Estratégias e recursos da aula
- Livro: Ou isto ou aquilo, autora: Cecília Meireles, Ed. Nova Fronteira.
- ficha de atividades
- jornais e revistas para recorte
- dicionários (1 para cada dupla)
- folha ou caderno
Atividade 1
Apresente para os alunos em folha a poesia: “A chácara do Chico Bolacha” (Cecília Meireles)
Peça a turma para ler e explore o vocabulário com a turma. O que quer dizer chácara? O que entenderam por charco? Alguém sabe o que é coxo?
Proponha procurar no dicionário. De preferência que os alunos tenham em sala de aula pelo menos um para ser consultado em dupla.
Explore também o significado de bolacha, enquanto nome comum, como biscoito ou palmada.
Trabalhe a interpretação do texto através de perguntas escritas.
A chácara do Chico Bolacha
Na chácara do Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha!
Quando chove muito,
o Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.
Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.
Outras coisas, ninguém procure,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!
Sugestão de ficha de atividade:
Você acabou de ler o texto do Chico Bolacha. Agora, responda:
1-Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura, nunca se acha?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2- De que Chico brinca quando chove muito?
_______________________________________________________________________
3- Por que a mão do Chico fica inchada?
_______________________________________________________________________
4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?
_______________________________________________________________________
5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.
_______________________________________________________________________
6- “ e um cachorrinho coxo . . .” O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.
_______________________________________________________________________
7- Imagine e desenhe a chácara do Chico Bolacha.
Atividade 2
Escreva no quadro estas palavras retiradas do texto “A chácara do Chico Bolacha”:
enxada inchada
Trabalhe primeiro o que significam. Seria interessante mostrar imagens e ainda melhor trazer uma enxada para que conheçam a ferramenta usada nas plantações.
Explore também o que pode provocar inchaço nas mãos ou pernas. Converse sobre causas como: acidentes, doenças, pressão, gravidez e outros.
Peça a turma para ler as palavras do quadro e compare com os alunos a sílaba destacada: xa e cha
O que elas têm em comum?
Qual é a diferença?
Leve o grupo a perceber que o som é igual, mas a escrita é diferente. Uma é com x e a outra com ch.
Então proponha procurar no texto do Chico Bolacha palavras com x e ch e escrever em dois grupos: Tem X / Tem CH.
Tem X: enxada, coxo, Caxambu
Tem CH: chácara, Chico Bolacha, acha, chove, charco, machuca, inchada, chuchu, cachorrinho, chama
Use outros textos com este propósito. Uma sugestão: Chá Milagroso, do livro Lua no Brejo de Elias José.
Reforce a escrita de palavras com esta diferença também com exercícios de lacunas.
Exemplo: É com X ou CH? PEI___E / MA___ADO / LU___O / BI___ O / CAI___A / ___EIRO / BAI ___O
Atividade 3
Traga revistas e jornais para sala. Peça aos alunos para pesquisarem, em dupla, palavras com x e ch (mesmo som).
Determine a quantidade, poderia ser 4 ou 5 de cada.
Observe se as palavras encontradas com x, têm o mesmo som de ch.
Proponha colar em folha ou no caderno as palavras, formando dois grupos: Palavras com X/ Palavras com CH.
Em seguida, peça para que criem frases, usando as palavras pesquisadas e desenhem.
Uma outra sugestão seria elaborar um bingo de palavras com x e ch.
Produza com a turma as cartelas. Poderiam colar palavras pesquisadas em revistas e jornais e escrever em tiras as palavras para serem cantadas.
Providencie grãos de feijão para marcar os nomes sorteados.
Brinque com a turma! Será sem dúvida um jeito divertido de memorizar a escrita correta de palavras com x e ch.
- ficha de atividades
- jornais e revistas para recorte
- dicionários (1 para cada dupla)
- folha ou caderno
Atividade 1
Apresente para os alunos em folha a poesia: “A chácara do Chico Bolacha” (Cecília Meireles)
Peça a turma para ler e explore o vocabulário com a turma. O que quer dizer chácara? O que entenderam por charco? Alguém sabe o que é coxo?
Proponha procurar no dicionário. De preferência que os alunos tenham em sala de aula pelo menos um para ser consultado em dupla.
Explore também o significado de bolacha, enquanto nome comum, como biscoito ou palmada.
Trabalhe a interpretação do texto através de perguntas escritas.
A chácara do Chico Bolacha
Na chácara do Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha!
Quando chove muito,
o Chico brinca de barco,
porque a chácara vira charco.
Quando não chove nada,
Chico trabalha com a enxada
e logo se machuca
e fica de mão inchada.
Por isso, com o Chico Bolacha,
o que se procura
nunca se acha.
Dizem que a chácara do Chico
só tem mesmo chuchu
e um cachorrinho coxo
que se chama Caxambu.
Outras coisas, ninguém procure,
porque não acha.
Coitado do Chico Bolacha!
Sugestão de ficha de atividade:
Você acabou de ler o texto do Chico Bolacha. Agora, responda:
1-Por que na chácara do Chico Bolacha o que se procura, nunca se acha?
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
2- De que Chico brinca quando chove muito?
_______________________________________________________________________
3- Por que a mão do Chico fica inchada?
_______________________________________________________________________
4- O que realmente se pode encontrar na chácara do Chico?
_______________________________________________________________________
5- Copie do texto o verso que mostra que se tem pena do Chico.
_______________________________________________________________________
6- “ e um cachorrinho coxo . . .” O que quer dizer coxo? Procure no dicionário.
_______________________________________________________________________
7- Imagine e desenhe a chácara do Chico Bolacha.
Atividade 2
Escreva no quadro estas palavras retiradas do texto “A chácara do Chico Bolacha”:
enxada inchada
Trabalhe primeiro o que significam. Seria interessante mostrar imagens e ainda melhor trazer uma enxada para que conheçam a ferramenta usada nas plantações.
Explore também o que pode provocar inchaço nas mãos ou pernas. Converse sobre causas como: acidentes, doenças, pressão, gravidez e outros.
Peça a turma para ler as palavras do quadro e compare com os alunos a sílaba destacada: xa e cha
O que elas têm em comum?
Qual é a diferença?
Leve o grupo a perceber que o som é igual, mas a escrita é diferente. Uma é com x e a outra com ch.
Então proponha procurar no texto do Chico Bolacha palavras com x e ch e escrever em dois grupos: Tem X / Tem CH.
Tem X: enxada, coxo, Caxambu
Tem CH: chácara, Chico Bolacha, acha, chove, charco, machuca, inchada, chuchu, cachorrinho, chama
Use outros textos com este propósito. Uma sugestão: Chá Milagroso, do livro Lua no Brejo de Elias José.
Reforce a escrita de palavras com esta diferença também com exercícios de lacunas.
Exemplo: É com X ou CH? PEI___E / MA___ADO / LU___O / BI___ O / CAI___A / ___EIRO / BAI ___O
Atividade 3
Traga revistas e jornais para sala. Peça aos alunos para pesquisarem, em dupla, palavras com x e ch (mesmo som).
Determine a quantidade, poderia ser 4 ou 5 de cada.
Observe se as palavras encontradas com x, têm o mesmo som de ch.
Proponha colar em folha ou no caderno as palavras, formando dois grupos: Palavras com X/ Palavras com CH.
Em seguida, peça para que criem frases, usando as palavras pesquisadas e desenhem.
Uma outra sugestão seria elaborar um bingo de palavras com x e ch.
Produza com a turma as cartelas. Poderiam colar palavras pesquisadas em revistas e jornais e escrever em tiras as palavras para serem cantadas.
Providencie grãos de feijão para marcar os nomes sorteados.
Brinque com a turma! Será sem dúvida um jeito divertido de memorizar a escrita correta de palavras com x e ch.
Recursos Complementares
- Livro: Lua no Brejo com novas trovas, autor Elias José, Projeto Editora.
Avaliação
Na Atividade 1, observe o interesse e o envolvimento dos
alunos durante a leitura e a interpretação escrita da poesia de Chico
Bolacha.
Veja também como trabalham em dupla, usando o dicionário.
Na Atividade 2, observe se compreenderam a comparação da sílaba destacada nas palavras, identificando a semelhança e a diferença.
Verifique como anotaram as palavras do texto com x e ch, separando pela grafia.
Se realizar exercícios de lacuna, de preferência, corrija com os alunos.
Na Atividade 3, acompanhe a pesquisa, circulando pela sala e interfira quando achar necessário.
Avalie o uso das palavras com x e ch nas frases produzidas.
Se usar ainda como recurso o bingo elaborado em conjunto com a turma, converse sobre o que acharam da brincadeira.
O que funcionou bem? Senão, por quê? Promova uma autoavaliação do grupo.
Veja também como trabalham em dupla, usando o dicionário.
Na Atividade 2, observe se compreenderam a comparação da sílaba destacada nas palavras, identificando a semelhança e a diferença.
Verifique como anotaram as palavras do texto com x e ch, separando pela grafia.
Se realizar exercícios de lacuna, de preferência, corrija com os alunos.
Na Atividade 3, acompanhe a pesquisa, circulando pela sala e interfira quando achar necessário.
Avalie o uso das palavras com x e ch nas frases produzidas.
Se usar ainda como recurso o bingo elaborado em conjunto com a turma, converse sobre o que acharam da brincadeira.
O que funcionou bem? Senão, por quê? Promova uma autoavaliação do grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário