quinta-feira, 13 de março de 2014

É com X ou CH

Estratégias e recursos da aula
- Livro: Ou isto ou aquilo, autora: Cecília Meireles, Ed. Nova Fronteira.
 - ficha de atividades
 - jornais e revistas para recorte

 - dicionários (1 para cada dupla)
 - folha ou caderno
 
 Atividade 1   

 Apresente para os alunos em folha a poesia: “A chácara do Chico Bolacha” (Cecília Meireles)
Peça a turma para ler e explore o vocabulário com a turma. O que quer dizer chácara? O que entenderam por charco? Alguém sabe o que é coxo?
 Proponha procurar no dicionário. De preferência que os alunos tenham em sala de aula pelo menos um para ser consultado em dupla.
 Explore também o significado de bolacha, enquanto nome comum, como biscoito ou palmada.
Trabalhe a interpretação do texto através de perguntas escritas.   


 A chácara do Chico Bolacha   
 
 Na chácara do Chico Bolacha,
 o que se procura
 nunca se acha!  

 Quando chove muito,
 o Chico brinca de barco,
 porque a chácara vira charco.
  
 Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.

Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
 nunca se acha.  

Dizem que a chácara do Chico
 só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.   
 
Outras coisas, ninguém procure,
 porque não acha.
 Coitado do Chico Bolacha!    
 

Sugestão de ficha de atividade:   

 Você acabou de ler o texto do Chico Bolacha. Agora, responda:  
 
1-Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura, nunca se acha?
  ______________________________________________________________________  
______________________________________________________________________  
 2- De que Chico brinca quando chove muito?
  _______________________________________________________________________   
3- Por que a mão do Chico fica inchada?  
_______________________________________________________________________  
 4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?  
 _______________________________________________________________________   
5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.  
 _______________________________________________________________________   
6- “ e um cachorrinho coxo . . .”    O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.  
 _______________________________________________________________________   
7- Imagine e desenhe a chácara do Chico Bolacha.              





 Atividade 2  
 Escreva no quadro estas palavras retiradas do texto “A chácara do Chico Bolacha”:
                                       
                                            enxada         inchada  
 
Trabalhe primeiro o que significam. Seria interessante mostrar imagens e ainda melhor trazer uma enxada para que conheçam a ferramenta usada nas plantações.
Explore também o que pode provocar inchaço nas mãos ou pernas. Converse sobre causas como: acidentes, doenças,  pressão, gravidez e outros.
 Peça a turma para ler as palavras do quadro e compare com os alunos a sílaba destacada:  xa e cha
 O que elas têm em comum?
 Qual é a diferença?
 Leve o grupo a perceber que o som é igual, mas a escrita é diferente. Uma é com x e a outra com ch.
 Então proponha procurar no texto do Chico Bolacha palavras com x e ch e escrever em dois grupos: Tem X / Tem CH.
 Tem X: enxada, coxo, Caxambu
Tem CH: chácara, Chico Bolacha, acha, chove, charco, machuca, inchada, chuchu, cachorrinho, chama 

Use outros textos com este propósito. Uma sugestão: Chá Milagroso, do livro Lua no Brejo de Elias José. 

Reforce a escrita de palavras com esta diferença também com exercícios de lacunas. 

 Exemplo: É com X ou CH?   PEI___E    /   MA___ADO  /  LU___O   /  BI___ O   /   CAI___A   /  ___EIRO  / BAI ___O     


 Atividade 3   

 Traga revistas e jornais para sala. Peça aos alunos para pesquisarem, em dupla, palavras com x e ch (mesmo som).

 Determine a quantidade, poderia ser 4 ou 5 de cada. 

 Observe se as palavras encontradas com x, têm o mesmo som de ch

 Proponha colar em folha ou no caderno as palavras, formando dois grupos: Palavras com X/ Palavras com CH

 Em seguida, peça para que criem frases, usando as palavras pesquisadas e desenhem. 

 Uma outra sugestão seria elaborar um bingo de palavras com x e ch

 Produza com a turma as cartelas. Poderiam colar palavras pesquisadas em revistas e jornais e escrever em tiras as palavras para serem cantadas. 

 Providencie grãos de feijão para marcar os nomes sorteados. 

Brinque com a turma! Será sem dúvida um jeito divertido de memorizar a escrita correta de palavras com x e ch.  
Recursos Complementares
 - Livro: Lua no Brejo com novas trovas, autor Elias José, Projeto Editora.
Avaliação
Na Atividade 1, observe o interesse e o envolvimento dos alunos durante a leitura e a interpretação escrita da poesia de Chico Bolacha.
Veja também como trabalham em dupla, usando o dicionário.
Na Atividade 2, observe se compreenderam a comparação da sílaba destacada nas palavras, identificando a semelhança e a diferença.
Verifique como anotaram as palavras do texto com x e ch, separando pela grafia.
Se realizar exercícios de lacuna, de preferência, corrija com os alunos.
 Na Atividade 3, acompanhe a pesquisa, circulando pela sala e interfira quando achar necessário.
 Avalie o uso das palavras com x e ch nas frases produzidas.
Se usar ainda como recurso o bingo elaborado em conjunto com a turma, converse sobre o que acharam da brincadeira.
O que funcionou bem?  Senão, por quê?  Promova uma autoavaliação do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário