domingo, 29 de maio de 2016

Práticas de leitura


Propor aos alunos momentos diferenciados de acesso a leitura na escola é muito importante. Não podemos ficar restrito a leitura e interpretação dos textos contidos no livro didático. É necessário transpor estas limitações, ampliar os horizontes desta meninada que precisa apreender muitos conceitos ao longo da vida, e sem a leitura, ficará muito difícil.



A leitura do texto base precisa acontecer pela professora com o devido cuidado. É o momento oportuno para o aluno que não fez as conquistas necessárias da leitura e escrita se aproximar, construir hipóteses, se arriscar na leitura. Quando a professora ler sinalizando palavra por palavra, é propiciado aos alunos que não sabem ler ainda, o estabelecimento do som emitido com a palavra escrita. Por isso, sejamos oportunista com este momento tão valoroso da aula! 



Levar o aluno a arriscar, encorajá-lo no processo é função nossa de professores. Quanto mais o aluno ler, ainda que de maneira frágil, mais autoconfiança ele terá e mais apropriação também. 
É interessante  propor que eles levem no final de semana um livro e depois socialize com a turma. Como tenho muitos alunos, a cada semana escolho um aluno para fazer a socialização oral, criar ou representar como achar melhor o livro que leu. Mas todos os alunos na segunda-feira fará um registro do livro lido no final de semana. Quem é sorteado para socializar, leva o livro na sacola literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário