiro.
e) Por que uma carta ou um documento enviado pelos Correios deve ser
selado? Porque o selo é a prova de que a taxa de entrega da carta foi paga aos
Correios.
8. Mostrar aos alunos um selo e onde ele é colocado no envelope.
v
Atividade de sistematização - preenchimento do
envelope chamando atenção para o uso do substantivo próprio.
v
Atividade no caderno envolvendo número do
substantivo.
Lanche/ recreio
4º momento: Matemática.
v
Com várias caixas de formatos diferentes chamar
atenção dos alunos para o que veem, que forma tem?
v
Com o livro nas páginas 61 e 62 identificar
alguns sólidos geométricos.
v
Retomar as caixas e criar objetos com elas,
como: mesa, robô...
v
Atividade página 63 e 64.
Para casa: atividade no livro
de Matemática páginas 65 e 66.
Quinta-feira 21/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas meninas?
Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos faltam para
completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de março? Quantos dias
faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos
dias tem este mês?
2º
momento: Leitura deleite – Quem tem medo do ridículo? Ruth Rocha
3º
momento:
v
Produzir coletivamente uma carta no quadro,
atendendo à estrutura e as características do gênero. Pedir aos alunos
sugestões de destinatário.
a) Escrever uma carta para a vovó que mora longe.
v
A seguir, dividir a turma em duplas e solicitar
que escrevam uma carta à diretora da escola. A carta poderá ter como assunto
principal: um elogio pelo seu trabalho, uma reivindicação, uma sugestão ou
outro tema sugerido pelos alunos.
Ao escrever, não esquecer:
a) Local e data;
b) Saudação ao destinatário;
c) Destinatário;
d) Assunto;
e) Despedida e assinatura do remetente;
f) Releia sua carta, verificando se o texto pode ser melhorado e faça as
alterações necessárias.
11. O professor deverá recolher as cartas escritas para fazer a correção
e depois devolvê-las para os alunos passarem a limpo.
Lanche/ recreio
4º momento: Ciências Sociais
·
A professora com o avental de história contará
de maneira breve como o Brasil foi colonizado e se estabeleceu as três capitais
do país.
·
Em seguida propor leitura de texto e atividade
na folha.
A primeira delas foi a cidade de Salvador, fundada no ano
de 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Souza. Durante mais de
200 anos, a cidade de Salvador foi o centro político e também econômico do nosso
país, a sede administrativa do Brasil. Todas as decisões políticas eram
tomadas na belíssima capital baiana.
No
ano de 1763, a capital do nosso país foi transferida de Salvador para a
cidade do Rio de Janeiro. Vivíamos a época do governo do Marquês de Pombal
que, inspirado por ideias iluministas, realizou uma série de reformas
políticas em nosso país.
Procurando
deixar a administração colonial portuguesa o mais perto possível da
principal fonte de riquezas da época, a região mineradora de Minas Gerais,
Pombal determinou que o Rio de Janeiro se tornasse a nova capital do
Brasil.
Do Rio de Janeiro, nossa capital foi transferida, por
fim, para a cidade de Brasília. Na verdade, demoraram mais dois séculos
para que ocorresse essa nova mudança. No ano de 1960, depois de cinco anos
de obras ininterruptas, ficava pronta a atual capital do Brasil.
|
Sexta-feira 22/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar
a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz
aniversário esta semana? Amanhã que dia é? Tem aula?
2º momento: Leitura deleite – João e Maria
3º momento: Arte
·
Sequencia didática de arte.
Para casa: atividade no livro de
Português páginas -- e livro paradidático.
Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário