sábado, 11 de janeiro de 2014

A heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades



A grande maioria dos educadores reclamam das diferenças de níveis de aprendizagem constante na sala de aula, o quanto isso dificulta o trabalho do educador,  o sonho da sala homogênea!
Nesta perspectiva questiona-se: o que é heterogeneidade? Com este questionamento, partiu-se para reflexões sobre o chão da sala de aula, a realidade do cotidiano escolar, mas também social, posto que as diferenças permeiam toda a sociedade e na escola não poderia ser diferente. Como instituição de formação, deve ter como premissa a inclusão de todos, criando estratégias de aprendizagem que garanta a todos o direito de aprender! Para tanto, isso requer do educador reflexões sobre sua prática, estudo e pesquisa de alternativas que atinjam a todas as diferenças presente na sala de aula.


O caderno VII foi escrito por Arthur Gomes de Morais e Tânia Maria S. B. Rios Leite. Os textos propiciaram reflexões acerca dos direitos de aprendizagem e a heterogeneidade na sala de aula. Uma discussão bastante rica ocorreu a partir do texto que discute a colaboração de todos os atores da escola e a participação

das famílias. Inúmeras vezes ao longo da formação foi enfatizado que o professor sozinho não dará conta de todos os processos, neste encontro em específico isso precisou ser reforçado ainda mais, tendo em vista que muitas famílias se eximem de suas responsabilidades com seus próprios filhos.
Os direitos de aprendizagem de Arte consta no caderno. Mais uma vez o tempo não foi suficiente para garantir o estudo detalhado dos direitos, sendo sugerido aos curistas um estudo mais aprofundado do mesmo em casa e na escola com os coordenadores pedagógicos.
O momento em que passou o vídeo “bem vindo a Holanda” propiciou forte emoção em uma professora. A mesma relatou uma experiência pessoal que a fez se identificar com o vídeo, demonstrando a todos o olhar da família sobre as diferenças contidas na escola. Momento muito rico da formação.
No encontro foi garantido aos professores a compreensão acerca dos grupos produtivos e o quanto eles são significativos para o trabalho com as diferenças em sala de aula.

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