sábado, 9 de abril de 2016

Sequência Didática Tema: Experimentar para conhecer


Duração: 15 dias                             

Conteúdos:

Português
1.  Gênero textual: Bilhete, carta e verbete.                                     
2.  Interpretação textual: “bilhete e carta’’
3.   Estudo do texto base: “Bilhete e carta”
4.  Produção de texto: “escrita de bilhete e carta’’
5.  Gramática: número e grau do substantivo.
a)  Análise linguística.
b) Som/letra:  - on, an, en, in, on, un;  

Matemática
6.  Sistema de numeração decimal – centena, dezena e unidade / sequência numérica 2 em 2, 4 em 4, 5 em 5, 10 em 10.
7.  Números e estatística
8.  Figuras geométricas

Ciências Naturais
9.  Ciclo da água.

Ciências Sociais
10.         Fundação das cidades.
11.         Representação dos bairros.

Religião
12.         Adoração a Deus.

Arte
13.         Desenho de paisagem e natureza-morta – composição de cenas
14.         Cândido Portinari
15.         Cores primarias

Objetivos:
·    Identificar e caracterizar o gênero textual
·    Diferenciar os gêneros textuais
·    Localizar as situações expressas nos textos.
·    Identificar o sentido de algumas expressões usadas nos textos.
·    Compreender a estrutura do bilhete e da carta
·    Conhecer a estrutura texto que faz parte do repertório popular de nossa cultura.
·    Escrever um bilhete em um contexto de comunicação real.
·    Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
·    Organizar, oralmente, um texto em linguagem escrita.
·    Participar da produção coletiva de texto de relevância social
·    Relacionar texto lido ao texto escrito.
·    Participar de situação de escrita em duplas.
·    Desenvolver alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever;
·    Identificar o som an, en, in, on, un na palavra-chave.
·    Construir banco de palavras.
·    Relacionar o som inicial da palavra-chave a outras palavras iniciadas com esse mesmo som.
·    Realizar leitura decifratória das novas palavras formadas.
·    Fazer ditado de palavras e frases.
·    Escrever bilhete e carta.
·    Identificar a estrutura de uma carta.
·    Conhecer o suporte textual – envelope.
·    Estruturar texto fatiado.
·    Ordenar palavras pela ordem alfabética.
·    Usar dicionário para encontrar significado de palavras.
·    Perceber o grau e o número do substantivo.
·    Compreender a ideia de dezenas e unidades agrupando-se de 10 em 10.
·    Pesquisar informação e representa-la em gráfico.
·    Relacionar números e as figuras planas.
·    Sequenciar os números de diferente formas;
·    Conceituar os estados físicos da água: solido liquido e gasoso e as principais mudanças.
·    Refletir sobre a importância da água para a vida humana.
·    Fazer experiência com terrário para compreensão do ciclo da água.
·    Reconhecer os processos e etapas do ciclo da água.
·    Notar como se organiza um bairro.
·    Refletir sobre as atitudes cidadãs para viver em bairros.
·    Saber quais foram as primeiras capitais do Brasil.
·      Identificar os elementos que compõem a cena.
·      Reconhecer natureza morta em Arte.
·      Analisar obras de Cândido Portinari.
·      Identificar as cores primaria.
·      Conhecer a biografia de Cândido Portinari.

                 
 Estratégias pedagógicas:

1.    Leitura de textos diversificados na roda de conversa.
2.    Discussão a partir da história lida.
3.    Fala espontânea para quem quiser falar.
4.    Leitura natural do texto: (no cartaz).
5.    Interpretação oral do texto. Base
6.    Leitura didática.
7.    Comparação da estrutura do texto em relação a outros textos.
8.    Exercícios de consciência fonológica:
a)             Qual a primeira letra da palavra?
b)             Qual a última palavra?
c)              Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)             Quais letras se repetem na palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e)             Quantas silabas há nesta palavra? Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura, interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto – bilhete e carta.
13. Ditado de palavras e frases.
14. Construção oral e escrito do texto.
15. Projeção de histórias e vídeos em data show.
16. Revisão do texto construído
17. Exploração dos números no calendário e tabela numérica.
18. Atividades com material concreto: palitos de picolé, material dourado e tampinha de garrafa.
19. Ditado numérico com cartão de jogo da lotérica.
20. Atividades de sistematização.
21. Análise de situações quanto ao ciclo da água onde vive.
22. Construção de terrário para observação do ciclo da água.
23. Levantamento de atitudes cidadãs para viver em harmonia no bairro.
24. Contação da história das três capitais do Brasil colônia.
25. Pesquisa sobre a história do Brasil.
26. Análise de algumas obras de Candido Portinari.
27. Releitura de uma obra do autor.


Segunda-feira                       11/04

1º- momentoRoda de conversa: Acolhida: oração- chamada, música infantis.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram mais meninos ou meninas? ...
Calendário- qual a data de hoje? Qual é o dia da semana? Que dia foi ontem? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês quatro? ...

2º- momento - Deleite: músicas infantis.

3º momento: Roda de leitura e oralidade,  Lendo de compreendendo

   1- Apresentação do cartaz com o texto base leitura natural do mesmo.
v  Leitura didática com as crianças do bilhete, a professora vai apontado palavra por palavra quando for lendo, para que a criança faça a relação do falado com o escrito. Perguntar para as crianças:
·         O que lhe chama atenção neste texto?
·         Ele tem alguma semelhança com os gêneros já estudados?
·         Que nome você daria a este gênero? Por quê?
·         Qual a função social?
·         Alguém aqui já recebeu um bilhete?
·         Qual é a mensagem do bilhete?
·         Quem escreveu o bilhete?
·         E para quem era o bilhete?
v  Atividade de registro no caderno sobre o gênero bilhete.

LANCHE/ RECREIO

 4º momento: ciências naturais

Retomar a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes fixada no caderno. Dialogar com os alunos sobre o que a letra da música fala.
v  Deixar que os alunos façam as observações sobre a letra da música...
v  Professora conduz, destacando:
1.      Por que o cantor e compositor Guilherme Arantes chama nosso Planeta de Planeta Água?
2.      E que abre um profundo grotão = depressão muito grande do solo
3.      Água dos igarapés = riachos que nascem na mata e deságuam em um rio onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção = Iara é uma divindade
4.      Água que o sol evapora = evaporação pro céu vai embora, virar nuvens de algodão = condensação
5.      Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
6.      Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação = precipitação novamente com a letra da música impressa para cada aluno.
v Explicar aos alunos como ocorre o ciclo da água com slides.


Terrário -Você pode fazer um terrário com garrafa PET:– 1 xícara de pedrinhas para aquário; – 1 xícara de carvão vegetal; – De 3 a 4 xícaras de terra adubada organicamente; – 2 ou 3 mudas de plantas diferentes; – Pá e rastelo; – 1 xícara de água filtrada. A água evapora através das folhas da planta e como o ambiente é fechado, esse vapor não tem para onde ir. Quando a umidade aumenta até o ponto de saturação, a água se condensa nas paredes da garrafa e ocorre um fenômeno similar à chuva, assim a água volta ao solo e o ciclo recomeça.
Para casa: Atividade na folha de ciências naturais e trazer para sala materiais para construção do terrário..




Terça-feira                             12/04


1º momento 
Roda de conversa: música, oração e chamadinha
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram mais meninos ou meninas? ...
Calendário- Qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam para sexta-feira? Que dia será amanhã? Qual é o mês?  Este mês tem quantos dias? Qual o ano que estamos?
2º- momento – Deleite: Texto informativo sobre a água.
        
  3º momento
·         Leitura natural do texto base Bilhete
·         Leitura didática do texto base;
·         Contar quantas frases tem o texto;
·         Quantas palavras têm cada frase;
·         Tem alguma palavra que se repete no texto? Qual?
·         No texto tem algum símbolo que você não considera letra? O que você considera que ele seja?
·        Tem alguma palavra que você não conhece? Qual? Usar o dicionário para sanar a dúvida do aluno.
·    Apresentar um segundo bilhete para que os alunos possam comparar as mensagens e estrutura.

v  Com a música “Planeta Água” solicitar que os alunos retire palavras com:
Palavras com AN
Palavras com EN
Palavras com IN
Palavras com ON
Palavras com UN











v  Fazer o terrário com os alunos e correção da atividade de casa de Ciências Naturais.

LANCHE/ RECREIO

     4º momento: Matemática

v  Retomar o conceito de unidade e dezena com o tampinhas de garrafa pet. Com saquinho de geladinho os alunos devem agrupar as tampas de garrafa de 10 em 10. Formar 10 grupos, totalizando 100 unidades, formando uma centena.
v  Identificar no tapetinho os soltos, grupo e grupão.


Atividade de sistematização no caderno envolvendo também situações problemas da adição.


Para casa: atividade de português páginas 25 e 26 e ficha de leitura.


  

Quarta-feira                           13/04


1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?

2º- momento – Deleite: Paradidático: “Histórias da gente”.

3º momento
·         Leitura natural do texto base: bilhete;
·         Retirar do texto três palavras explorar o gênero do substantivo (masculino e feminino).
·         Exemplificar diversos gêneros dos substantivos a partir da exploração oral dos alunos. Fazer tabela constando a relação proposta pelos alunos e acrescentada pela professora. .
·         Atividade de sistematização no livro páginas 119 a 121.
·         Jogo da memoria em grupo.









LANCHE/ RECREIO
     4º momento: Matemática
v  Fazer ditado lotérico, usando o cartão de lotérica que deve ser fixado no caderno previamente.
v  Ao corrigir, chamar atenção dos alunos que os números constantes no
cartão são os mesmo constantes na tabela numérica da sala.
v  Explorar com os alunos a sequência numérica.
v  Propor atividade na folha explorando diversas maneiras de
sequência numérica e antecessor e sucessor.

Para casa: Atividade de matemática no livro páginas 48 a 50.


Quinta-feira                          14/04

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias
faltam até sexta- feira? Quantos dias tem este mês?

2º- momento – Deleite: poema de Cecília Meireles - Arabela.

3º momento
·         Correção da atividade de casa;

4º momento
·         Leitura natural do texto base: bilhete
·         Escolher dois alunos para fazer a leitura oral do texto;
·         Escolher três alunos para pintar os espaços entre as palavras do texto, chamando a atenção para os espaços, a segmentação das palavras.
·         Chamar atenção dos alunos para a estrutura de um bilhete.
·         Cada aluno deve escrever um bilhete para a mãe, a professora deve propor a revisão da escrita e chamar atenção para a estrutura do texto. 


Lanche/ recreio

4º momento: Ciências Sociais

·         Propor aos alunos análise das imagens do livro páginas 40 a 43.
·         Explorar a vista de cima da sala de aula e das imediações da escola;
·         Antes levar os alunos no portão da escola para que observem os arredores.
·         Ao retornar para sala, solicitar que façam a planta baixa das imediações da escola – bairro.

Para casa: Entregar digitado várias frases escritas com palavras juntas para que os alunos reescreva-as
no caderno separando as palavras.
·         Trazer de casa caixa de fosforo e caixas de sabonete.



Sexta-feira                             15/04



1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz
 aniversário esta semana? Amanhã que dia é? Tem aula?

2º- momento – Leitura deleite: Biografia de Cândido Portinari

3º momento: Religião
Lei de adoração
·         Contação de história: Bolinhas de Amor (usar avental ou chapéu para contar a história)
·         Como podemos adorar à Deus? Exemplos de adoração à Deus:
  1. Ajudar alguém.
  2. Fazer uma prece.
  3. Pensar em Deus.
  4. Agradecer à Deus por algo aconteceu.
  5. Pedir à Deus que ajude alguém.
  6. Bendizer, adorar, agradecer à Deus pela Natureza.
  7. Cuidar da natureza e achá-la bonita.
  8. Pensar em Deus.
  9. Perdoar alguém.

4º momento: Arte
  • Trabalhar a sequência didática de Cândido Portinari. (Postarei em breve a sequência de Arte)

Para casa: Atividade no livro de Português páginas 31 a 33.
Livro paradidático para leitura em casa com a família.
.




Segunda-feira                       18/04



1º- momento - Roda de conversa: música- oração- chamada
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Qual o dia da semana? Hoje estamos no início do mês, meio ou
no final? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?

2º- momento - Leitura deleite: Pedro

3º momento:  Roda de leitura e oralidade, Lendo de compreendendo

1-      Estabelecer diálogo com os alunos questionando quem já viu uma carta? Se já viram, como era? De quem era a carta? Já escreveu uma carta?
2-      Após ouvir o posicionamento dos alunos, a professora mostra um envelope grande de uma carta. Questiona:

  • O que é isto?
  • O que será que há dentro?

3-      A professor explica que ali está o suporte textual da carta. Retira do envelope a carta e ler para os alunos pausadamente e dialoga sobre o conteúdo da carta.
·         O que lhe chama atenção neste texto?
·         Ele tem alguma semelhança com os gêneros já estudados?
·         Que nome você daria a este gênero? Por quê?
·         Qual a função social?
·         Alguém aqui já recebeu uma carta?
·         Qual é a mensagem da carta?
·         Quem escreveu a carta?
·         E para quem era a carta?

4-      Em grupos de 4 alunos a professora entrega uma carta para ser analisada.
·         Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa das cartas.
·         Após a leitura silenciosa, solicitar que alguns alunos façam a leitura oral de cada carta.
·         Realizar uma conversa orientada, solicitando aos alunos que identifiquem as partes de cada carta lida. Ao realizarem a identificação de cada parte da carta, deverão circulá-la com lápis de cores diferentes.
Exemplo: data, de vermelho; saudação, de azul; assunto, de verde; despedida, de amarelo e assinatura, de roxo. Ao circular cada parte da carta com uma cor de lápis, o aluno realizará a identificação de cada parte do gênero.

Lanche/ Recreio

5º momento- Ciências naturais

v  Observar os terrários feitos na semana anterior e analisar a situação atual do mesmo.
v  Professor deve explicar os aspecto cientifico do terrário.


Uma camada de pedrinhas para aquário, outra de carvão vegetal e mais uma de terra adubada. Firmes no último andar, algumas mudas de plantas. Eis uma versão de terrário, recurso ótimo para observar o funcionamento da natureza. No caso, a ideia é reproduzir o meio ambiente vegetal para checar o ciclo completo da água. Quando a temperatura sobe, a água utilizada na rega, que ainda está na terra, evapora e se junta à da transpiração das plantas, formando uma concentração de vapor. Como o recipiente está totalmente vedado, esse vapor se condensa e forma pequenas gotas que ficam nas paredes e no lacre. É aí que ela retorna para irrigar o solo novamente.   O experimento é também um bom meio para explicar como funciona a camada de ozônio. Aqui, quem exerce a tarefa é a tampa do recipiente. "Sem ela, o vapor se perde no espaço e não há a oportunidade de molhar a terra para que o ciclo recomece", justifica Walter Dohme, ludoeducador em meio ambiente, de São Paulo.
REVISTA NOVA ESCOLA




Os alunos devem fazer registro em texto e desenho de como compreenderam como ocorre o ciclo da água.

Para casa: atividade de Português na folha.


Terça -feira                            19/04




1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?

  
2º momento: Leitura deleite -  Música infantil

3º momento
v  Releia a carta 1 e responda às questões abaixo.
a) Como você acha que a destinatária se sentiu ao ler a carta?
b) Qual a relação entre a destinatária e a remetente da carta?
c) Você ou alguém de sua família costuma receber cartas? De que tipo? Em quais situações?
d) E enviar cartas? De qual natureza (pessoal, comercial)? Em quais momentos?
e) O que você acha de receber ou enviar cartas pessoais? Por quê?
II - Identifique, na carta, os seguintes elementos:
Remetente:
Destinatário:
Data e local:
Saudação:
Despedida:

Carta 2: I -  Interligando textos do gênero carta.
            a) Quem escreveu a carta?
b) De que cidade foi remetida a carta e em que data?
c) A quem se destina?
d) Que pessoa é o assunto da carta? Por que ela se tornou assunto?
e) Como inicia a carta?
f) Como a carta é finalizada?
   
6. Após a leitura e interpretação das cartas, esclarecer aos alunos que as cartas, para chegarem aos     seus destinatários, deverão ser colocadas dentro de um envelope.

Levar para a sala de aula modelos de envelopes em branco e preenchidos.

Lanche/ Recreio
    
     4º momento: matemática

      Números e estatística
v  Questionar na turma o sabor do sorvete predileto e fazer a votação conforme surge a relação de sabores.
v  De posse da votação, coletivamente construir o gráfico de barras no quadro para melhor visualização da pesquisa.
v  Atividade no livro páginas 20 e 21.

Para casa: atividade de Português envolvendo substantivo, ordem alfabética e escrita das palavras.



Quarta -feira                          20/04

   

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantos faltaram?  Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?      
  
2º momento: Deleite: curiosidade sobre animais – Revista Ciências Hoje

3º momento

v  Iniciar uma conversa sobre os dados que devem conter na frente e atrás do envelope:
a) Quais as informações necessárias para que uma carta chegue ao seu destino? É preciso que nela tenham sido escritos o nome, o endereço e o CEP do remetente e do destinatário.
b) Você sabe o que significa CEP? Significa: Código de Endereçamento Postal.
c) Para que ele serve? Para que os funcionários dos Correios saibam corretamente o Estado, a cidade, o bairro e a rua onde a carta deve ser entregue.
d) O que acontece quando o carteiro não consegue encontrar o endereço do destinatário? A carta é devolvida ao carteiro.
e) Por que uma carta ou um documento enviado pelos Correios deve ser selado? Porque o selo é a prova de que a taxa de entrega da carta foi paga aos Correios.
8. Mostrar aos alunos um selo e onde ele é colocado no envelope.
v  Atividade de sistematização - preenchimento do envelope chamando atenção para o uso do substantivo próprio.
v  Atividade no caderno envolvendo número do substantivo.

Lanche/ recreio

4º momento: Matemática.

v  Com várias caixas de formatos diferentes chamar atenção dos alunos para o que veem, que forma tem?
v  Com o livro nas páginas 61 e 62 identificar alguns sólidos geométricos.
v  Retomar as caixas e criar objetos com elas, como: mesa, robô...
v  Atividade página 63 e 64.

Para casa: atividade no livro de Matemática páginas 65 e 66.


Quinta-feira                          21/04

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de março? Quantos dias
faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias tem este mês?

  2º momento: Leitura deleite – Quem tem medo do ridículo? Ruth Rocha

 3º momento:
v  Produzir coletivamente uma carta no quadro, atendendo à estrutura e as características do gênero. Pedir aos alunos sugestões de destinatário.
a) Escrever uma carta para a vovó que mora longe.

v  A seguir, dividir a turma em duplas e solicitar que escrevam uma carta à diretora da escola. A carta poderá ter como assunto principal: um elogio pelo seu trabalho, uma reivindicação, uma sugestão ou outro tema sugerido pelos alunos.
Ao escrever, não esquecer:
a) Local e data;
b) Saudação ao destinatário;
c) Destinatário;
d) Assunto;
e) Despedida e assinatura do remetente;
f) Releia sua carta, verificando se o texto pode ser melhorado e faça as alterações necessárias.
11. O professor deverá recolher as cartas escritas para fazer a correção e depois devolvê-las para os alunos passarem a limpo.

  Lanche/ recreio

4º momento: Ciências Sociais

·         A professora com o avental de história contará de maneira breve como o Brasil foi colonizado e se estabeleceu as três capitais do país.
·         Em seguida propor leitura de texto e atividade na folha.


A primeira delas foi a cidade de Salvador, fundada no ano de 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Souza. Durante mais de 200 anos, a cidade de Salvador foi o centro político e também econômico do nosso país, a sede administrativa do Brasil. Todas as decisões políticas eram tomadas na belíssima capital baiana.
No ano de 1763, a capital do nosso país foi transferida de Salvador para a cidade do Rio de Janeiro. Vivíamos a época do governo do Marquês de Pombal que, inspirado por ideias iluministas, realizou uma série de reformas políticas em nosso país.
Procurando deixar a administração colonial portuguesa o mais perto possível da principal fonte de riquezas da época, a região mineradora de Minas Gerais, Pombal determinou que o Rio de Janeiro se tornasse a nova capital do Brasil.
Do Rio de Janeiro, nossa capital foi transferida, por fim, para a cidade de Brasília. Na verdade, demoraram mais dois séculos para que ocorresse essa nova mudança. No ano de 1960, depois de cinco anos de obras ininterruptas, ficava pronta a atual capital do Brasil.





Sexta-feira                             22/04
 


1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz
aniversário esta semana? Amanhã que dia é? Tem aula?

2º momento: Leitura deleite – João e Maria

3º momento: Arte
·         Sequencia didática de arte.

Para casa: atividade no livro de Português páginas -- e livro paradidático.

Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com

  

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário