A
Educação Especial há algum tempo é foco de discussões no cenário educacional.
Entretanto, os impasses, incertezas entorno desta modalidade de ensino é muito
latente, em virtude do pouco conhecimento, apropriação que se tem para lidar
com as especificidades dos alunos com deficiência. Por outro lado, varias leis
foram implementadas ao longo dos anos garantindo aos deficientes pelos direitos
ao estudo na escola regular. O professor e a escola por sua vez, não estavam e
não estão preparados ainda para atender plenamente estas especificidades,
muitas vezes apenas integrando os alunos, a inclusão ainda não é uma realidade
em nossas escolas.
A alfabetização na
perspectiva do letramento defendida pelo PNAIC, os direitos de aprendizagens
contida no caderno I é razão de grande preocupação dos professores
alfabetizadores. Assim sendo, o caderno extra, A Alfabetização de Crianças com
Deficiência: uma proposta inclusiva, vem auxiliar o professor com estratégias e
explicações sobre algumas deficiência.
Neste sentido, a
coordenação do PNAIC convidou a Profª Eliene Fernandes para conduzir este
momento com os professores alfabetizadores. Momento coletivo muito
significativo para a formação, pois a professora além de explanar sobre a
teoria, trouxe também relatos de sua vivência como professora na sala do AEE.
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