O JOGO E A EDUCAÇÃO
O
processo educacional é essencialmente importante para a aquisição de
conhecimentos sistematizados, para a socialização e formação de seres críticos
pensantes e reflexivos. Dessa forma é necessário priorizar o brincar, as
criações, jogos e descobertas, para o desenvolvimento e construção da liberdade
e de expressão da criança. É através do jogo e da brincadeira que "a
criança constrói o real em função dos seus desejos e fantasias". (BOCK, 1999,
p.103).
As
emoções do jogo geram necessidades de ordem afetiva e é a afetividade a mola
dessas ações. Ela mobiliza o indivíduo em uma determinada direção como o
objetivo de obter prazer. Os desafios proporcionados pelo jogo mobilizam o
indivíduo na busca de soluções ou de formas de adaptação a situações
problemáticas e, gradativamente, o conduz ao esforço voluntário. A atividade
lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso didático do educador,
interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza
sua ação intelectual.
Para
Vigotsky (1984) o brinquedo e os jogos são considerados uma importante fonte de
desenvolvimento e aprendizado, portanto a atividade lúdica possibilita a
criança satisfazer seus desejos, através da imaginação e do faz-de-conta, logo
uma das características do jogo e do brincar é poder explorar o que Vigotsky
(1984) chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal, ocasião em que a criança vai
além do que sua experiência permite.
Percebe-se,
dessa forma, que as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) influenciam
amplamente e de maneira surpreendente o desenvolvimento cognitivo, intelectual,
moral e físico da criança.
Infância em tempos pós-modernos:
Novas formas de brincar
A era
atual em que vivemos a chamada Era tecnológica ou Era da informação, tem mudado
drasticamente nossas concepções acerca do Homem, da sociedade, da economia, da
família e da infância, conseqüentemente nossa maneira de ver o mundo, de se
relacionar, de aprender e brincar também passa por transformações radicais.
A
infância foi vista de diferentes maneiras ao longo da história, assumindo
determinadas concepções sempre que transformações sociais aconteciam. Sendo
assim, a infância contemporânea assume os contornos e formas do momento atual
por que passa a sociedade. Para Steinberg & Kincheloe "A mudança na
realidade econômica, associada ao acesso das crianças a informação sobre o
mundo adulto, transformou drasticamente a infância" (2004, p.13).
As
formas de aprender, se relacionar, brincar e se divertir também foram sofrendo
transformações, com o advento das tecnologias
digitais e telemáticas. Os brinquedos e brincadeiras das crianças e
adolescentes já não são as mesmas, as crianças e jovens hoje vivem imersos em
tecnologias, games, D.V.D., internet, computador e etc. O principal
instrumento, o Computador, faz parte do dia-a-dia, pois dele dependem para
estudar, fazer a tarefa de casa, pesquisar na internet, e até para se comunicar
com os amigos através dos chats de
bate papo e programas de comunicação instantânea. Assim como o computador, o
celular, a câmera digital, o tocador de mp3 são acessórios essenciais para essa
garotada, que hoje substituem os antigos diários e agendas por blogs, e começam e terminam namoros através
da internet.
Consequentemente
as crianças e jovens ficam mais expostos a todo tipo de informação que vem
desses meio tecnológicos, detendo muitas vezes mais conhecimento que os
adultos, mesmo que essas informações sejam desorganizadas e sem sentido. Em
meio a todo esse arsenal de informação e entretenimento advindo das
tecnologias, as crianças e adolescentes são constantemente "bombardeados" pela
indústria do consumo, que tem se especializado cada vez mais em entreter e
divertir o público infanto - juvenil.
Esses apelos vêm dos filmes, desenhos, seriados de T.V., novelas,
revistas e etc.
Ultimamente
os jogos eletrônicos tem sido um dos meios de entretenimento mais utilizados
pelas crianças e jovens para se divertir, brincar e passar o tempo. Cada vez mais eles passam mais tempo em
frente ao computador ocupados em decifrar os enigmas e estágios, como no game Age of Empires, passar fases e vencer
obstáculos, empenhados em construir civilizações e administrar cidades, ou até
mesmo disputar corridas alucinantes em games como Need for Speed Underground, o famoso
simulador de rachas.
Diante de tantos jogos e de tantas novidades tecnológicas
os pais ficam inquietos e apreensivos, muitas vezes sem saber como lidar com
seus filhos, e com essas novas mídias que surgem na sociedade.
Ananda,
ResponderExcluirParabéns!!!Acredito que seu blog tem contribuído para os educadores que buscam e fazem uma Educação de qualidade.Sucesso!!
Obrigada amiga, a ideia é contribuir para os diversos públicos, professores, alunos e pais.
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