Duração: 05 dias
Conteúdos:
Português
1. Gênero
textual: Carta, verbete e conto.
2. Interpretação
textual: “carta e conto”
3. Estudo do texto base: “Carta e conto”
4. Produção
de texto: “carta e conto’’
5. Gramática:
número e grau do substantivo.
a) Análise
linguística.
Matemática
6. Números
naturais
7. Adição
e subtração em reta
8. Número
ordinal
Ciências Naturais
9. Misturas
na água.
Ciências Sociais
10.
Fundação das cidades.
11.
Representação dos bairros.
Religião
12.
A cultura religiosa na família.
Arte
13.
Desenho de paisagem e natureza-morta – composição de
cenas
14.
Cândido Portinari
15.
Cores primarias
Objetivos:
·
Identificar e caracterizar o gênero textual
·
Diferenciar os gêneros textuais
·
Localizar as situações expressas nos textos.
·
Identificar o sentido de algumas expressões
usadas nos textos.
·
Compreender a estrutura da carta e de
conto.
·
Conhecer a estrutura texto que faz parte do
repertório popular de nossa cultura.
·
Escrever uma carta em um contexto de comunicação
real.
·
Diferenciar a linguagem escrita da linguagem
falada.
·
Organizar, oralmente, um texto em linguagem
escrita.
·
Relacionar texto lido ao texto escrito.
·
Desenvolver alguns comportamentos de escritor:
planejar o que vai escrever;
·
Realizar leitura decifratória das novas palavras
formadas.
· Identificar
a estrutura de uma carta.
· Conhecer
o suporte textual – envelope.
· Ordenar
palavras pela ordem alfabética.
· Usar
dicionário para encontrar significado de palavras.
·
Perceber
o grau e o número do substantivo.
·
Sequenciar os números de diferente formas;
· Conceituar os estados físicos da água: solido
liquido e gasoso e as principais mudanças.
· Refletir sobre a importância da água para a
vida humana.
·
Reconhecer
uma mistura na água;
·
Identificar
misturas heterogêneas no cotidiano da água;
· Saber
quais foram as primeiras capitais do Brasil.
·
Identificar os elementos que compõem a cena.
·
Reconhecer natureza morta em Arte.
·
Analisar obras de Candido Portinari.
·
Identificar as cores primaria.
Estratégias pedagógicas:
1. Leitura
de textos diversificados na roda de conversa.
2. Discussão
a partir da história lida.
3. Fala
espontânea para quem quiser falar.
4. Leitura
natural do texto: (no cartaz).
5. Interpretação
oral do texto. Base
6. Leitura
didática.
7. Comparação
da estrutura do texto em relação a outros textos.
8. Exercícios
de consciência fonológica:
a)
Qual a primeira letra da palavra?
b)
Qual a última palavra?
c)
Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)
Quais letras se repetem na palavra? Que outras
palavras posso formar com estas letras?
e)
Quantas silabas há nesta palavra? Com esta
silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura,
interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a
partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto –
conto.
13. Construção oral e escrito do texto.
14. Projeção de histórias e
vídeos em data show.
15. Revisão do texto
construído
16. Exploração dos números no
calendário e tabela numérica.
17. Ordenar objetos e colegas;
18. Atividades de sistematização.
19. Contação da história das
três capitais do Brasil.
20. Pesquisa sobre a história
do Brasil.
21. Análise de algumas obras
de Cândido Portinari.
22. Releitura de uma obra do
autor.
Segunda-feira 25/04
1º- momento – Roda de conversa: Acolhida: oração-
chamada, música infantis.
|
Calendário- qual a data de hoje? Qual é o dia da semana? Que dia foi
ontem? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês quatro? ...
2º- momento - Deleite: curiosidade
sobre animais – Revista Ciências Hoje
v
Ler o conto: O carteiro Chegou para os alunos.
v
Chamar atenção dos alunos que por onde o
carteiro chegou para entregar as cartas, só era possível porque ele tinha o
endereço dos destinatários no envelope de cada carta.
v
Iniciar uma conversa sobre os dados que devem
conter na frente e atrás do envelope:
a) Quais as informações necessárias para que uma carta chegue ao seu
destino? É preciso que nela tenham sido escritos o nome, o endereço e o CEP do
remetente e do destinatário.
b) Você sabe o que significa CEP? Significa: Código de Endereçamento
Postal.
c) Para que ele serve? Para que os funcionários dos Correios saibam
corretamente o Estado, a cidade, o bairro e a rua onde a carta deve ser
entregue.
d) O que acontece quando o carteiro não consegue encontrar o endereço do
destinatário? A carta é devolvida ao carteiro.
e) Por que uma carta ou um documento enviado pelos Correios deve ser
selado? Porque o selo é a prova de que a taxa de entrega da carta foi paga aos
Correios.
8. Mostrar aos alunos um selo e onde ele é colocado no envelope.
v
Atividade de sistematização - preenchimento do
envelope chamando atenção para o uso do substantivo próprio.
v
Atividade no caderno envolvendo número do
substantivo.
Recreio/lanche
4º momento
Propor aos alunos que observem as imagens e classifiquem cada tipo de
material/ substância apresentada como substância pura ou mistura e justifiquem
suas respostas.
Fazer a mistura da água com areia e óleo e solicitar que os alunos
observem.
Anotar as observações realizadas.
Mistura
Heterogênea é aquela em que a união de dois elementos resulta em uma mistura em que podemos reconhecer visualmente as duas substâncias e, na maioria das vezes, podemos manualmente
separar o soluto do solvente.
Em outra definição, o solvente não consegue dissolver o soluto.
Água e areia: quando
misturados, podemos reconhecer os grãos da areia junto com o líquido.
Solvente: água
Soluto: areia
Mistura: heterogênea
Água e sal em
excesso: quando misturados, o sal não será dissolvido, pois logo cairá ao
fundo da superfície.
Solvente: água
Soluto: sal
Mistura: heterogênea
Água e óleo: quando
misturados, pode-se reconhecer e diferenciar o solvente do soluto.
Solvente: água
Soluto: óleo
Mistura: heterogênea
|
Para casa: atividade de Português na folha de ciências.
Terça -feira 26/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos
faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até
sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?
2º momento: Música infantil
3º momento
·
Apresentar o conto “Os elefantes” pagina 70 a
72.
·
Fazer a leitura do gênero;
·
Solicitar que quatro alunos façam a leitura
sequencial em voz alta.
·
Fazer a exploração oral e escrita do gênero
páginas 73 e 74.
Lanche/ Recreio
4º momento: matemática
Números
v
Com material dourado os alunos devem construir a
sequência numérica até 100.
v
Chamar atenção para a tabela numérica que consta
na sala para relacionar;
v
Propor a ordenação de brinquedos em miniaturas e
classifica-los.
v
Atividade de sistematização no livro páginas 30
e 31.
Para casa: atividade de Matemática
pagina 28 e 29.
Quarta -feira 27/04
|
1º momento: Roda de conversa:
música, oração, chamada.
Quantos somos
hoje? Quantos faltaram? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...)
quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?
2º momento:
·
Retomar o texto Os elefantes – leitura coletiva
e mais 4 alunos para leitura sequencial;
·
Explorar oralmente elementos que compõe um
conto: personagem, narrador, lugar, tempo, clímax e desfecho.
·
Propor atividade de sistematização no livro
páginas 75 e 76.
Lanche/ recreio
4º momento: Matemática.
v
Com tampinhas de garrafas os alunos devem em
grupos pequenos solucionar situações propostas no quadro pela professora
envolvendo adição e subtração.
v
Sistematizar na atividade da folha.
Para casa: atividade no caderno.
Quinta-feira 28/04
|
1º momento: Roda de
conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos
faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias
faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias
tem este mês?
2º
momento: Leitura deleite – Quem tem medo do ridículo? Ruth Rocha
3º
momento:
v
Reformular coletivamente os combinados da turma.
Os alunos deverão ser estimulados a escrever a respeito deste combinados.
v
Registrar no livro pag. 77
v
Propor atividade envolvendo o conto estudado e o grau do substantivo no caderno.
Lanche/ recreio
4º momento: Ciências Sociais
· A professora com o avental de história contará
de maneira breve como o Brasil foi colonizado e se estabeleceu as três capitais
do país.
·
Em seguida propor leitura de texto e atividade
na folha.
A primeira delas foi a cidade de Salvador, fundada no ano
de 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Souza. Durante mais de
200 anos, a cidade de Salvador foi o centro político e também econômico do nosso
país, a sede administrativa do Brasil. Todas as decisões políticas eram
tomadas na belíssima capital baiana.
No
ano de 1763, a capital do nosso país foi transferida de Salvador para a
cidade do Rio de Janeiro. Vivíamos a época do governo do Marquês de Pombal
que, inspirado por ideias iluministas, realizou uma série de reformas
políticas em nosso país.
Procurando
deixar a administração colonial portuguesa o mais perto possível da
principal fonte de riquezas da época, a região mineradora de Minas Gerais,
Pombal determinou que o Rio de Janeiro se tornasse a nova capital do
Brasil.
Do Rio de Janeiro, nossa capital foi transferida, por
fim, para a cidade de Brasília. Na verdade, demoraram mais dois séculos
para que ocorresse essa nova mudança. No ano de 1960, depois de cinco anos
de obras ininterruptas, ficava pronta a atual capital do Brasil.
|
Sexta-feira 29/04
|
Quantos somos hoje? Quantas
meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar a
quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de
hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz
aniversário esta semana? Amanhã que dia é? Tem aula?
2º momento: Leitura deleite – João e Maria
3º momento: Arte
·
Sequencia didática de arte.
Para casa: atividade no livro de
Português páginas -- e livro paradidático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário