quinta-feira, 10 de março de 2016

Reflexões sobre o primeiro dia de aula


Receber os alunos no primeiro dia de aula é sempre momento de muita expectativa. Enquanto professores, nos propomos a organizar atividades, espaço físico que os acolham da melhor maneira possível. 
Isso se dá em virtude dos sentimentos que temos em relação à nossa profissão. Acho isso importante, pois é o indicador que apesar de todos os atropelos que a educação brasileira vem sofrendo, ainda amamos o que fazemos.

Estar diante de 15, 20, 30 alunos é uma responsabilidade enorme, por isso a preocupação com a nossa postura, a nossa fala, para que nada venha contradizer nossa ação como professores.

Precisamos pensar que os alunos também estão na expectativa do que os espera para o ano em curso. E a escola, na medida do possível, precisa buscar caminhos, respostas à estas expectativas, caso contrário, a escola será uma ação frustrante na vida do aluno.

Educar não é só o ato da apropriação curricular formal, mas a ação que transcende a sala de aula e passa eminentemente pela emoção.

Particularmente não acredito em nada feito mecanicamente, sem a presença dos sentimentos. O ato de educar passa pelo amor, não aquele amor de mãe, mas o amor da atividade desenvolvida, das relações estabelecidas e das aquisições conquistas.

O meu primeiro dia de aula deste ano me trouxe uma ansiedade enorme. Primeiro porque mudei de escola e queria ver a dinâmica do trabalho em execução; segundo porque as aulas foram adiadas; terceiro porque queria ver se iria ter anergia boa de trabalho entre eu e os alunos.

Para minha felicidade, minhas expectativas foram respondidas de forma positiva. E acho extremamente importante a conservação, a alimentação da boa convivência, seja entre os profissionais da escola, como também entre professores e alunos.

Observei que no momento em que fomos coletivamente fazer os combinados da sala os alunos participaram ativamente. No dia seguinte relembrei os combinados estabelecidos no dia anterior e ficou notório que os alunos se sentem seguros num espaço que há regras, como também fica mais tranquilo para mim enquanto professora o estabelecimento das mesmas desde o inicio, pois assim eles já se adaptam a uma organização de trabalho.

Hoje estou com o tempo corrido, não posso me estender muito a escrita. Voltarei depois para complementar.


Abraços,

Ananda Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário