domingo, 3 de abril de 2016

Leitura na sala de aula


Os alunos em sua vida escolar precisa ter contato ao máximo com situações leitoras e quando pensamos no ciclo de alfabetização isso precisa estar ainda mais evidente na sala de aula. Garantir momentos de leitura e de preferência diferenciadas, usando recursos distintos tornará as aulas mais dinâmicas.

Como já afirmei em outro post, a leitura deleite precisa ser envolvente, convidativa para os alunos gostarem, terem interesse pela leitura. Os textos podem ser os mais diversos possíveis e sem cobrança pedagógica. Inicialmente o deleite pode ser feito apenas pelo professor, mas conforme os alunos forem se sentido mais seguros, pelo menos duas ou três vezes na semana um aluno pode ser convidado a fazer, como também pode-se convidar outra pessoa da escola ou até mesmo um pais para fazer eventualmente um deleite para a classe.

A exploração do texto base é essencial para os alunos aprenderem a ler e o trabalho de notação da palavra e consciência fonológica também parte do trabalho deste texto. Assim, o professor precisa ter cuidado ao lê-lo, a clareza na pronuncia das palavras, o respeito a pontuação, a entonação da voz irá ajudar o aluno a compreendê-lo. 

Ir mostrando aos alunos as palavras lidas auxiliará a estabelecer relação entre a escrita e o lido, a notação da palavra tão essencial à alfabetização. 

Na minha turma, conforme os alunos vão terminando a atividade, eles podem ir ao cantinho da leitura para ler alguns textos que estão a disposição deles. Criar um espaço assim na sala de aula pode  ser a única oportunidade de muitas crianças terem contato com livros, revistas... por isso é tão essencial dispor de um ambiente que favoreça a leitura sempre, seja um varal, uma caixa, uma estante, um tapete... o importante é propiciar.


Abraços fraternos,

Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com
(77) 9-9998-3406


Nenhum comentário:

Postar um comentário