domingo, 29 de julho de 2012

Novas formas de aprender - Parte II

O JOGO E A EDUCAÇÃO
O processo educacional é essencialmente importante para a aquisição de conhecimentos sistematizados, para a socialização e formação de seres críticos pensantes e reflexivos. Dessa forma é necessário priorizar o brincar, as criações, jogos e descobertas, para o desenvolvimento e construção da liberdade e de expressão da criança. É através do jogo e da brincadeira que "a criança constrói o real em função dos seus desejos e fantasias". (BOCK, 1999, p.103).
As emoções do jogo geram necessidades de ordem afetiva e é a afetividade a mola dessas ações. Ela mobiliza o indivíduo em uma determinada direção como o objetivo de obter prazer. Os desafios proporcionados pelo jogo mobilizam o indivíduo na busca de soluções ou de formas de adaptação a situações problemáticas e, gradativamente, o conduz ao esforço voluntário. A atividade lúdica pode ser, portanto, um eficiente recurso didático do educador, interessado no desenvolvimento da inteligência de seus alunos, quando mobiliza sua ação intelectual.
Para Vigotsky (1984) o brinquedo e os jogos são considerados uma importante fonte de desenvolvimento e aprendizado, portanto a atividade lúdica possibilita a criança satisfazer seus desejos, através da imaginação e do faz-de-conta, logo uma das características do jogo e do brincar é poder explorar o que Vigotsky (1984) chamou de Zona de Desenvolvimento Proximal, ocasião em que a criança vai além do que sua experiência permite.
Percebe-se, dessa forma, que as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) influenciam amplamente e de maneira surpreendente o desenvolvimento cognitivo, intelectual, moral e físico da criança.
Infância em tempos pós-modernos: Novas formas de brincar
A era atual em que vivemos a chamada Era tecnológica ou Era da informação, tem mudado drasticamente nossas concepções acerca do Homem, da sociedade, da economia, da família e da infância, conseqüentemente nossa maneira de ver o mundo, de se relacionar, de aprender e brincar também passa por transformações radicais.
A infância foi vista de diferentes maneiras ao longo da história, assumindo determinadas concepções sempre que transformações sociais aconteciam. Sendo assim, a infância contemporânea assume os contornos e formas do momento atual por que passa a sociedade.  Para Steinberg & Kincheloe "A mudança na realidade econômica, associada ao acesso das crianças a informação sobre o mundo adulto, transformou drasticamente a infância" (2004, p.13).
As formas de aprender, se relacionar, brincar e se divertir também foram sofrendo transformações, com o advento das tecnologias digitais e telemáticas. Os brinquedos e brincadeiras das crianças e adolescentes já não são as mesmas, as crianças e jovens hoje vivem imersos em tecnologias, games, D.V.D., internet, computador e etc. O principal instrumento, o Computador, faz parte do dia-a-dia, pois dele dependem para estudar, fazer a tarefa de casa, pesquisar na internet, e até para se comunicar com os amigos através dos chats de bate papo e programas de comunicação instantânea. Assim como o computador, o celular, a câmera digital, o tocador de mp3 são acessórios essenciais para essa garotada, que hoje substituem os antigos diários e agendas por blogs, e começam e terminam namoros através da internet.
Consequentemente as crianças e jovens ficam mais expostos a todo tipo de informação que vem desses meio tecnológicos, detendo muitas vezes mais conhecimento que os adultos, mesmo que essas informações sejam desorganizadas e sem sentido. Em meio a todo esse arsenal de informação e entretenimento advindo das tecnologias, as crianças e adolescentes são constantemente "bombardeados" pela indústria do consumo, que tem se especializado cada vez mais em entreter e divertir o público infanto - juvenil.  Esses apelos vêm dos filmes, desenhos, seriados de T.V., novelas, revistas e etc.
Ultimamente os jogos eletrônicos tem sido um dos meios de entretenimento mais utilizados pelas crianças e jovens para se divertir, brincar e passar o tempo.  Cada vez mais eles passam mais tempo em frente ao computador ocupados em decifrar os enigmas e estágios, como no game Age of Empires, passar fases e vencer obstáculos, empenhados em construir civilizações e administrar cidades, ou até mesmo disputar corridas alucinantes em games como Need for Speed Underground, o famoso simulador de rachas.  
Diante de tantos jogos e de tantas novidades tecnológicas os pais ficam inquietos e apreensivos, muitas vezes sem saber como lidar com seus filhos, e com essas novas mídias que surgem na sociedade.

2 comentários:

  1. Ananda,
    Parabéns!!!Acredito que seu blog tem contribuído para os educadores que buscam e fazem uma Educação de qualidade.Sucesso!!

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  2. Obrigada amiga, a ideia é contribuir para os diversos públicos, professores, alunos e pais.

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