sábado, 11 de janeiro de 2014

Educação Especial



A Educação Especial há algum tempo é foco de discussões no cenário educacional. Entretanto, os impasses, incertezas entorno desta modalidade de ensino é muito latente, em virtude do pouco conhecimento, apropriação que se tem para lidar com as especificidades dos alunos com deficiência. Por outro lado, varias leis foram implementadas ao longo dos anos garantindo aos deficientes pelos direitos ao estudo na escola regular. O professor e a escola por sua vez, não estavam e não estão preparados ainda para atender plenamente estas especificidades, muitas vezes apenas integrando os alunos, a inclusão ainda não é uma realidade em nossas escolas.
A alfabetização na perspectiva do letramento defendida pelo PNAIC, os direitos de aprendizagens contida no caderno I é razão de grande preocupação dos professores alfabetizadores. Assim sendo, o caderno extra, A Alfabetização de Crianças com Deficiência: uma proposta inclusiva, vem auxiliar o professor com estratégias e explicações sobre algumas deficiência.
Neste sentido, a coordenação do PNAIC convidou a Profª Eliene Fernandes para conduzir este momento com os professores alfabetizadores. Momento coletivo muito significativo para a formação, pois a professora além de explanar sobre a teoria, trouxe também relatos de sua vivência como professora na sala do AEE.


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