quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DIREITOS DE APRENDIZAGEM DA ÁREA DE MATEMÁTICA - APERITIVO



ASSINALE   VERDADEIRO (V)  OU  FALSO (F).

1)      (      ) o Documento apresenta 5 direitos de aprendizagem para o desenvolvimento da área da Matemática.

2)      (  ) Os objetivos descritos, a seguir, referem-se  exclusivamente à  escala “Iniciar” do desenvolvimento matemático para o 1º ano do Ciclo de Alfabetização : Recorrer ao apoio de diferentes materiais agrupados de dez em dez [...] Recorrer a representações pictóricas (desenhos e imagens) dos  agrupamentos [...] Recorrer ao uso de técnicas operatórias convencionais.

3)      (    ) Confrontar e diferenciar os significados da organização do registro da multiplicação quando se refere à proporcionalidade (x 2, x 3,... – multiplicação constante) ou quando se refere à noção de dobro de um número ( 2 x nº) [...].
O objetivo acima proposto abarca, no 3º ano do ciclo inicial, as três  escalas do desenvolvimento(I/A/C)


4)      (   ) Reconhecer seu próprio corpo como referencial de deslocamento no espaço (para cima e para baixo, para frent5e e para atrás, para dentro e para fora, para direita e para esquerda).
Este objetivo apresenta uma proposta de escala de desenvolvimento no campo matemático ascendente, ou seja, “I” para o 1º ano, “A” para o 2º ano e “C” para o 3º ano.

5)      (   ) Leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros. Estimar medida de comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo.
Estes são objetivos que devem ser “Iniciados/Ampliados/Consolidados” nos 3 anos iniciais.

6)      (     ) Problematizar e resolver situações a partir das informações contidas em tabelas e gráficos.
Este objetivo só se inicia no 2º ano  e se amplia no 3º ano.

7)      (   ) Ler escrever os signos numéricos em diferentes portadores, apoiando-se ou não na contagem da série numérica intuitiva (1,2,3,4,5,... 10,20,30,... 100,200,300,...) para localização do número.
É um objetivo que exige as 3 escalas de desenvolvimento (I/A/C) em cada ano escolar do ciclo de alfabetização.

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