A algo prazeroso, divertido, dinâmico...
Como vem acontecendo este momento na escola?
Sabemos que boa parte das crianças brasileiras não tem contato em casa com livros ou outros suportes textuais. Neste sentido, a escola surge como um mecanismo importante de fomentação da leitura. Mas até recentemente a leitura na escola era vista como algo impositivo, obrigatório.
Com isso, muitos estudantes se mantiveram distante dos livros, pois estes não despertaram o encantamento e sedução necessária para mantê-los em contato contínuo.
Neste contexto, surge a leitura deleite com a intenção de descontrair, suavizar o momento literário na escola, sem cobranças pedagógicas convencionais, como interpretação textual e inferências sobre a leitura.
A leitura deleite é o momento oportuno que a escola tem de despertar nos alunos o gosto pela leitura. Para tanto, precisa garantir uma leitura dinâmica, divertida, criativa. Não há necessidade de especificar um horário para o deleite, pode-se iniciar a aula, após a conclusão de uma atividade ou no término da aula. O interessante é dinamizar os horários, surpreendê-los. São detalhes que fascinam os alunos.
Usar elementos externos, como roupa, chapéu, avental, caixa, brinquedos, fantoches é sem dúvida um recurso poderoso para dinamização da leitura.
Quem disse que o deleite precisa ser feito só com texto verbal?
O interessante é a adversidade, por isso pode-se usar uma variedade de textos como músicas, cartões, fotos, vídeos, mapas, charges... quanto mais contato o aluno tiver à variedade textual que temos, mais instigado ele se sentirá à leitura.
Outro erro comum cometido por muitos é usar a leitura deleite como exploração dos conteúdos previstos para o ano de trabalho.
Deleite é um aperitivo, um convite. Não há necessidade de explorar gênero e interpretação textual.
É isso queridos que tenho para ofertar a vocês hoje, por enquanto. Vamos iniciar o ano letivo com leveza, alegria e corrigindo as nossas falhas cometidas anteriormente.
Abraços fraternos,
Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário