A grande maioria dos educadores
reclamam das diferenças de níveis de aprendizagem constante na sala de aula, o
quanto isso dificulta o trabalho do educador,
o sonho da sala homogênea!
Nesta perspectiva
questiona-se: o que é heterogeneidade? Com este questionamento, partiu-se para
reflexões sobre o chão da sala de aula, a realidade do cotidiano escolar, mas
também social, posto que as diferenças permeiam toda a sociedade e na escola
não poderia ser diferente. Como instituição de formação, deve ter como premissa
a inclusão de todos, criando estratégias de aprendizagem que garanta a todos o
direito de aprender! Para tanto, isso requer do educador reflexões sobre sua
prática, estudo e pesquisa de alternativas que atinjam a todas as diferenças
presente na sala de aula.
O caderno VII foi escrito por Arthur Gomes de Morais e Tânia
Maria S. B. Rios Leite. Os textos propiciaram reflexões acerca dos direitos de
aprendizagem e a heterogeneidade na sala de aula. Uma discussão bastante rica
ocorreu a partir do texto que discute a colaboração de todos os atores da
escola e a participação
das famílias. Inúmeras vezes ao longo da formação foi
enfatizado que o professor sozinho não dará conta de todos os processos, neste
encontro em específico isso precisou ser reforçado ainda mais, tendo em vista
que muitas famílias se eximem de suas responsabilidades com seus próprios
filhos.
Os direitos de aprendizagem de Arte consta no caderno. Mais
uma vez o tempo não foi suficiente para garantir o estudo detalhado dos
direitos, sendo sugerido aos curistas um estudo mais aprofundado do mesmo em
casa e na escola com os coordenadores pedagógicos.
O momento em que passou o vídeo “bem vindo a Holanda”
propiciou forte emoção em uma professora. A mesma relatou uma experiência
pessoal que a fez se identificar com o vídeo, demonstrando a todos o olhar da família sobre as diferenças contidas na escola. Momento muito rico da formação.
No encontro foi garantido aos professores a compreensão
acerca dos grupos produtivos e o quanto eles são significativos para o trabalho
com as diferenças em sala de aula.
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