domingo, 24 de abril de 2016

Sequência didática - continuação da semana anterior

Duração: 05 dias                             

Conteúdos:

Português
1.  Gênero textual: Carta, verbete e conto.                                     
2.  Interpretação textual: “carta e conto”
3.   Estudo do texto base: “Carta e conto”
4.  Produção de texto: “carta e conto’’
5.  Gramática: número e grau do substantivo.
a)  Análise linguística.

Matemática
6.  Números naturais
7.  Adição e subtração em reta
8.  Número ordinal

Ciências Naturais
9.  Misturas na água.

Ciências Sociais
10.         Fundação das cidades.
11.         Representação dos bairros.

Religião
12.         A cultura religiosa na família.

Arte
13.         Desenho de paisagem e natureza-morta – composição de cenas
14.         Cândido Portinari
15.         Cores primarias

Objetivos:
·    Identificar e caracterizar o gênero textual
·    Diferenciar os gêneros textuais
·    Localizar as situações expressas nos textos.
·    Identificar o sentido de algumas expressões usadas nos textos.
·    Compreender a estrutura da carta e de conto.
·    Conhecer a estrutura texto que faz parte do repertório popular de nossa cultura.
·    Escrever uma carta em um contexto de comunicação real.
·    Diferenciar a linguagem escrita da linguagem falada.
·    Organizar, oralmente, um texto em linguagem escrita.
·    Relacionar texto lido ao texto escrito.
·    Desenvolver alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever;
·    Realizar leitura decifratória das novas palavras formadas.
·    Identificar a estrutura de uma carta.
·    Conhecer o suporte textual – envelope.
·    Ordenar palavras pela ordem alfabética.
·    Usar dicionário para encontrar significado de palavras.
·    Perceber o grau e o número do substantivo.
·    Sequenciar os números de diferente formas;
·    Conceituar os estados físicos da água: solido liquido e gasoso e as principais mudanças.
·    Refletir sobre a importância da água para a vida humana.
·         Reconhecer uma mistura na água;
·         Identificar misturas  heterogêneas no cotidiano da água;
·    Saber quais foram as primeiras capitais do Brasil.
·      Identificar os elementos que compõem a cena.
·      Reconhecer natureza morta em Arte.
·      Analisar obras de Candido Portinari.
·      Identificar as cores primaria.
                
 Estratégias pedagógicas:

1.    Leitura de textos diversificados na roda de conversa.
2.    Discussão a partir da história lida.
3.    Fala espontânea para quem quiser falar.
4.    Leitura natural do texto: (no cartaz).
5.    Interpretação oral do texto. Base
6.    Leitura didática.
7.    Comparação da estrutura do texto em relação a outros textos.
8.    Exercícios de consciência fonológica:
a)             Qual a primeira letra da palavra?
b)             Qual a última palavra?
c)              Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)             Quais letras se repetem na palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e)             Quantas silabas há nesta palavra? Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura, interpretação e escrita - sistematização
11. Formação oral de frases a partir das palavras estudadas.
12. Produção escrita de texto – conto.
13.  Construção oral e escrito do texto.
14. Projeção de histórias e vídeos em data show.
15. Revisão do texto construído
16. Exploração dos números no calendário e tabela numérica.
17. Ordenar objetos e colegas;
18. Atividades de sistematização.
19. Contação da história das três capitais do Brasil.
20. Pesquisa sobre a história do Brasil.
21. Análise de algumas obras de Cândido Portinari.
22. Releitura de uma obra do autor.


Segunda-feira                       25/04

1º- momentoRoda de conversa: Acolhida: oração- chamada, música infantis.

Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltaram? Faltaram mais meninos ou meninas? ...
Calendário- qual a data de hoje? Qual é o dia da semana? Que dia foi ontem? Que dia será amanhã? Qual é o mês? Porque o chamamos de mês quatro? ...

2º- momento - Deleite: curiosidade sobre animais – Revista Ciências Hoje

3º momento

v  Ler o conto: O carteiro Chegou para os alunos.
v  Chamar atenção dos alunos que por onde o carteiro chegou para entregar as cartas, só era possível porque ele tinha o endereço dos destinatários no envelope de cada carta.

v  Iniciar uma conversa sobre os dados que devem conter na frente e atrás do envelope:
a) Quais as informações necessárias para que uma carta chegue ao seu destino? É preciso que nela tenham sido escritos o nome, o endereço e o CEP do remetente e do destinatário.
b) Você sabe o que significa CEP? Significa: Código de Endereçamento Postal.
c) Para que ele serve? Para que os funcionários dos Correios saibam corretamente o Estado, a cidade, o bairro e a rua onde a carta deve ser entregue.
d) O que acontece quando o carteiro não consegue encontrar o endereço do destinatário? A carta é devolvida ao carteiro.
e) Por que uma carta ou um documento enviado pelos Correios deve ser selado? Porque o selo é a prova de que a taxa de entrega da carta foi paga aos Correios.
8. Mostrar aos alunos um selo e onde ele é colocado no envelope.
v  Atividade de sistematização - preenchimento do envelope chamando atenção para o uso do substantivo próprio.
v  Atividade no caderno envolvendo número do substantivo.

Recreio/lanche

4º momento
O professor deverá projetar imagens previamente selecionadas de alguns tipos de materiais utilizando o data show.
Propor aos alunos que observem as imagens e classifiquem cada tipo de material/ substância apresentada como substância pura ou mistura e justifiquem suas respostas.

Fazer a mistura da água com areia e óleo e solicitar que os alunos observem.
Anotar as observações realizadas.


Mistura Heterogênea é aquela em que a união de dois elementos resulta em uma mistura em que podemos reconhecer visualmente as duas substâncias e, na maioria das vezes, podemos manualmente separar o soluto do solvente. Em outra definição, o solvente não consegue dissolver o soluto.
Água e areia: quando misturados, podemos reconhecer os grãos da areia junto com o líquido.
Solvente: água
Soluto: areia
Mistura: heterogênea
Água e sal em excesso: quando misturados, o sal não será dissolvido, pois logo cairá ao fundo da superfície.
Solvente: água
Soluto: sal
Mistura: heterogênea
Água e óleo: quando misturados, pode-se reconhecer e diferenciar o solvente do soluto.
Solvente: água
Soluto: óleo
Mistura: heterogênea




 ·         Os alunos devem produzir um texto a respeito do que visualizaram na experiência.

Para casa: atividade de Português na folha de ciências.



Terça -feira                            26/04

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade de alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias têm este mês?

  
2º momento: Música infantil

3º momento
·         Apresentar o conto “Os elefantes” pagina 70 a 72.
·         Fazer a leitura do gênero;
·         Solicitar que quatro alunos façam a leitura sequencial em voz alta.
·         Fazer a exploração oral e escrita do gênero páginas 73 e 74.

Lanche/ Recreio
    
     4º momento: matemática

      Números 
v  Com material dourado os alunos devem construir a sequência numérica até 100.
v  Chamar atenção para a tabela numérica que consta na sala para relacionar;
v  Propor a ordenação de brinquedos em miniaturas e classifica-los.
v  Atividade de sistematização no livro páginas 30 e 31.

Para casa: atividade de Matemática pagina 28 e 29.



Quarta -feira                          27/04

   

1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantos faltaram?  Quantos somos ao todo? Se faltaram(...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Que dia da semana? Qual é o terceiro dia da semana?      
  
2º momento:
·         Retomar o texto Os elefantes – leitura coletiva e mais 4 alunos para leitura sequencial;
·         Explorar oralmente elementos que compõe um conto: personagem, narrador, lugar, tempo, clímax e desfecho.
·         Propor atividade de sistematização no livro páginas 75 e 76.

Lanche/ recreio

4º momento: Matemática.

v  Com tampinhas de garrafas os alunos devem em grupos pequenos solucionar situações propostas no quadro pela professora envolvendo adição e subtração.
v  Sistematizar na atividade da folha.

Para casa: atividade no caderno.



Quinta-feira                          28/04




1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Faltaram-se (...) quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quantos dias
faltam até sexta- feira? Tem alguém que faz aniversário hoje? Quantos dias tem este mês?

  2º momento: Leitura deleite – Quem tem medo do ridículo? Ruth Rocha

 3º momento:
v  Reformular coletivamente os combinados da turma. Os alunos deverão ser estimulados a escrever a respeito deste combinados.
v  Registrar no livro pag. 77
v  Propor atividade envolvendo o conto estudado e o grau do substantivo no caderno.

  Lanche/ recreio

4º momento: Ciências Sociais

·     A professora com o avental de história contará de maneira breve como o Brasil foi colonizado e se estabeleceu as três capitais do país.
·         Em seguida propor leitura de texto e atividade na folha.


A primeira delas foi a cidade de Salvador, fundada no ano de 1549 pelo primeiro governador do Brasil, Tomé de Souza. Durante mais de 200 anos, a cidade de Salvador foi o centro político e também econômico do nosso país, a sede administrativa do Brasil. Todas as decisões políticas eram tomadas na belíssima capital baiana.
No ano de 1763, a capital do nosso país foi transferida de Salvador para a cidade do Rio de Janeiro. Vivíamos a época do governo do Marquês de Pombal que, inspirado por ideias iluministas, realizou uma série de reformas políticas em nosso país.
Procurando deixar a administração colonial portuguesa o mais perto possível da principal fonte de riquezas da época, a região mineradora de Minas Gerais, Pombal determinou que o Rio de Janeiro se tornasse a nova capital do Brasil.
Do Rio de Janeiro, nossa capital foi transferida, por fim, para a cidade de Brasília. Na verdade, demoraram mais dois séculos para que ocorresse essa nova mudança. No ano de 1960, depois de cinco anos de obras ininterruptas, ficava pronta a atual capital do Brasil.



Sexta-feira                             29/04
 

 1º momento: Roda de conversa: música, oração, chamada.
Quantos somos hoje?  Quantas meninas? Quantos meninos? Quantos somos ao todo? Quantos faltam para completar a quantidade dos alunos da sala?
Calendário- qual a data de hoje? Quantos dias já se passaram deste mês de Abril? Quem faz
aniversário esta semana? Amanhã que dia é? Tem aula?

2º momento: Leitura deleite – João e Maria

3º momento: Arte
·         Sequencia didática de arte.

Para casa: atividade no livro de Português páginas -- e livro paradidático.


   

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