sábado, 11 de janeiro de 2014

Alfabetização em foco: projetos didáticos e sequências didáticas em diálogo com as diferentes componentes curriculares



Sabe-se que o planejamento é algo intrínseco à educação, à sala de aula. Sendo assim, a escola atualmente possui algumas modalidades de planejameto. O Projeto Politico Pedagógico é uma categoria, que se constitui como documento indispensável à organização escolar. Tendo em vista a sua abrangência e a forma como se deve elaborá-lo, contando sempre com a participação de todos os atores educacionais, inclusive a comunidade escolar. Este, como outros, são documento abrangentes da escola que tem como função planejar as diversas ações.
Para condução especifica da ação pedagógica na sala de aula tem os Projetos Didáticos ou de Aprendizagem, como muitos gostam de falar, é um dos instrumentos de planejamento. Estes projetos se caracterizam da seguinte maneira:
*      Produto final, que concretiza as ações dos estudantes;
*      Participação das crianças em todas as etapas do trabalho (planejamento, realização, avaliação);
*      Divisão do trabalho, com responsabilização individual e coletiva.
É importante destacar que o projeto é uma proposta de intervenção pedagógica, uma atividade intencional e social, que contempla um problema, objetivos e produtos concretos. Ela nasce de uma necessidade observada, avaliada anteriormente, por isso é uma intervenção pedagógica.
Outra ação pedagógica imediata à sala de aula são as Sequências Didáticas. Zabala (1998, p.18) explica que as sequências didáticas são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais (...)”. As sequências didáticas é um planejamento mais minucioso, podendo ser por área de conhecimento ou interdisciplinar, sempre partindo de um gênero textual. Para o ciclo de alfabetização, a indicação é que seja feito um trabalho interdisciplinar, posto que a otimização do tempo precisa ser pensando em virtude da heterogeneidade presente nos anos do ciclo de alfabetização.
É importante observar, pelo menos, três modalidades de atividades que permitam uma variedade de ações didáticas na sala de aula, que resultem em aprendizagem significativa:
Atividades exploratórias
Atividades avaliativas
Atividades de sistematização
 
 



No encontro de formação foi propiciado um debate, parte do grupo tinha que se posicionar a favor dos projetos didáticos e criticar as sequências didáticas e o outro grupo fazer inversamente a mesma coisa. Foi uma atividade muito interessante, pois conforme eram apresentados alguns argumentos, as pessoas começam ficar em dúvida do que seria certo ou errado. Por fim, a Orientadora de Estudo esclareceu que ambos são excelentes instrumentos de trabalho, mas que cada um tem propósitos específicos, portanto, cabe a escola em momento oportuno direcionar o trabalho, neste sentido a figura do coordenador pedagógico é essencial para dar o suporte aos professores, mostrando-os possibilidades, aspectos a serem considerados nas escolhas.
Sem dúvida a sequência pode e deve ser usada no cotidiano escolar, substituindo o velho plano de aula. Inclusive Barreiras já trabalha nesta perspectiva. Fator que favoreceu bastante o estudo deste caderno, pois professores veteranos na rede puderam fazer depoimentos da forma como trabalha com a sequência didática. O projeto didático pode continuar auxiliando na prática da escola, mas vem com uma abordagem mais ampla, envolvendo toda a escola, mas de cunho pedagógico.
Os textos do caderno foram escritos por Adelma Barros-Mendes, Rosinalda Teles e a nossa querida e honrada professora universitária e coordenadora geral do PNAIC pela UNEB, Débora Anunciação Cunha.
Sem dúvida, a Profª Débora pode falar com muita propriedade do tema estudado neste caderno, visto que ela organizou juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação do município a atual proposta das séries iniciais, que vem trabalhando com sequência didática.
Os depoimentos realizados pelos professores na formação é algo extremamente motivador:


O PNAIC não trouxe nada de mirabolante, mas me ajudou a ver que com ações simples posso ser uma professora melhor!

Consegui ter com o PNAIC segurança para minha prática, pois os estudos me permitem ousar mais na sala de aula.
 

 




 
Foi oportunizado tempo na formação para que os professores em grupo analisassem sequência didática contida no caderno e em xerox.  Eles ampliaram as propostas apresentadas, fazendo colocações bem pertinentes, ajustando à sua realidade.
Posteriormente foram feitas socializações das experiências nas escolas e constatou-se muitas atividades exitosas. Não ocorreu de maneira melhor, visto a fragmentação de aulas que está tendo no município, em decorrência de paralisações e outras questões.




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