Planejar é algo implícito à vida humana.
Planejamos nas mais diversas situações, em casa, nas compras, nos gastos
cotidianos, com a saúde e não poderia ser diferente com a educação. Como
profissionais da educação, o planejamento precisa ser uma constante em sua
prática, visto que é o planejamento que dará norteamento das ações educacionais
na sala de aula, na escola e até mesmo no seu entorno.
Neste
encontro os professores alfabetizadores destacaram o trabalho do coordenador
pedagógico dentro das escolas. Alguns sinalizaram como o trabalho vem sendo
feito e a relevância deste profissional para o desenvolvimento do trabalho.
Outros expuseram a angustia de se sentirem incompreendidos pelo coordenador,
que em muitos momentos dificulta o seu trabalho, impondo ações arraigadas no
autoritarismo, na inflexibilidade da ação pedagógica, assim tumultuando o
trabalho a ser desenvolvido em sala de aula.
Estes
relatos evidencia que estes profissionais precisam ser acompanhados mais de
perto em sua prática, como também precisam de uma formação continuada que
favoreça a aquisição teórica relacionada com a prática.
O caderno em
estudo possibilitou maior compreensão sobre a composição e função da rotina na
escola, especialmente no ciclo de alfabetização. Foi propiciado aos cursistas a
análise da rotina proposta pelo caderno e a alteração da mesma, adequando-se à
realidade municipal. Foi um trabalho interessante, onde alguns professores novatos
na rede puderam compreender a organização pedagógica da rede.
Neste
caderno foram apresentados aos professores os direitos de aprendizagem em
História. Os professores em grupos analisaram estes direitos e analisar como
eles se caracterizam na sala de aula.
Foi um momento muito interessante, pois
trouxe relatos do cotidiano escolar, reflexões sobre a prática e o
vislumbramento de ações futuras.
Foi
oportunizado momento de planejamento em grupo para que os professores tivessem
a oportunidade de enriquecimento, contato com colegas de outras escolas. Este
planejamento foi executado e no encontro seguinte houve a socialização. A
orientação era fazer um planejamento envolvendo um livro paradidático. As
vivencias relatadas pelos professores demonstram que foram experiências bem
interessantes, alguns professores trouxeram para o encontro atividades
propostas aos alunos, demonstrando aos demais com ocorreu exploração do livro
paradidático.
A música de
Chico Buarque foi trabalhada com os professores no sentido de perceber que o
cotidiano às vezes é necessário, como organização, mas que a repetição contínua
muitas vezes cansa as pessoas, levando-as a perder o interesse, é assim com a
prática escolar. Os educadores precisam cuidar para não cair numa rotina
cansativa e sem propósitos.
Cotidiano de Chico Buarque
“...Todo
dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sacode às seis horas da manhã,
Me
sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.”
E me beija com a boca de hortelã.”
Texto: Ananda Lima
Orientadora de Estudo de Barreiras - BA
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