As fotos acima é o momento em que estou explicando para a turma o funcionamento do jogo. Como as carteiras não são apropriadas para realização do jogo, porque são carteiras universitárias, então coloquei os alunos sentados no chão. O mobiliário para as series iniciais deve ser mesa com cadeira, assim facilita o manuseio de material concreto, alfabeto móvel e realização do jogos, algo tão presente neste primeiros anos de escolaridade.
Mas voltemos ao desenvolvimento da sequência didática. O primeiro dia mesmo tendo explicado detalhadamente, percebi que alguns alunos não tinham compreendido devidamente, isto fez com que alguns grupos não desenvolvessem a atividade devidamente. No segundo dia, então retomei o jogo explicando novamente as regras e aproveitei para reorganizar os grupos, em virtude de que algumas crianças juntas conversavam e brincavam muito, deixando de realizar a atividade proposta.
Segue a regra para relembrarmos.
(Cada criança,
na sua vez, joga o dado e pega a mesma quantidade de palitos da caixa. Deve-se
sempre contar quantos palitos ela tem na mão. Ao formar 10 unidades, deve
prendê-los com um elástico. Ganha quem formar primeiro um determinado número de
grupos de 10 unidades, a ser determinado no início do jogo)
Observem que usei palitos de picolé, canudos e até palito de churrasco (este último é bom evitar, visto correr o risco de algum acidente), mas em virtude de não ter conseguido muitos palitos e canudos, tive que recorrer no momento a utilização do palito de churrasco. Deixei a disposição dos alunos muitas ligas de dinheiro para amarrar os palitos, conforme formassem uma dezena.
O jogo propiciou a consolidação de números, a quantidade em si e a compreensão de unidade e dezena. Nos próximos dias pretendo trabalhar centena, esta atividade vai subsidiar a construção de conceito de centena a ser trabalhado futuramente.
O jogo favorece o trabalho com adição, elaborando o conceito de junção. Os alunos precisaram somar seus pontos feitos individualmente e na próxima semana faremos juntos a soma total de cada grupo. Na oportunidade construiremos um gráfico para visualização do desempenho dos grupos.
É importante perceber que de um jogo podemos gerar várias atividades, trabalhar vários conteúdos e consolidar muitos conceitos.
É essencial que o sucesso de atividades coletivas tenha a presença do professor em cada grupo, até para que ele possa perceber as potencialidades e fragilidades desencadeadas pelos alunos e fazer as inferências necessárias para garantir a aprendizagem. Se o professor puder contar com o auxilio de uma segunda pessoa, sem dúvida será de grande valia .
Atividade em grupo como jogos geralmente causa uma "aparente" desordem na sala, porque as crianças conversam mais, alguns acabam aproveitando para fazer brincadeiras e o professor às vezes precisa alterar o tom de voz. Por isso é importante contar com o apoio da equipe escolar.
Mais tarde postarei a experiência com o texto "No reino das letras felizes".
Beijokas!!!
Ananda Lima
annada.nandinha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário