sábado, 11 de janeiro de 2014

Planejamento e a organização da rotina



Planejar é algo implícito à vida humana. Planejamos nas mais diversas situações, em casa, nas compras, nos gastos cotidianos, com a saúde e não poderia ser diferente com a educação. Como profissionais da educação, o planejamento precisa ser uma constante em sua prática, visto que é o planejamento que dará norteamento das ações educacionais na sala de aula, na escola e até mesmo no seu entorno.
A temática do caderno II, escrito por Telma Ferraz Leal e Juliana de Melo Lima discute a respeito do planejamento e os princípios didáticos e modos de organização do trabalho pedagógico. Enfatiza que (2012:07) “quanto mais consciência o professor tiver acerca dos princípios que regem sua prática, maior autonomia terá no processo de planejamento e realização da ação didática”. Portanto, refletir sobre sua prática, sistematização dos saberes, valorização dos conhecimentos dos alunos, diversificação de estratégias didáticas e outros aspectos são imprescindível para a conquista da autonomia do professor no processo de ensino e aprendizagem.
Neste encontro os professores alfabetizadores destacaram o trabalho do coordenador pedagógico dentro das escolas. Alguns sinalizaram como o trabalho vem sendo feito e a relevância deste profissional para o desenvolvimento do trabalho. Outros expuseram a angustia de se sentirem incompreendidos pelo coordenador, que em muitos momentos dificulta o seu trabalho, impondo ações arraigadas no autoritarismo, na inflexibilidade da ação pedagógica, assim tumultuando o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.
Estes relatos evidencia que estes profissionais precisam ser acompanhados mais de perto em sua prática, como também precisam de uma formação continuada que favoreça a aquisição teórica relacionada com a prática.
O caderno em estudo possibilitou maior compreensão sobre a composição e função da rotina na escola, especialmente no ciclo de alfabetização. Foi propiciado aos cursistas a análise da rotina proposta pelo caderno e a alteração da mesma, adequando-se à realidade municipal. Foi um trabalho interessante, onde alguns professores novatos na rede puderam compreender a organização pedagógica da rede.
Neste caderno foram apresentados aos professores os direitos de aprendizagem em História. Os professores em grupos analisaram estes direitos e analisar como eles se caracterizam na sala de aula.

Foi um momento muito interessante, pois trouxe relatos do cotidiano escolar, reflexões sobre a prática e o vislumbramento de ações futuras.
Foi oportunizado momento de planejamento em grupo para que os professores tivessem a oportunidade de enriquecimento, contato com colegas de outras escolas. Este planejamento foi executado e no encontro seguinte houve a socialização. A orientação era fazer um planejamento envolvendo um livro paradidático. As vivencias relatadas pelos professores demonstram que foram experiências bem interessantes, alguns professores trouxeram para o encontro atividades propostas aos alunos, demonstrando aos demais com ocorreu exploração do livro paradidático.
A música de Chico Buarque foi trabalhada com os professores no sentido de perceber que o cotidiano às vezes é necessário, como organização, mas que a repetição contínua muitas vezes cansa as pessoas, levando-as a perder o interesse, é assim com a prática escolar. Os educadores precisam cuidar para não cair numa rotina cansativa e sem propósitos.
Cotidiano de Chico Buarque
“...Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.”

Texto: Ananda Lima
Orientadora de Estudo de Barreiras - BA

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