Duração: 5 dias
Conteúdos:
Português
1. Gênero textual: conto de fadas
2. Interpretação textual: conto de
fadas – Branca de Neve
3. Estudo do texto base: conto de
fadas – Branca de Neve
4. Produção de texto: reescrever o
conto
5. Gramática: adjetivo e substantivo
6. Análise linguística – V e F
Matemática
7.
Figuras geométricas: esfera, come e cilindro
8.
Multiplicação de 4 e 5
9.
Número ordinal
Ciências Naturais
10. Fauna e flora
Ciências Sociais
11. História
de Salvador como capital do país
12. Brasília
– capital do país
Arte
13.
Encenação
Objetivos:
v Ler texto
observando sua estrutura.
v Identificar as
características do conto de fadas;
v Recontar a estória
oralmente e na escrita;
v Enriquecer o vocabulário;
v Exercitar a imaginação e a
criatividade;
v Estimular o pensamento reflexivo;
v Comparar elementos presentes no
filme e na estória contada;
v Identificar as personagens e
caracterizá-los;
v Estimular a prática da leitura e
a produção de texto;
v Desenvolver a entonação e o
ritmo.
v Conhecer a biografia do autor;
v Reconhecer e fazer uso convencional dos sinais de pontuação.
v Empregar corretamente o substantivo e o adjetivo
v Verificar a compreensão
da história ouvida (memorização da
sequência, dos acontecimentos, identificação dos elementos e
apresentação do desfecho).
v Usar dicionário para encontrar
significado de palavras.
v Ordenar
objetos;
v Reconhecer
formas geométricas e a sua composição;
v Consolidar
conceito da multiplicação com jogos.
v Reconhecer
elementos da fauna e da flora;
v Saber como Salvador se tornou
capital do país;
v Entender o que é uma peça de
teatro;
v Encenar na estória estudada.
Estratégias
pedagógicas:
1. Leitura deleite
2. Apresentação do gênero Conto: Branca
de Neve;
3. Explorar a estrutura do texto;
4. Leitura da biografia do autor.
5. Exploração oral do gênero e
caracterização do mesmo
6. Fala espontânea para quem quiser
falar.
7. Leitura natural do texto: (no
cartaz).
8. Interpretação oral do texto.
9. Leitura didática.
10. Assistir filme da Branca de Neve;
11. Identificação dos personagens da
estória;
12. Reconstrução do texto oralmente e
por imagens
13. Análise da organização do texto:
a) Quantas frases há no texto base?
b) Quantos palavras?
c) Há quantos parágrafos?
14. Exercícios de consciência
fonológica: NEVE
a) Qual a primeira letra da palavra?
b) Qual a última palavra?
c) Quantas vogais? Quantas
consoantes?
d) Quais letras se repetem na
palavra? Que outras palavras posso formar com estas letras?
e) Quantas silabas há nesta palavra?
Com esta silaba, que outra palavra posso formar?
10. Atividade de leitura,
interpretação e escrita - sistematização
11. Produção escrita e oral de texto;
12. Ordenar os anões;
13. Análise de imagens e
identificação dos elementos geométricos: esfera, cilindro e cone.
14. Resolução de situações problemas
a partir do conto: Branca de Neve
15. Identificação
das formas geométricas nas imagens da estória.
16. Diferenciação
da fauna e flora com uso de slides
17. Visualização
de imagens de Salvador quando capital do país.
18. Encenação
da estória Branca de Neve.
Desenvolvimento
das atividades por dia: 25/07
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( x
) 3ª feira (
) 4ª feira ( )
5ª feira ( ) 6ª feira (
)
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário e correção da tarefa de casa.
Atividade
da ciranda de livro – socializar o livro que foi na sacola e fazer registro na
folha.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
·
O canto mais lindo que já se ouviu
Autora: Clarissa
Bittencourt
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
ü A
professora faz a leitura do texto em slides.
ü Questionar:
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20
minutos
|
ü Qual o gênero
textual do texto lido?
ü Explicar o que é
um conto de fadas.
ü Quem e o quê faz parte do conto?
3) O que percebem de mais importante?
4) Que sentimentos os fatos do conto te causaram?
5) Quais os personagens do conto?
6) Que situações causaram maior impressão?
7) Que final tem o conto?
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
ü Atividade no
caderno
|
|
ESCREVENDO DO
SEU
JEITO
20 minutos
|
ü
Escrever os nomes dos anões
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZAR
45 minutos
|
·
Relacionar o nome dos anões e ordená-los;
·
Explorar o conceito de ordenação - construir coletivamente um banco de números
ordinal.
·
Registro no
caderno.
|
OUTRAS DISCIPLINAS
|
Biblioteca |
|
AVALIAÇÃO
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aulas do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem.
|
Anexo:
Branca de Neve e
os sete anões
Adaptado do conto dos Irmãos Grimm
Há muito tempo, num reino distante, viviam um rei, uma rainha e sua
filhinha, a princesa Branca de Neve. Sua pele era branca como a neve, os lábios
vermelhos como o sangue e os cabelos pretos como o ébano. Um dia, a rainha
ficou muito doente e morreu. O rei, sentindo-se muito sozinho, casou-se
novamente.
O que ninguém sabia é que a nova rainha era uma feiticeira cruel,
invejosa e muito vaidosa. Ela possuía um espelho mágico, para o qual perguntava
todos os dias:
— Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu?
— És a mais bela de todas as mulheres, minha rainha!
— respondia ele.
Branca de Neve crescia e ficava cada vez mais bonita, encantadora e
meiga. Todos gostavam muito dela, exceto a rainha, pois tinha medo que Branca
de Neve se tornasse mais bonita que ela.
Depois que o rei morreu, a rainha obrigava a princesa a vestir-se com
trapos e a trabalhar na limpeza e na arrumação de todo o castelo. Branca de
Neve passava os dias lavando, passando e esfregando, mas não reclamava. Era
meiga, educada e amada por todos.
Um dia, como de costume, a rainha perguntou ao espelho:
— Espelho, espelho meu! Há no mundo alguém mais bela do que eu?
— Sim, minha rainha! Branca de Neve é agora a mais bela! A rainha ficou
furiosa, pois queria ser a mais bela para sempre. Imediatamente mandou chamar
seu melhor caçador e ordenou que ele matasse a princesa e trouxesse seu coração
numa caixa.
No dia seguinte, ele convidou a menina para um passeio na floresta, mas
não a matou.
— Princesa, — disse ele — a rainha ordenou que eu a mate, mas não posso
fazer isso. Eu a vi crescer e sempre fui leal a seu pai.
— A rainha?! Mas, por quê? — perguntou a princesa.
— Infelizmente não sei, mas não vou obedecer a rainha dessa vez. Fuja,
princesa, e por favor não volte ao castelo, porque ela é capaz de matá-la! Branca
de Neve correu pela floresta muito assustada, chorando, sem ter para onde
ir. O caçador matou uma gazela, colocou
seu coração numa caixa e levou para a rainha, que ficou bastante satisfeita,
pensando que a enteada estava morta. Anoiteceu. Branca de Neve vagou pela
floresta até encontrar uma cabana. Era pequena e muito graciosa. Parecia
habitada por crianças, pois tudo ali era pequeno. A casa estava muito
desarrumada e suja, mas Branca de Neve lavou a louça, as roupas e varreu a
casa. No andar de cima da casinha encontrou sete caminhas, uma ao lado da
outra. A moça estava tão cansada que juntou as caminhas, deitou-se e
dormiu. Os donos da cabana eram sete
anõezinhos que, ao voltarem para casa, se assustaram ao ver tudo arrumado e
limpo. Os sete homenzinhos subiram a escada e ficaram muito
espantados ao encontrar uma linda jovem
dormindo em suas camas. Branca de Neve acordou e contou sua história para os
anões, que logo se afeiçoaram a ela e a convidaram para morar com eles.
O tempo passou... Um dia, a rainha resolveu consultar novamente seu
espelho e descobriu que a princesa continuava viva. Ficou furiosa. Fez uma
poção venenosa, que colocou dentro de uma maçã, e transformou-se numa velhinha
maltrapilha.
— Uma mordida nesta maçã fará Branca de Neve dormir para sempre — disse
a bruxa.
No dia seguinte, os anões saíram para trabalhar e Branca de Neve ficou
sozinha. Pouco depois, a velha maltrapilha chegou perto da janela da cozinha. A
princesa ofereceu-lhe um copo d’água e conversou com ela.
— Muito obrigada! — falou a velhinha — coma uma maçã... eu faço questão!
No mesmo instante em que mordeu a maçã, a princesa caiu desmaiada no
chão. Os anões, alertados pelos animais da floresta,chegaram na cabana enquanto
a rainha fugia. Na fuga, ela acabou caindo num abismo e morreu. Os anõezinhos
encontraram Branca de Neve caída, como se estivesse dormindo. Então
colocaram-na num lindo caixão de cristal, em uma clareira e ficaram vigiando
noite e dia, esperando que um dia ela acordasse.
Um certo dia, chegou até a clareira um príncipe do reino vizinho e logo
que viu Branca de Neve se apaixonou por ela. Ele pediu aos anões que o
deixassem levar o corpo da princesa para seu castelo, e prometeu que velaria
por ela.
Os anões concordaram e, quando foram
erguer o caixão, este caiu, fazendo com que o pedaço de maçã que estava alojado
na garganta de Branca de Neve saísse por sua boca, desfazendo o feitiço e
acordando a princesa. Quando a moça viu o príncipe, se apaixonou por ele.
Branca de Neve despediu-se dos sete anões e partiu junto com o príncipe para um
castelo distante onde se casaram e foram felizes para sempre.
Desenvolvimento
das atividades por dia: 26/07
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( x
) 4ª feira ( )
5ª feira ( ) 6ª feira (
)
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
Autor: Sandra Lene
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
ü Assistir
ao filme Branca de Neve
ü Questioná-los:
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20 minutos
|
ü Fazer a
leitura do texto base fazendo a marcação das palavras para que os alunos
possam relacionar a leitura com a escrita.
ü Solicitar
que alguns alunos façam a leitura oral do texto base.
ü Circular
no texto os personagens.
ü Identificar
no texto o momento do conflito e os envolvidos.
ü Identificar
o desfecho da estória.
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZAR
45 minutos
|
Analisar
uma imagem do filme e identificar as formas geométricas presentes.
Identificar
esfera, cilindro e cone de algumas formas.
Sistematizar
no livro páginas 68 e 69 e no caderno
PARA
CASA: pag. 70
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 27/07
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( )
4ª feira ( x )
5ª feira ( ) 6ª feira (
)
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
Autora: Ananda Lima
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
|
ü Leitura
coletiva do conto
ü Retomar
algumas características do conto de fadas
ü Ler a
biografia dos irmãos Grimm
Nascidos
em Hanau, Jacob Grimm em 1785 e Wilhelm Grimm em
1786, os irmãos Grimm estudaram Direito junto ao seu pai, mas começaram a se
dedicar integralmente à literatura e acabaram deixando a advocacia de lado.
No ano de 1830, ambos ingressam em uma universidade alemã como professores.
Estudiosos incessantes do idioma alemão, atuaram em campos como História e
Filologia. Porém, a grande marca dos Grimm era sua excelência narrativa.
Um ano
marcante para os irmãos Grimm foi 1837, quando demonstraram ideias
contestadoras em relação ao rei da Alemanha e foram expulsos da Universidade
de Göttingen junto a cinco professores. Quatro anos mais tarde, a
Universidade de Berlim convida-os para assumirem cargos de professores
novamente. Os dois viveram nesta cidade até seus últimos dias, sendo que
Wilhelm veio a falecer em 1859 e Jacob em 1863.
Reconhecidos
no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do
século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas escrevendo, durante
à noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante
o dia. Uma das primeiras perguntas feitas quando se estuda o trabalho dos
Grimm é a seguinte: por qual motivo eles compilavam tantos contos?
Estudiosos,
os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas
histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração.
Assim, quando surgiu a escrita, muitos destes contos foram registrados nos
monastérios, onde eram redigidos por religiosos. Desta forma, os irmãos
começam a pesquisar antigos documentos e iniciar um processo de recolhimento
de histórias da Alemanha para a preservação da memória e das tradições
populares.
Apenas
Dortchen Wild, que era a mulher de Wilhelm, contribuiu com 12 histórias, das
quais pode ser citada Rumpelstiltskin, que tem como principal personagem um
anão que faz palha se transformar em ouro. Uma das histórias mais famosas da
humanidade, Branca de Neve, imortalizada pelo desenho criado nos estúdios
Disney, foi passada para os irmãos Grimm por 2 amigas de sua família. A maior
parte dos contos, aproximadamente 200, foram ditados por uma camponesa idosa
chamada Dorotea Viehmman.
Publicados
no ano de 1812, os primeiros contos dos Grimm levavam o nome de
"Histórias das Crianças e do Lar", totalizando 51 histórias. Aos
poucos, os contos desta obra foram se popularizando ao redor do mundo, sendo
reinventados em várias versões e conquistando povos de culturas e idiomas
diferentes.
Porém,
a maior importância dos irmãos Grimm para a literatura foi a coleta dos contos,
que acabou impulsionando outros estudiosos a realizarem o mesmo processo em
seus países. Na maioria dos textos dos irmãos, sempre são encontrados
personagens como dragões, lobos, monstros, bruxas, entre outras criações
folclóricas da população. Provavelmente, histórias trágicas que foram
passadas pelo povo aos Grimm, acabaram sendo alteradas para ganharem finais
felizes e se tornarem mais leves para a leitura de crianças e adolescentes.
Outro aspecto encontrado em várias histórias é a presença das mulheres como
agentes que modificam o enredo para o bem ou para o mal.
Os
contos dos irmãos Grimm são enquadrados no gênero fantástico por apresentarem
personagens e cenários imaginários. Um bom exemplo é o conto da Gata
Borralheira, no qual elementos sobrenaturais e mágicos aparecem em integração
com a realidade. Este conto apresenta mais de 300 interpretações no mundo
todo.
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
|
ü Leitura
individual de alguns alunos do conto.
ü Destacar
a palavra NEVE e fazer análise da
mesma.
ü Atividade
de sistematização na folha.
|
|
RECREIO
|
||
MATEMÁTICA
|
MATEMATIZANDO
|
OUTRAS DISCIPLINAS
|
CIÊNCIAS NATURAIS
45
minutos
|
ü A
partir do conto Branca de Neve identificar elementos que pertencem a fauna e
flora.
ü Questionar:
1.
O que seria a fauna para vocês? E a flora?
2.
O que mais
chama a atenção? A fauna ou a flora?
·
Vamos procurar no dicionário o significado
destas palavras.
ü A
professora deve diferenciá-los.
No território brasileiro
existe uma enorme variedade de plantas e animais. Eles são muito importantes
para o equilíbrio da natureza. Mas também são importantes para o homem que se
utiliza deles para sua própria vida.
Você sabe o que é
fauna?
Fauna é o conjunto das
espécies animais. Cada animal é adaptado ao tipo de vegetação, clima e relevo
da região onde vive.
Como se sabe, a fauna
tem importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas em geral, pois
muitos animais são vitais à existência de muitas plantas, pois se constituem
no elo de procriação já que são seus agentes polinizadores, como no caso dos
beija-flores, insetos como borboletas, besouros, abelhas etc. muitos animais
são dispersores de sementes que necessitam passar por seu trato intestinal,
como muitos mamíferos, sem contar que praticamente todos os animais são
excelentes agentes adubadores e também tem sua importância na cadeia
alimentar.
Dessa forma a fauna tem
importância primordial na existência e desenvolvimento das áreas naturais, o
que vale dizer ainda que são produtores indiretos dos benefícios econômicos
que a exploração da madeira, frutas, resinas florestais, entre outros, podem
proporcionar aos homens.
Assim, podemos concluir
que a fauna tem importância vital para a manutenção da biosfera da terra e
consequentemente para o ser humano e sua preservação é primordial para
mantermos a qualidade de vida do planeta, bem como a própria vida no planeta
Você sabe o que é
Flora?
População vegetal de um
lugar determinado ou de certa época. O termo inclui, geralmente, todas as
plantas de uma região ou de determinado período geológico. A flora é
condicionada por diversos fatores do clima e do solo.
Entre os primeiros,
devemos considerar a umidade do ar, temperatura, a luz, a ventilação etc.
Entre os segundos, figuram as qualidades físicas e químicas do solo. Este
pode ser de granulação grossa ou fina, arenoso ou argiloso. Os solos arenosos
são bem drenados e arejados. Os argilosos podem ser compactos, mal drenados e
alagados em certas épocas, podendo ao contrário ser muitos secos em outras
ocasiões. É da interação dos fatores climáticos (referentes ao clima) e
edáficos (referente ao solo) que resulta a possibilidade de existir, em certo
lugar determinada época, uma dada floresta, isto é, o conjunto de espécies
vegetais, espontaneamente desenvolvida.
PARA CASA: pesquisa sobre elementos
|
AVALIAÇÃO
|
10
minutos
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aulas do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 28/07
PORTUGUÊS
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( )
4ª feira ( )
5ª feira ( x ) 6ª feira (
)
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
Autor: Ricardo
Azevedo
|
|
RODA DE
LEITURA E
ORALIDADE.
20 minutos
|
ü Leitura
coletiva do texto;
ü Recontar
o texto coletivamente.
|
|
LENDO E
COMPREENDENDO.
20 minutos
|
ü Alguns
alunos fazem a leitura do texto.
ü Elencar
as características dos anões
ü
|
|
AQUISIÇÃO
DA ESCRITA.
20 minutos
|
ü Reescrever a
estória da Branca de Neve
|
|
M
A
T
M
A
T
I
C
A
|
ü Atividade
avaliativa da aprendizagem
|
|
RECREIO
|
||
OUTRAS
DISCIPLINAS
|
CIÊNCIAS SOCIAIS
|
Com slides mostrar fotos de Salvador para os alunos,
explorando os aspectos históricos da antiga capital do Brasil.
Atividade no caderno.
|
Desenvolvimento
das atividades por dia: 29/07
ARTE
|
TEMPOS
|
2ª feira ( )
3ª feira ( )
4ª feira ( ) 5ª feira ( )
6ª feira ( x )
|
ATIVIDADES
PERMANENTES
20
|
Acolhida,
chamadinha, ajudante do dia, calendário, agenda do dia e correção da tarefa
de casa.
|
|
PARA GOSTAR
DE LER (DELEITE).
10 minutos
|
ü De quem tem medo
o lobo mau?
Autora: Silvana
de Menezes
|
|
RODA DE
ORALIDADE.
|
ü A
professora explicará o que é uma peça de teatro.
ü Encenar
a estória da semana.
|
|
RECREIO
|
AVALIAÇÃO
|
10
minutos
|
Anotações
sobre o desenvolvimento das aulas do dia.
Preencher
ficha dos direitos de aprendizagem
|
Sugestões de atividade 1:
Atividade
1. Abaixo estão os nomes dos
anões do conto “Branca de Neve”. Eles foram escritos em três tipos de letra. Encontre
e ligue os nomes iguais.
Feliz
DUNGA
Soneca
Dunga
MESTRE Dengoso
Atchim
SONECA Feliz
Zangado
ZANGADO Atchim
Dengoso ATCHIM Zangado
Soneca
DENGOSO Dunga
Mestre
FELIZ
Mestre
|
2- Após assistir ao filme Branca de Neve, relacione:
O que há no filme e no conto
|
O
que foi diferente no filme da estória contada
|
Sugestão 2
ATIVIDADE
1. Leia em dois tipos de letra um dos trechos do texto em que a
madrasta de Branca de Neve fala com o espelho.
TINHA NA PAREDE UM ESPELHO MÁGICO E, TODOS OS
DIAS, PERGUNTAVA A ELE:
— ESPELHO, ESPELHO MEU, EXISTE ALGUÉM MAIS
BELA DO QUE EU?
E O ESPELHO SEMPRE RESPONDIA:
— VÓS, MINHA RAINHA,
SOIS A MAIS LINDA DE TODAS.
|
Tinha na parede um espelho mágico e, todos os
dias, perguntava a ele:
— Espelho, espelho meu, existe alguém mais
bela do que eu?
E o espelho sempre respondia:
— Vós, minha rainha,
sois a mais linda de todas.
|
2. Sublinhe
no primeiro quadro as falas das personagens: em vermelho, a fala da rainha e em
azul, a fala do espelho.
3. Circule,
nos dois textos, a palavra RAINHA.
4. Madrasta e rainha são a mesma personagem?
( ) SIM
( ) NÃO
2• Você sabe dizer por que branca de neve tem esse nome?
_______________________________________________________________________
• Por que Branca de Neve tem
tantos problemas com sua madrasta?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
|
Amei sua sequencia vou utilizar nas minhas aulas aulas, vou apenas adaptar para os meus alunos.
ResponderExcluir