O estudo da consciência
fonológica exerce um papel de suma importância no processo de aprendizagem da
leitura e da escrita. Por isso, antes que possam ter qualquer compreensão do
princípio alfabético, as crianças precisam entender que os sons associados às
letras são precisamente os mesmos sons da fala. Esta compreensão pode ser
adquirida através de diversos jogos
que favorecem o desenvolvimento acerca da estrutura sonora da linguagem.
A consciência fonológica apresenta algumas sub-habilidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento da leitura e da escrita. São elas: Rimas e aliterações; consciência de palavras; consciência silábica e consciência fonêmica.
O nosso desafio agora é estudar
as estratégias que exploram essas sub-habilidades. Por isso, vamos dar início à
análise da proposta com os jogos que favorecem o conhecimento acerca da
estrutura sonora da linguagem.
Uma dica de atividade para crianças de 1o ano que não
fizeram Educação Infantil e para turmas de multisseriada:
Iniciar o trabalho de
consciência fonológica a partir dos jogos de escuta, pois introduz a criança na
arte de ouvir ativa, atenta e analiticamente.
Ø Apresentar
uma sequência de sons, em grupos de três ou quatro, pedindo que as crianças
fechem os olhos para depois nomeá-las na ordem em que ouvirem:
·
Assoprar;
·
Assobiar;
·
Respirar;
·
Balançar papel;
·
Rasgar papel;
·
Amassar papel;
·
Arranhar;
·
Batucar;
·
Estalar dedos;
·
Esfregar as mãos;
·
Bater palmas;
·
Cortar com tesoura;
·
Bater os pés;
·
Derramar água no copo...
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