Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras,
pois consideramos que contar o número de sílabas e comparar o tamanho
das palavras é uma atividade fundamental para os alunos em processo
inicial de alfabetização, pois, assim, eles podem compreender que existe
uma regularidade na composição das palavras, ou seja, à medida que os
alunos são levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e
refletir sobre qual palavra é maior (quanto à quantidade de sílabas)
estão sendo levados a perceber que as palavras são constituídas por
unidades silábicas.
Meta do jogo:
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
Jogadores:
Duplas.
Componentes:
- 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.
Regras:
- As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
- O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que seu adversário também vira uma ficha do montinho dele.
- O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário. Observe no exemplo abaixo: BOR-BO-LE-TA ( 4 sílabas) - PEI-XE (2 sílabas).
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
- Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver o maior número de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.
- O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior número de fichas.
Professor, para que os alunos iniciem o jogo é importante que
entendam que é preciso contar as sílabas das palavras. Dê exemplos
segmentando palavras em sílabas e comparando-as, até que se perceba
certa autonomia para jogar. Observe:
- Brinque com a turma: Peça para cada aluno falar seu nome e bater palmas em cada sílaba.
Fe – li – pe Mar – ce – la Ma – ri – a
Faça comparações entre os nomes: quantas sílabas têm esse nome? E
esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de sílabas? Qual
nome da sala possui a menor quantidade de sílabas? Dentre outros
apontamentos.
Peça para os alunos pensarem em:
- Um nome de colega com três sílabas.
- Um nome de cor com quatro sílabas.
- Um nome de brinquedo com quatro sílabas.
Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:
1. Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.
Fonte: Acervo da autora.
2. Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma sílaba em cada quadrinho).
Fonte: Acervo da autora.
3. Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?
· O primeiro jogador escreve
uma palavra de acordo com a sua escolha com relação ao número de
sílabas, por exemplo, palavras que contém 3 sílabas.
· Depois é seguido pelo segundo
jogador, que deve escolher palavras com outro número de sílabas, por
exemplo, palavras com 4 sílabas.
· Ganha quem completar um trio de palavras
Fonte: Acervo da autora.
Professor, você poderá também dialogar com a Matemática, pois os
jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados numéricos que podem
ser utilizados na elaboração de situações problema e outras atividades
que trabalham conceitos matemáticos.
Recursos Complementares
CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar é coisa séria:
o lugar do lúdico nas práticas escolares e na formação do educador.
Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade
Federal de Uberlândia, 2000.
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais Artigo: A importância dos jogos nas Séries Iniciais - Acesso 18/05/2013
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais Artigo: A importância dos jogos nas Séries Iniciais - Acesso 18/05/2013
Avaliação
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano
letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente,
sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder
acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística:
apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa
aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento
dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles
aprendam.
O acompanhamento da aprendizagem das crianças: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem
Escola: _________________________________________________________________
Aluno: __________________________________________________________________
Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.
O acompanhamento da aprendizagem das crianças: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem
Escola: _________________________________________________________________
Aluno: __________________________________________________________________
Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética
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FEV. | JUN. | AGO. | DEZ. |
Escreve o próprio nome. | ||||
Reconhece e nomeia as letras do alfabeto. | ||||
Diferencia letras de números e outros símbolos. | ||||
Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros. | ||||
Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais. | ||||
Compreende que palavras compartilham certas letras. | ||||
Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras. | ||||
Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho. | ||||
Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas. | ||||
Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições. | ||||
Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas. | ||||
Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito. | ||||
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos. | ||||
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos. |
Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.
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