quarta-feira, 12 de março de 2014

Batalha de Palavras

Professor, propomos o jogo: Batalha de Palavras, pois consideramos que contar o número de sílabas e comparar o tamanho das palavras é uma atividade fundamental para os alunos em processo inicial de alfabetização, pois, assim, eles podem compreender que existe uma regularidade na composição das palavras, ou seja, à medida que os alunos são levados a pensar sobre quantas partes tem cada palavra e refletir sobre qual palavra é maior (quanto à quantidade de sílabas) estão sendo levados a perceber que as palavras são constituídas por unidades silábicas.
 
Meta do jogo:
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
 
Jogadores:
Duplas.
 
Componentes:
  • 30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao número de sílabas.
 
Regras:
  1. As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
  2. O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que seu adversário também vira uma ficha do montinho dele.
  3. O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário. Observe no exemplo abaixo: BOR-BO-LE-TA ( 4 sílabas) - PEI-XE (2 sílabas).
 
batalha
Fonte: Kit jogos de jogos educativos - CEEL ( Centro de Estudos em Educação e linguagem) - Universidade Federal de Pernambuco.
 
  1. Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver o maior número de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.
  2. O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior número de fichas.
 
Professor, para que os alunos iniciem o jogo é importante que entendam que é preciso contar as sílabas das palavras. Dê exemplos segmentando palavras em sílabas e comparando-as, até que se perceba certa autonomia para jogar. Observe:
 
  1. Brinque com a turma: Peça para cada aluno falar seu nome e bater palmas em cada sílaba.
 
 Fe – li – pe       Mar – ce – la              Ma – ri – a
 
Faça comparações entre os nomes: quantas sílabas têm esse nome? E esse outro? Qual nome da sala possui a maior quantidade de sílabas? Qual nome da sala possui a menor quantidade de sílabas? Dentre outros apontamentos.
Peça para os alunos pensarem em:
  1.    Um nome de colega com três sílabas.
  2.    Um nome de cor com quatro sílabas.
  3.    Um nome de brinquedo com quatro sílabas.
 
Professor, a partir do jogo BATALHA DE PALAVRAS pode-se realizar diferentes trabalhos com os alunos. Observe:
 
1.       Continue completando o quadro, de acordo com a legenda.
 
 
sdad
Fonte: Acervo da autora.
 
 
2.       Resolva as cruzadinhas escrevendo o nome das figuras (uma sílaba em cada quadrinho).
 
 
sas
Fonte: Acervo da autora.
 
 
3.       Que tal brincar de Jogo da Velha utilizando palavras no lugar dos sinais?  
 
·         O primeiro jogador escreve uma palavra de acordo com a sua escolha com relação ao número de sílabas, por exemplo, palavras que contém 3 sílabas.
·         Depois é seguido pelo segundo jogador, que deve escolher palavras com outro número de sílabas, por exemplo, palavras com 4 sílabas.
·         Ganha quem completar um trio de palavras
 
 
das
Fonte: Acervo da autora.
 
Professor, você poderá também dialogar com a Matemática, pois os jogos sugeridos ao longo desta aula apresentam dados numéricos que podem ser utilizados na elaboração de situações problema e outras atividades que trabalham conceitos matemáticos.
Recursos Complementares
CARLETO, Eliana Aparecida. Por que brincar é coisa séria: o lugar do lúdico nas práticas escolares e na formação do educador. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 2000.
 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/35663/a-importancia-dos-jogos-nas-series-iniciais  Artigo: A importância dos jogos nas Séries Iniciais - Acesso 18/05/2013
Avaliação
Professor, a avaliação deverá acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação à análise linguística: apropriação do sistema de escrita alfabética que foi trabalhada nessa aula. Por meio desse quadro é possível, também, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas soluções para que efetivamente eles aprendam.
 
O acompanhamento da aprendizagem das crianças: sugestão de instrumento de registro da aprendizagem
 
Escola: _________________________________________________________________
 
Aluno: __________________________________________________________________
Análise Linguística: apropriação do Sistema de escrita Alfabética
FEV. JUN. AGO. DEZ.
Escreve o próprio nome.        
Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.        
Diferencia letras de números e outros símbolos.        
Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.        
Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.        
Compreende que palavras compartilham certas letras.        
Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.        
Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.        
Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.        
Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.        
Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.        
Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.        
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.        
Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.        
 
                                                                                                             Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) Não
 
Fonte:
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 38.

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