Mas o que são e o que significam esses agrupamentos produtivos? No
que eles podem ajudar a aprendizagem das crianças e o que devemos levar
em conta na hora de fazê-los? São essas questões que vou ajudá-los a
responder hoje.
Nos encontros, chegamos à conclusão de que, na fase em que as
crianças começam a refletir sobre o sistema de escrita alfabética, o
professor alfabetizador deve fazer agrupamentos de maneira planejada,
intencional e criteriosa.
Portanto, para ser efetivo no planejamento desse trabalho, o docente deve:
• Conhecer seus alunos, ou seja, saber em qual hipótese de escrita cada aluno se encontra (daí a importância das sondagens);
• Conhecer as características pessoais das crianças (além de pensar
nas hipóteses próximas, o relacionamento da dupla precisa ser positivo);
• Ter clareza do objetivo da atividade que será proposta à dupla (essa atividade precisa ser desafiadora);
• Intervir nas duplas quando necessário (significa lançar perguntas à
dupla para que possam refletir e colocar em jogo tudo o que sabem para
resolver o problema).
Abaixo, vou dar para vocês alguns exemplos de agrupamentos produtivos
de acordo com as hipóteses de escrita que cada criança se encontra.
Pela minha experiência, eles dão certo, porque permitem que todos
avancem.
1- Aluno com escrita silábica sem valor sonoro convencional + aluno com escrita silábica com valor sonoro convencional
Lembro vocês que a criança que escreve silabicamente representa a
pauta sonora por apenas uma letra. Se essa letra realmente existe na
sílaba é considerada convencional. Se não existe, é não convencional.
Portanto, vejo que essa dupla é produtiva, pois a criança que escreve
utilizando letras que correspondem ao valor sonoro convencional pode
ajudar seu colega que ainda utiliza qualquer letra a pensar sobre o
valor sonoro que é inato a cada símbolo.
2- Aluno com escrita silábica com valor sonoro convencional + aluno com escrita silábico-alfabética
Lembrando que a criança com escrita silábico-alfabética hora
representa a sílaba com o número correto de letras, hora não. Exemplo:
em vez de escrever BONECA, ela escreve BONCA.
Esta dupla é produtiva, pois a criança que escreve de forma
silábico-alfabética vai ajudar o colega a compreender que, para se
escrever uma sílaba, são necessárias duas letras, por exemplo.
Este é um tema que nós, coordenadores, devemos sempre retomar com os
professores alfabetizadores, orientando a prática e acompanhando-os. Uma
vez bem que os agrupamentos estejam bem planejados, eles se tornam
ações muito significativas para que as crianças avancem em suas
hipóteses de escrita. E, quanto antes compreenderem o sistema de escrita
alfabética, melhor para o processo de alfabetização!
Por Maria Inês
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