sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O último ano do ciclo de alfabetização: consolidando os conhecimentos



A apropriação do Sistema de Escrita Alfabética é o grande desafio para o ciclo de alfabetização. Constata-se que os alunos do último ano do ciclo ainda não se apropriaram das aprendizagens necessárias ao ciclo para que possam avançar para os anos seguintes.
            O estudo do caderno III veio possibilitar a compreensão acerca do SEA. As autoras Ana Catarina dos Santos Pereira Cabral e Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves Pessoa fizeram uma abordagem clara e objetiva acerca da consolidação da correspondência letra-som no 3º ano e o ensino da ortografia, facilitando o entendimento dos professores. No encontro de formação foi propiciado aos cursistas o aprofundamento sobre o SEA, visto que muitos não tinham conhecimento sobre consciência fonológica. Para maior sustentação deste estudo, foram utilizados os cadernos dos anos 1, 2 e multisseriados.
Os vídeos do CELL e do programa Salto para o Futuro foram de grande valia para vislumbramento dos professores em relação ao SEA, de como proceder no processo de alfabetização. A preocupação dos Orientadores de Estudo era de possibilitar aos cursistas não apenas o conhecimento teórico, mas situações que pudessem ser vivenciadas nas escolas.
O encontro foi muito produtivo, as professoras alfabetizadoras se mostraram mais envolvidas com as discussões e participação no encontro. A temática estudada despertou muito interesse dos professores em razão das turmas do 3º ano do Ensino Fundamental da rede não estarem realmente correspondendo ao nível de aprendizagem do ano estudado. Os alunos estavam em níveis de escrita diversos: pré-silábico, silábico, silábico alfabético, estando poucos no alfabético.
A compreensão das especificidades de cada nível se faz necessário por parte dos professores, considerando que estratégias precisam ser criadas para garantir o avanço destes alunos e assim contemplar os direitos de aprendizagem estudado no caderno I.
O poema de Cecília Meireles, a linguagem do NHEM foi o ponto de partida das atividades do dia, foi utilizada como leitura deleite.

A linguagem do NHEM
Havia uma velhinha
que andava aborrecida
pois dava a sua vida
para falar com alguém.
E estava sempre em casa
a boa velhinha

resmungando sozinha:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
O gato que dormia
no canto da cozinha
escutando a velhinha,
principiou também
a miar nessa língua
e se ela resmungava,
o gatinho a acompanhava:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
Depois veio o cachorro
da casa da vizinha,
pato, cabra e galinha
de cá, de lá, de além,
e todos aprenderam
a falar noite e dia
naquela melodia
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem...
De modo que a velhinha
que muito padecia
por não ter companhia
nem falar com ninguém,
ficou toda contente,
pois mal a boca abria
tudo lhe respondia:
nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem..

Na socialização da atividade de casa ficou evidenciado que o currículo municipal tem alguns pontos em convergência com os direitos de aprendizagem, mas existem algumas necessidades de ajustes e adequações, especialmente o dossiê que engessa o trabalho do professor, impedindo-o de adequações com salas heterogêneas.
O momento do vídeo “Causo” trouxe aos professores muita emoção e uma reflexão mais profunda acerca da ausência da leitura e da escrita na vida das pessoas.
A abordagem sobre a psicogênese da escrita oportunizou aos professores maior entendimento acerca dos níveis da escrita e como elas se constituem. Essa compreensão se faz necessário para subsidiar a ação do professor, organizar seu planejamento, tendo em vista que ele assim conseguirá diagnosticar os níveis em que as crianças se encontram e podendo direcionar as atividades e a condução de trabalho contemplando as reais necessidades.
Foi propiciado aos professores momento de análise da escrita de algumas crianças, dessa maneira possibilitando atividade prática, vivenciando o que possivelmente irão viver em sala de aula, facilitando a  compreensão sobre o tema estudado. O estudo dos textos do caderno III foi viabilizado em grupos para que se consolidassem os saberes em percurso.

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