sexta-feira, 22 de julho de 2016

Sequência Didática - Conto de fadas


Tema: Contos de Fadas


Duração: 5 dias                                

Conteúdos:

Português
1.      Gênero textual: conto de fadas                                     
2.      Interpretação textual: conto de fadas – Branca de Neve
3.      Estudo do texto base: conto de fadas – Branca de Neve
4.      Produção de texto: reescrever o conto
5.      Gramática: adjetivo e substantivo
6.      Análise linguística – V e F

Matemática
7.      Figuras geométricas: esfera, come e cilindro
8.      Multiplicação de 4 e 5
9.      Número ordinal
Ciências Naturais
10.  Fauna e flora

Ciências Sociais
11.  História de Salvador como capital do país
12.  Brasília – capital do país
Arte
13.  Encenação

Objetivos:
v  Ler texto observando sua estrutura.
v  Identificar as características do conto de fadas;
v  Recontar a estória oralmente e na escrita;
v  Enriquecer o vocabulário;
v  Exercitar a imaginação e a criatividade;
v  Estimular o pensamento reflexivo;
v  Comparar elementos presentes no filme e na estória contada;
v  Identificar as personagens e caracterizá-los;
v  Estimular a prática da leitura e a produção de texto;
v  Desenvolver a entonação e o ritmo.
v  Conhecer a biografia do autor;
v  Reconhecer e fazer uso convencional dos sinais de pontuação.
v  Empregar corretamente o substantivo e o adjetivo
v  Verificar   a   compreensão   da   história   ouvida (memorização   da   sequência, dos acontecimentos, identificação dos elementos e apresentação do desfecho).
v  Usar dicionário para encontrar significado de palavras.
v  Ordenar objetos;
v  Reconhecer formas geométricas e a sua composição;
v  Consolidar conceito da multiplicação com jogos.
v  Reconhecer elementos da fauna e da flora;
v  Saber como Salvador se tornou capital do país;
v  Entender o que é uma peça de teatro;
v  Encenar na estória estudada.

 Estratégias pedagógicas:

1.    Leitura deleite
2.    Apresentação do gênero Conto: Branca de Neve;
3.    Explorar a estrutura do texto;
4.    Leitura da biografia do autor.
5.    Exploração oral do gênero e caracterização do mesmo
6.    Fala espontânea para quem quiser falar.
7.    Leitura natural do texto: (no cartaz).
8.    Interpretação oral do texto.
9.    Leitura didática.
10.  Assistir filme da Branca de Neve;
11.  Identificação dos personagens da estória;
12.  Reconstrução do texto oralmente e por imagens
13.  Análise da organização do texto:
a)    Quantas frases há no texto base?
b)   Quantos palavras?
c)    Há quantos parágrafos?
14.  Exercícios de consciência fonológica: NEVE
a)      Qual a primeira letra da palavra?
b)      Qual a última palavra?
c)      Quantas vogais? Quantas consoantes?
d)      Quais letras se repetem na palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e)      Quantas silabas há nesta palavra? Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura, interpretação e escrita - sistematização
11. Produção escrita e oral de texto;
12. Ordenar os anões;
13. Análise de imagens e identificação dos elementos geométricos: esfera, cilindro e cone.
14. Resolução de situações problemas a partir do conto: Branca de Neve
15. Identificação das formas geométricas nas imagens da estória.
16. Diferenciação da fauna e flora com uso de slides
17. Visualização de imagens de Salvador quando capital do país.
18. Encenação da estória Branca de Neve.

Desenvolvimento das atividades por dia: 25/07





PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (  x  )    3ª feira  (     )     4ª feira (     )    5ª feira (     )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário e correção da tarefa de casa.
Atividade da ciranda de livro – socializar o livro que foi na sacola e fazer registro na folha.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

·         O canto mais lindo que já se ouviu
Autora: Clarissa Bittencourt

RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


ü  A professora faz a leitura do texto em slides.
ü  Questionar:
  1. Quem conhecia esta estória?
  2. O que lhes chama atenção?
  3. Se a mãe de Branca de Neve estivesse viva, será que ela teria passado por tudo aquilo?
  4. Quem lembra o nome dos anões?



LENDO E COMPREENDENDO.

20      minutos


ü  Qual o gênero textual do texto lido?
ü  Explicar o que é um conto de fadas.
ü  Quem e o quê faz parte do conto?
3) O que percebem de mais importante?
4) Que sentimentos os fatos do conto te causaram?
5) Quais os personagens do conto?
6) Que situações causaram maior impressão?
7) Que final tem o conto?


AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos

ü  Atividade no caderno
                                 








ESCREVENDO DO SEU
JEITO
20 minutos


ü  Escrever os nomes dos anões


RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZAR

45 minutos

·         Relacionar o nome dos anões e ordená-los;
·         Explorar o conceito de ordenação -  construir coletivamente um banco de números ordinal.
·          Registro no caderno.

OUTRAS  DISCIPLINAS


Biblioteca

  • Leitura livre na biblioteca
AVALIAÇÃO


*      Anotações sobre o desenvolvimento das aulas do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem.




Anexo:

Branca de Neve e os sete anões
Adaptado do conto dos Irmãos Grimm
         Há muito tempo, num reino distante, viviam um rei, uma rainha e sua filhinha, a princesa Branca de Neve. Sua pele era branca como a neve, os lábios vermelhos como o sangue e os cabelos pretos como o ébano. Um dia, a rainha ficou muito doente e morreu. O rei, sentindo-se muito sozinho, casou-se novamente.
          O que ninguém sabia é que a nova rainha era uma feiticeira cruel, invejosa e muito vaidosa. Ela possuía um espelho mágico, para o qual perguntava todos os dias:
          — Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu?
          — És a mais bela de todas as mulheres, minha rainha!
          — respondia ele.
          Branca de Neve crescia e ficava cada vez mais bonita, encantadora e meiga. Todos gostavam muito dela, exceto a rainha, pois tinha medo que Branca de Neve se tornasse mais bonita que ela.
          Depois que o rei morreu, a rainha obrigava a princesa a vestir-se com trapos e a trabalhar na limpeza e na arrumação de todo o castelo. Branca de Neve passava os dias lavando, passando e esfregando, mas não reclamava. Era meiga, educada e amada por todos.
          Um dia, como de costume, a rainha perguntou ao espelho:
          — Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu?
          — Sim, minha rainha! Branca de Neve é agora a mais bela! A rainha ficou furiosa, pois queria ser a mais bela para sempre. Imediatamente mandou chamar seu melhor caçador e ordenou que ele matasse a princesa e trouxesse seu coração numa caixa.
          No dia seguinte, ele convidou a menina para um passeio na floresta, mas não a matou.
          — Princesa, — disse ele — a rainha ordenou que eu a mate, mas não posso fazer isso. Eu a vi crescer e sempre fui leal a seu pai.
          — A rainha?! Mas, por quê? — perguntou a princesa.
          — Infelizmente não sei, mas não vou obedecer a rainha dessa vez. Fuja, princesa, e por favor não volte ao castelo, porque ela é capaz de matá-la! Branca de Neve correu pela floresta muito assustada, chorando, sem ter para onde ir.  O caçador matou uma gazela, colocou seu coração numa caixa e levou para a rainha, que ficou bastante satisfeita, pensando que a enteada estava morta. Anoiteceu. Branca de Neve vagou pela floresta até encontrar uma cabana. Era pequena e muito graciosa. Parecia habitada por crianças, pois tudo ali era pequeno. A casa estava muito desarrumada e suja, mas Branca de Neve lavou a louça, as roupas e varreu a casa. No andar de cima da casinha encontrou sete caminhas, uma ao lado da outra. A moça estava tão cansada que juntou as caminhas, deitou-se e dormiu.  Os donos da cabana eram sete anõezinhos que, ao voltarem para casa, se assustaram ao ver tudo arrumado e limpo. Os sete homenzinhos subiram a escada e ficaram muito
espantados ao encontrar uma linda jovem dormindo em suas camas. Branca de Neve acordou e contou sua história para os anões, que logo se afeiçoaram a ela e a convidaram para morar com eles.
          O tempo passou... Um dia, a rainha resolveu consultar novamente seu espelho e descobriu que a princesa continuava viva. Ficou furiosa. Fez uma poção venenosa, que colocou dentro de uma maçã, e transformou-se numa velhinha maltrapilha.
          — Uma mordida nesta maçã fará Branca de Neve dormir para sempre — disse a bruxa.
          No dia seguinte, os anões saíram para trabalhar e Branca de Neve ficou sozinha. Pouco depois, a velha maltrapilha chegou perto da janela da cozinha. A princesa ofereceu-lhe um copo d’água e conversou com ela.
          — Muito obrigada! — falou a velhinha — coma uma maçã... eu faço questão!
          No mesmo instante em que mordeu a maçã, a princesa caiu desmaiada no chão. Os anões, alertados pelos animais da floresta,chegaram na cabana enquanto a rainha fugia. Na fuga, ela acabou caindo num abismo e morreu. Os anõezinhos encontraram Branca de Neve caída, como se estivesse dormindo. Então colocaram-na num lindo caixão de cristal, em uma clareira e ficaram vigiando noite e dia, esperando que um dia ela acordasse.
          Um certo dia, chegou até a clareira um príncipe do reino vizinho e logo que viu Branca de Neve se apaixonou por ela. Ele pediu aos anões que o deixassem levar o corpo da princesa para seu castelo, e prometeu que velaria por ela.
          Os anões concordaram e, quando foram erguer o caixão, este caiu, fazendo com que o pedaço de maçã que estava alojado na garganta de Branca de Neve saísse por sua boca, desfazendo o feitiço e acordando a princesa. Quando a moça viu o príncipe, se apaixonou por ele. Branca de Neve despediu-se dos sete anões e partiu junto com o príncipe para um castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre.

Desenvolvimento das atividades por dia: 26/07








PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (  x   )     4ª feira (     )    5ª feira (     )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos
  • Chico Rei – pag. 23 ( Histórias da Gente)
Autor: Sandra Lene

RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


ü  Assistir ao filme Branca de Neve
ü  Questioná-los:
  1. O filme tem alguma relação com o texto que lemos ontem?
  2. Quais?
  3. O que há de diferente?
  4. Você acha que o filme foi fiel ao conto? Por quê?



LENDO E COMPREENDENDO.

20 minutos


ü  Fazer a leitura do texto base fazendo a marcação das palavras para que os alunos possam relacionar a leitura com a escrita.
ü  Solicitar que alguns alunos façam a leitura oral do texto base.
ü  Circular no texto os personagens.
ü  Identificar no texto o momento do conflito e os envolvidos.
ü  Identificar o desfecho da estória.


AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos


  • Atividade avaliativa da aprendizagem



RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZAR

45 minutos
Analisar uma imagem do filme e identificar as formas geométricas presentes.

Identificar esfera, cilindro e cone de algumas formas.


Sistematizar no livro páginas 68 e 69 e no caderno






PARA CASA: pag. 70









Desenvolvimento das atividades por dia: 27/07




PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (    )     4ª feira (  x   )    5ª feira (     )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos
  • Júlia e Letícia, vivendo com as diferenças
Autora: Ananda Lima


RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.



ü  Leitura coletiva do conto
ü  Retomar algumas características do conto de fadas
ü  Ler a biografia dos irmãos Grimm
Nascidos em Hanau, Jacob Grimm em 1785 e Wilhelm Grimm em 1786, os irmãos Grimm estudaram Direito junto ao seu pai, mas começaram a se dedicar integralmente à literatura e acabaram deixando a advocacia de lado. No ano de 1830, ambos ingressam em uma universidade alemã como professores. Estudiosos incessantes do idioma alemão, atuaram em campos como História e Filologia. Porém, a grande marca dos Grimm era sua excelência narrativa.
Um ano marcante para os irmãos Grimm foi 1837, quando demonstraram ideias contestadoras em relação ao rei da Alemanha e foram expulsos da Universidade de Göttingen junto a cinco professores. Quatro anos mais tarde, a Universidade de Berlim convida-os para assumirem cargos de professores novamente. Os dois viveram nesta cidade até seus últimos dias, sendo que Wilhelm veio a falecer em 1859 e Jacob em 1863.
Reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas escrevendo, durante à noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia. Uma das primeiras perguntas feitas quando se estuda o trabalho dos Grimm é a seguinte: por qual motivo eles compilavam tantos contos?
Estudiosos, os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração. Assim, quando surgiu a escrita, muitos destes contos foram registrados nos monastérios, onde eram redigidos por religiosos. Desta forma, os irmãos começam a pesquisar antigos documentos e iniciar um processo de recolhimento de histórias da Alemanha para a preservação da memória e das tradições populares.
Apenas Dortchen Wild, que era a mulher de Wilhelm, contribuiu com 12 histórias, das quais pode ser citada Rumpelstiltskin, que tem como principal personagem um anão que faz palha se transformar em ouro. Uma das histórias mais famosas da humanidade, Branca de Neve, imortalizada pelo desenho criado nos estúdios Disney, foi passada para os irmãos Grimm por 2 amigas de sua família. A maior parte dos contos, aproximadamente 200, foram ditados por uma camponesa idosa chamada Dorotea Viehmman.
Publicados no ano de 1812, os primeiros contos dos Grimm levavam o nome de "Histórias das Crianças e do Lar", totalizando 51 histórias. Aos poucos, os contos desta obra foram se popularizando ao redor do mundo, sendo reinventados em várias versões e conquistando povos de culturas e idiomas diferentes.
Porém, a maior importância dos irmãos Grimm para a literatura foi a coleta dos contos, que acabou impulsionando outros estudiosos a realizarem o mesmo processo em seus países. Na maioria dos textos dos irmãos, sempre são encontrados personagens como dragões, lobos, monstros, bruxas, entre outras criações folclóricas da população. Provavelmente, histórias trágicas que foram passadas pelo povo aos Grimm, acabaram sendo alteradas para ganharem finais felizes e se tornarem mais leves para a leitura de crianças e adolescentes. Outro aspecto encontrado em várias histórias é a presença das mulheres como agentes que modificam o enredo para o bem ou para o mal.
Os contos dos irmãos Grimm são enquadrados no gênero fantástico por apresentarem personagens e cenários imaginários. Um bom exemplo é o conto da Gata Borralheira, no qual elementos sobrenaturais e mágicos aparecem em integração com a realidade. Este conto apresenta mais de 300 interpretações no mundo todo.


LENDO E COMPREENDENDO.



ü  Leitura individual de alguns alunos do conto.
ü  Destacar a palavra  NEVE e fazer análise da mesma.
ü  Atividade de sistematização na folha.





















RECREIO

MATEMÁTICA



MATEMATIZANDO


  • Situações problemas criadas a partir do conto Branca de Neve


OUTRAS  DISCIPLINAS


CIÊNCIAS NATURAIS

45 minutos


ü  A partir do conto Branca de Neve identificar elementos que pertencem a fauna e flora.
ü  Questionar:
1.      O que seria a fauna para vocês? E a flora?
2.       O que mais chama a atenção? A fauna ou a flora?
·         Vamos procurar no dicionário o significado destas palavras.
ü  A professora deve diferenciá-los.
No território brasileiro existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes para o equilíbrio da natureza. Mas também são importantes para o homem que se utiliza deles para sua própria vida.
Você sabe o que é fauna?
Fauna é o conjunto das espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo da região onde vive.
Como se sabe, a fauna tem importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores, como no caso dos beija-flores, insetos como borboletas, besouros, abelhas etc. muitos animais são dispersores de sementes que necessitam passar por seu trato intestinal, como muitos mamíferos, sem contar que praticamente todos os animais são excelentes agentes adubadores e também tem sua importância na cadeia alimentar.
Dessa forma a fauna tem importância primordial na existência e desenvolvimento das áreas naturais, o que vale dizer ainda que são produtores indiretos dos benefícios econômicos que a exploração da madeira, frutas, resinas florestais, entre outros, podem proporcionar aos homens.
Assim, podemos concluir que a fauna tem importância vital para a manutenção da biosfera da terra e consequentemente para o ser humano e sua preservação é primordial para mantermos a qualidade de vida do planeta, bem como a própria vida no planeta
Você sabe o que é Flora?
População vegetal de um lugar determinado ou de certa época. O termo inclui, geralmente, todas as plantas de uma região ou de determinado período geológico. A flora é condicionada por diversos fatores do clima e do solo.
Entre os primeiros, devemos considerar a umidade do ar, temperatura, a luz, a ventilação etc. Entre os segundos, figuram as qualidades físicas e químicas do solo. Este pode ser de granulação grossa ou fina, arenoso ou argiloso. Os solos arenosos são bem drenados e arejados. Os argilosos podem ser compactos, mal drenados e alagados em certas épocas, podendo ao contrário ser muitos secos em outras ocasiões. É da interação dos fatores climáticos (referentes ao clima) e edáficos (referente ao solo) que resulta a possibilidade de existir, em certo lugar determinada época, uma dada floresta, isto é, o conjunto de espécies vegetais, espontaneamente desenvolvida.

PARA CASA: pesquisa sobre elementos

AVALIAÇÃO


10 minutos
*      Anotações sobre o desenvolvimento das aulas do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem

Desenvolvimento das atividades por dia: 28/07








PORTUGUÊS
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (     )     4ª feira (     )    5ª feira (  x )      6ª feira  (     )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos
  • Aula de leitura (Dezenove poemas desengonçados) pag. 41
Autor: Ricardo Azevedo

RODA DE
LEITURA E ORALIDADE.

20 minutos


ü  Leitura coletiva do texto;
ü  Recontar o texto coletivamente.


LENDO E COMPREENDENDO.

20 minutos

ü  Alguns alunos fazem a leitura do texto.
ü  Elencar as características dos anões
ü   

AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos

ü  Reescrever a estória da Branca de Neve


M
A
T
M
A
T
I
C
A



ü  Atividade avaliativa da aprendizagem


RECREIO

OUTRAS DISCIPLINAS



CIÊNCIAS SOCIAIS




*      Com slides mostrar fotos de Salvador para os alunos, explorando os aspectos históricos da antiga capital do Brasil.
*      Atividade no caderno.


Desenvolvimento das atividades por dia: 29/07





ARTE
TEMPOS
2ª feira (    )    3ª feira  (    )     4ª feira (     )    5ª feira (     )      6ª feira  (  x   )
ATIVIDADES PERMANENTES
20
Acolhida, chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa de casa.

PARA GOSTAR
DE  LER (DELEITE).

10 minutos

ü  De quem tem medo o lobo mau?
Autora: Silvana de Menezes


RODA DE
 ORALIDADE.




ü  A professora explicará o que é uma peça de teatro.
ü  Encenar a estória da semana.


RECREIO

AVALIAÇÃO


10 minutos
*      Anotações sobre o desenvolvimento das aulas do dia.
*      Preencher ficha dos direitos de aprendizagem








Sugestões de atividade 1:

Atividade

1. Abaixo estão os nomes dos anões do conto “Branca de Neve”. Eles foram escritos em três tipos de letra. Encontre e ligue os nomes iguais.
Feliz                                       DUNGA                                               Soneca
Dunga                                     MESTRE                                            Dengoso
           Atchim                                     SONECA                                           Feliz
Zangado                                  ZANGADO                                         Atchim
         Dengoso                                  ATCHIM                                             Zangado
Soneca                                     DENGOSO                                         Dunga
Mestre                                       FELIZ                                                 Mestre
2- Após assistir ao filme Branca de Neve, relacione:

O que há no filme e no conto
O que foi diferente no filme da estória contada






Sugestão 2

ATIVIDADE
1.    Leia em dois tipos de letra um dos trechos do texto em que a madrasta de Branca de Neve fala com o espelho.
TINHA NA PAREDE UM ESPELHO MÁGICO E, TODOS OS DIAS, PERGUNTAVA A ELE:
— ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS BELA DO QUE EU?
E O ESPELHO SEMPRE RESPONDIA:
— VÓS, MINHA RAINHA, SOIS A MAIS LINDA DE TODAS.
Tinha na parede um espelho mágico e, todos os dias, perguntava a ele:
— Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?
E o espelho sempre respondia:
— Vós, minha rainha, sois a mais linda de todas.

2. Sublinhe no primeiro quadro as falas das personagens: em vermelho, a fala da rainha e em azul, a fala do espelho.
3. Circule, nos dois textos, a palavra RAINHA.
4. Madrasta e rainha são a mesma personagem?
(   ) SIM                                          (   ) NÃO


2• Você sabe dizer por que branca de neve tem esse nome?
_______________________________________________________________________
• Por que Branca de Neve tem tantos problemas com sua madrasta?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

Um comentário:

  1. Amei sua sequencia vou utilizar nas minhas aulas aulas, vou apenas adaptar para os meus alunos.

    ResponderExcluir