quinta-feira, 13 de março de 2014

Os sons de X

Atividade 1

Motivação:


O professor deverá iniciar a aula mostrando a imagem de Powerpoint, Os sons do X, e pedir aos alunos que indiquem a forma correta de escrever cada palavra. Essa atividade será uma competição entre alunos e professor.  Caso o professor queira, ele poderá imprimir a imagem e usá-la em grupos de  4 alunos, no máximo, subdivididos em dois subgrupos. Vence o grupo que tiver o maior número de acertos.
 

Atividade 2

 
O professor deverá fornecer uma lista de palavras escritas com a letra X. Esta lista deve conter palavras em que o X se encontra no início, no meio ou no fim. O professor deverá fazer uma tabela no quadro, separá-la em três colunas, e nomeá-las de acordo com os grupos acima. Os alunos leem as palavras e dizem a qual coluna pertencem.
Completada a tabela, o professor deve levar os alunos a observar que as palavras começadas com X sempre terão o som de CH, como em xadrez, xeque-mate, xícara, xodó e  xucro.
Da mesma forma, os alunos chegarão à conclusão que as palavras terminadas em X sempre tem o som de cs, como em: tórax, xerox e inox.
Ao se tratar das palavras em que o X está no meio, o professor deverá levá-los à conclusão de que elas podem ter o som de cs, ch, ss, z,ou  s; como em: flexão, oxigênio; enxoval, enxaqueca; exceção, excepcional; exemplo, exato; experiência, extintor e excelente.
 

Atividade 3

 
O alunos deverão assistir ao vídeo Os sons do X, disponível em:
 
Os sons do X são abordados a partir dos 19' e 30" de gravação.
O Joguinho funciona assim:
Os alunos deverão ouvir o vídeo, depois, na segunda vez que eles o assistem, eles devem escrever as palavras em que há a letra X.
Vence o grupo que escrever o maior número de palavras.

 Atividade 4

Ditado digital: A Xuxa e a Sacha
Professor, leve o computador e as caixas de som para a sala de aula que disponha de conexão com internet.
  • Escreva o nome do ditado no quadro: A Xuxa e a Sacha. Os alunos devem escrever o título do ditado em seus cadernos;
  • faça a conexão do notebook com as caixas de som e a internet;
  • acesse o site < http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=travalinguas >;
  • vá à página 32, clique no ícone Ler + Giro;
  • peça para os alunos ouvirem a gravação a primeira;
  • na segunda escuta os alunos escrevem o que ouvem;
  • na terceira vez, os alunos ouvem e conferem o que fizeram;
  • para a correção final, peça aos alunos que usem seus computadores, acessem a página do trava-língua e confiram o conteúdo escrito.
Para aqueles que não possuem um computador por aluno, o professor poderá usar um projetor para que os alunos visualizem a página acessada, escutem a gravação e corrijam seus textos. Caso o professor queira abordar a atividade como uma avaliação, ele poderá pedir aos alunos que façam o ditado numa folha à parte e depois recolhê-las dos alunos. Em seguida, ele poderá proceder os passos acima como uma atividade cotidiana.

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