ASSINALE VERDADEIRO
(V) OU FALSO (F).
1)
( ) o Documento apresenta 5 direitos de
aprendizagem para o desenvolvimento da área da Matemática.
2) (
) Os objetivos descritos, a seguir, referem-se exclusivamente à escala “Iniciar” do desenvolvimento
matemático para o 1º ano do Ciclo de Alfabetização : Recorrer ao apoio de
diferentes materiais agrupados de dez em dez [...] Recorrer a representações
pictóricas (desenhos e imagens) dos agrupamentos
[...] Recorrer ao uso de técnicas operatórias convencionais.
3) (
) Confrontar e diferenciar os significados da organização do registro da
multiplicação quando se refere à proporcionalidade (x 2, x 3,... –
multiplicação constante) ou quando se refere à noção de dobro de um número ( 2
x nº) [...].
O objetivo acima proposto abarca, no
3º ano do ciclo inicial, as três escalas
do desenvolvimento(I/A/C)
4) (
) Reconhecer seu próprio corpo como referencial de deslocamento no
espaço (para cima e para baixo, para frent5e e para atrás, para dentro e para
fora, para direita e para esquerda).
Este objetivo apresenta uma proposta
de escala de desenvolvimento no campo matemático ascendente, ou seja, “I” para
o 1º ano, “A” para o 2º ano e “C” para o 3º ano.
5) (
) Leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros. Estimar
medida de comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo.
Estes são objetivos que devem ser
“Iniciados/Ampliados/Consolidados” nos 3 anos iniciais.
6) (
) Problematizar e resolver
situações a partir das informações contidas em tabelas e gráficos.
Este objetivo só se inicia no 2º
ano e se amplia no 3º ano.
7)
( ) Ler escrever os signos numéricos em
diferentes portadores, apoiando-se ou não na contagem da série numérica intuitiva
(1,2,3,4,5,... 10,20,30,... 100,200,300,...) para localização do número.
É um objetivo que exige as 3 escalas
de desenvolvimento (I/A/C) em cada ano escolar do ciclo de alfabetização.
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