domingo, 23 de fevereiro de 2014

Consciência Fonológica



O estudo da consciência fonológica exerce um papel de suma importância no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Por isso, antes que possam ter qualquer compreensão do princípio alfabético, as crianças precisam entender que os sons associados às letras são precisamente os mesmos sons da fala. Esta compreensão pode ser adquirida através de diversos jogos que favorecem o desenvolvimento acerca da estrutura sonora da linguagem.

A consciência fonológica apresenta algumas sub-habilidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita. São elas: Rimas e aliterações; consciência de palavras; consciência silábica e consciência fonêmica.
O nosso desafio agora é estudar as estratégias que exploram essas sub-habilidades. Por isso, vamos dar início à análise da proposta com os jogos que favorecem o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem.

Uma dica de atividade para crianças de 1o ano que não fizeram Educação Infantil e para turmas de multisseriada: 

Iniciar o trabalho de consciência fonológica a partir dos jogos de escuta, pois introduz a criança na arte de ouvir ativa, atenta e analiticamente.

Ø  Apresentar uma sequência de sons, em grupos de três ou quatro, pedindo que as crianças fechem os olhos para depois nomeá-las na ordem em que ouvirem:

·         Assoprar;

·         Assobiar;

·         Respirar;

·         Balançar papel;

·         Rasgar papel;

·         Amassar papel;

·         Arranhar;

·         Batucar;

·         Estalar dedos;

·         Esfregar as mãos;

·         Bater palmas;

·         Cortar com tesoura;

·         Bater os pés;

·         Derramar água no copo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário