1ª atividade:
Peça aos alunos que pesquisem palavras com S/ SS/Z em jornais,
revistas, anúncios, encartes de supermercados, etc. Para montar o jogo
de bingo do S/ SS/Z.
Jogo de Bingo:
Crie várias cartelas com as palavras pesquisadas e escreva, num
papel a parte, cada palavra das cartelas. Coloque as palavras soltas
dentro de um saco de pano ou caixa de sapatos e distribua as cartelas e
grãos de feijão para cada grupo de alunos.
Um jogador lê a palavra sorteada e quem tiver a palavra em sua cartela marca com o grão de feijão.
O jogo termina quando um dos grupos preencherem toda a cartela com os grãos de feijão.
2ª atividade:
Escolha algumas palavra em que apareça o S / SS/Z e peça para turma observar:
- Quais letras que aparecem no início de cada palavra?
- A letra S aparece no começo, meio ou no final das palavras? E o SS?
- Qual o som do S no meio de vogais? E do SS?
Registre cada descoberta feita pela turma no mural.
Exemplo:
- Que o SS nunca inicia palavra.
- Que o S pode aparecer no começo, meio e final da palavra.
- O S sozinho no meio da palavra tem o mesmo som do Z.
- Para ter o som diferente do Z no meio da palavra, devemos usar SS.
- O S sozinho no meio da palavra fica entre vogais.
3ª atividade:
Para fixar as regras observadas faça o jogo do caçador de palavras
do S/SS/Z. Distribua para cada dupla de crianças uma folha de papel e
peça para anotarem a seguinte tabela:
S
|
SS
|
Z
|
|
NOMES
|
|||
OBJETOS
|
|||
FRUTAS
|
Cada dupla recebe um dicionário e no tempo determinado pelo
professor deve caçar o maior número que conseguir de palavra com S/SS/Z.
Ao final do jogo, monte uma lista de palavras, peça aos alunos para ilustrarem e coloque no mural.
Esta brincadeira e a lista auxiliam na fixação do uso de S/SS/Z.
Recursos Complementares
Revista picolé: caça-palavras, cruzadinhas, etc
Site do Menino Maluquinho:
Avaliação
Avalie a participação de cada aluno desde a pesquisa de
palavras, às observações sobre o uso do S/SS/Z, no jogo de bingo e
caçador de palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário