Particularmente não sou a favor das paredes cheias de informações. Creio que devemos zelar por um ambiente leve e com informações pontuais. Neste sentido, não vejo necessidade de encher a sala de cartazes que muitas vezes não serão usados nem pelo aluno e muito menos pelo professor.
Sugiro que vejam em cada ambiente da escola o que é realmente necessário, vou dá um exemplo prático. O cartaz de aniversariante do mês tem tido utilidade? Na maioria das vezes o professor gasta para fazer este cartaz que nem utilidade na dinâmica da sala de aula tem. Sejamos práticos!
O aniversariante do dia poderá ser homenageado quando o professor for trabalhar com o calendário convencional, explorando o dia, mês, ano, estação e porquê não o aniversariante?! É menos um gasto e menos também um cartaz em sala.
Gosto da construção coletiva, o mural precisa ser construído no processo dos trabalhos com alunos e professores. Aqueles murais "encantados e lindos" descaracteriza o trabalho da escola que deve prezar pelo"fazer" do aluno.
Então, vamos retornar às aulas pensando no espaço da sala de aula arrumado, higiênico, leve com poucas informações, o ambiente precisa ser acolhedor.
Vou lembrar aqui alguns itens indispensáveis a uma sala de aula dos anos iniciais:
- cantinho da leitura;
- calendário grande (legível meses e dias);
- uma maleta, caixa ou cantinho matemático ( com materiais de contagem, de medidas...) poderá ser montada no percurso com os alunos;
- texto a ser trabalho na semana ( texto na integra ou parte dele);
- alfabeto ( para turmas que os alunos ainda não estejam alfabetizados);
- números ( conforme o ano dos alunos cartaz com composição numérica diferente);
- e o mural que deve ter exposição de algumas atividades ou trabalhos dos alunos
Percebam que já é muita coisa, então não há necessidade do professor ficar gastando horrores com ornamentações desnecessárias. É claro que podemos e devemos dar um toque de alegria com um personagem acompanhando estes itens, mas sem carregar as paredes.
Quanto aos espaços coletivos da escola pode-se pensar numa frase de acolhimento e/ou relacionado ao projeto anual ou bimestral da escola. Assim, não há necessidade do "Sejam bem vindos" em cada sala de aula. Precisamos pensar a escola com mais praticidade.
Me angustio vendo educadores concentrando "muito" tempo com situações desnecessárias, burocratizadas dentro da escola, quando poderia estar cuidando do "fazer pedagógico", isto inclui professores e coordenadores pedagógicos.
Vamos começar 2016 nas escolas com simplicidade e praticidade!!! Sem perder o encantamento e a organização.
Abraços fraternos,
Ananda Lima
ananda.nandinha@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário