JOGOS ELETRÔNICOS
Vivemos
atualmente sob o impacto das novas descobertas tecnológicas e científicas, que
por sua vez provocaram inúmeras mudanças na sociedade, nas relações pessoais e
principalmente na educação, produzindo transformações na natureza do saber.
Hoje as crianças e adolescentes tem acesso às mesmas informações que o seu
professor, através da internet, nas bibliotecas virtuais, sites de busca e etc.
O saber passa a viver a condição de uma "explosiva exteriorização". Para Lyotard
(1998) a diferença entre o professor e o aluno não está na quantidade de
informação, mas no modo como utilizar a informação.
Por
sua vez, o professor também precisa estar ciente dos novos espaços de
aprendizagem que estão a surgir na sociedade atual, novos ambientes começam a
se consolidar, novas formas de acesso ao conhecimento estão a surgir nos
ambientes virtuais, novas formas de se relacionar estão a acontecer nas
comunidades virtuais, nos chats de
bate-papo e nos jogos eletrônicos. Este último objeto da nossa atenção vem
despertando o interesse da garotada, que passa horas em frente ao computador ou
em lan-houses jogando esses games.
Os
jogos eletrônicos são um fenômeno da cultura digital que estão sendo utilizados
de variadas formas e nas mais diversas finalidades:
no treinamento de habilidades motoras (aprender a dirigir carro, a pilotar avião); na reabilitação de pessoas que sofreram acidentes físicos (em ambos os casos, por meio de simuladores); em treinamento de médicos para realizar diagnósticos e, obviamente, como artefato de entretenimento. (MENDES, 2005).
Entretenimento
este que tem causado anualmente, só nos Estados no Unidos, "um impacto de 18
bilhões de dólares na economia"[3], segundo pesquisa
realizada pela empresa de análise de
mercado iResearch. Os games conseguem envolver crianças, adolescentes e até
adultos que permanecem horas em frente ao computador jogando, concentrados e
entretidos, enquanto isso muitos professores queixam-se de não conseguirem
manter a atenção dos seus alunos como antigamente. Essa geração que se forma e
se cria nessa era tecnológica é diferente das outras. Novas formas de aprender
e interagir nascem dessa relação das crianças e jovens com os jogos
eletrônicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário