domingo, 3 de abril de 2016

Calendário como mediação da aprendizagem


O calendário é uma excelente ferramenta de trabalho na sala de aula para ajudar o professor na mediação da aprendizagem com os alunos, elaborando conceitos necessários nas séries iniciais.

Ele não está para nos ajudar apenas a identificar o dia, mas para o aluno ter noção de tempo, identificando todos os meses do ano, sua sequência de meses e dias. É possível identificar as estações do ano e os meses que compreende cada uma. 

No calendário o trabalho de conceitos de anterior e posterior tanto em relação aos meses como os dias torna-se mais fácil se mostrado diariamente, como também a  sequência de dias e a composição de cada mês. 

Identificar os aniversariantes da semana, do mês, do semestre é valoroso para os alunos. Há outras infinidades de oportunidade de exploração com o calendário. Por isso a relevância de explorá-lo todos os dias como atividade permanente, deixando de ser só um cartaz decorativo na sala de aula.

Para que o trabalho seja feito adequadamente o calendário precisa estar bem visível na sala e de tamanho que possibilite a ampla visualização por parte dos alunos. O meu mandei fazer numa gráfica em tamanho de um banner 1,0 por 0,80 cm. Mas aqueles que ganhamos nas lojas no inicio de cada ano que são maiores podem ser recortados e montados num fundo colorido, fica bem legal. Outra estrategia é imprimir cada mês no tamanho máximo da folha A4 e montar num papel mais duro e colorido, ficará muito legal.

Cada profissional pode escolher a maneira que lhe é mais fácil  e viável financeiramente. O importante mesmo é garantirmos o uso deste como ferramenta de trabalho.

Espero ter ajudado.

Beijinhos.

Ananda Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário