Sempre que estamos retornando às aulas é necessário que tenha um momento coletivo dos educadores da escola para alinhar as primeiras ações do ano letivo, como organização das salas de aula, definição e/ou elaboração do projeto de bimestre, entre outros.
Mas acredito que este momento coletivo também precisa primar pelas relações humanas estabelecidas no interior de cada escola. O acolhimento dos professores requer da equipe gestora da escola tanta atenção quanto o recebimento dos alunos.
Visto estarmos falando dos profissionais que lidarão diretamente com os alunos e de fato farão a educação acontecer. Para tanto, é imprescindível estarem motivados, se sentirem importantes no ambiente escolar e mais que isto, pertencentes à equipe escolar.
Este momento inicial precisa servir para estabelecer elos de respeito, cumplicidade, confiança, gentileza e generosidade das relações humanas, que com o passar do tempo deverão solidificar, fortalecer ainda mais.
Como sugestão para os coordenadores pedagógicos e diretores escolares, segue algumas dicas:
- Oração ecumênica - respeitando todas as crenças presentes;
- Mensagem reflexiva que pode ser em vídeo, slide ou cartão com um bombom, pirulito...;
- Fala de acolhida da direção escolar para o ano letivo que se inicia ( primar pela afetividade, harmonização, união do grupo );
- Uma dinâmica de integração da equipe - caso haja muitos novatos;
- Momento de escuta dos professores retomando sua experiencia na escola ou na carreira - pode ser em forma de dinâmica para otimizar o tempo;
- Apresentação do calendário escolar;
- Definir no coletivo quais serão as grandes ações da escola durante o ano para já organizar no calendário apresentado ( ex: festa junina, festa da família, etc);
- Apresentar metas e estrategias previstas no Plano Municipal de Educação para a modalidade de ensino que a escola oferta;
- Com o PPP da escola em slides o coordenador deverá levar os professores a perceberem o que há em consonância com o PME, caso seja necessário alterar que se faça imediatamente no coletivo;
- Suscitar tema e elementos para compor o projeto bimestral ( coordenador de posse das anotações, estrutura o projeto e entrega escrito posteriormente a cada professor);
- Abordagem breve sobre um tema específico que o coordenador julgue essencial para equipe escolar. ( ex: afetividade na sala de aula; o lúdico; sala de aula inclusiva, leitura...)
É evidente que estas ações aqui pontuadas não devem ser vencidas num único dia, por isso é importante valorizar a jornada pedagógica na própria escola, mas de maneira sistemática, aproveitando bem o tempo e produzindo o que tem sentido para a escola.
Caso tenha mais de um dia disponível para o coletivo da escola, iniciar todos os encontros de forma carinhosa e dando a oportunidade de escuta dos profissionais, sem desprezar suas vivencias, experiências e leituras ao longo da carreira.
A presença da direção escolar é importante para estreitar os laços e desmistificar de vez que a direção está apenas para cobrar, quando na verdade ela precisa ser parceira, dialógica.
Gostaria de chamar atenção para o primeiro item das sugestões. Vivemos num Estado Laico, o Brasil não tem uma religião definida, existem leis como a constituição que garante isto. E o que vemos em muitas escolas na maioria das vezes de forma velada é a imposição de uma dada religião, desconsiderando todas as demais, em virtude dos lideres e/ou um grupo de professores pertencerem à mesma religião.
A escola é um espaço de formação, não cabe nela nenhum tipo de preconceito. Cuidar da oração ecumênica é a forma mais adequada de incluir e respeitar a todos. Isso está intimamente ligado à ética.
Por hoje é isto que tenho para partilhar com vocês.
Abraços fraternos,
Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com
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