Sabe-se que o planejamento
é
algo intrínseco à educação, à sala de aula. Sendo assim, a escola atualmente
possui algumas modalidades de planejameto. O Projeto Politico Pedagógico é uma
categoria, que se constitui como documento indispensável à organização escolar.
Tendo em vista a sua abrangência e a forma como se deve elaborá-lo, contando sempre
com a participação de todos os atores educacionais, inclusive a comunidade escolar.
Este, como outros, são documento abrangentes da escola que tem como função
planejar as diversas ações.
Para condução especifica da ação
pedagógica na sala de aula tem os Projetos Didáticos ou de Aprendizagem, como
muitos gostam de falar, é um dos instrumentos de planejamento. Estes projetos
se caracterizam da seguinte maneira:
Produto final, que concretiza as ações dos
estudantes;
Participação das crianças em todas as
etapas do trabalho (planejamento, realização, avaliação);
Divisão do trabalho, com responsabilização
individual e coletiva.
É importante destacar que o projeto é uma proposta
de intervenção pedagógica, uma atividade intencional e social, que contempla um
problema, objetivos e produtos concretos. Ela nasce de uma necessidade
observada, avaliada anteriormente, por isso é uma intervenção pedagógica.
Outra
ação pedagógica imediata à sala de aula são as Sequências Didáticas. Zabala
(1998, p.18) explica que as sequências didáticas são “um conjunto de atividades
ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos
educacionais (...)”. As sequências didáticas é um planejamento mais minucioso,
podendo ser por área de conhecimento ou interdisciplinar, sempre partindo de um
gênero textual. Para o ciclo de alfabetização, a indicação é que seja feito um
trabalho interdisciplinar, posto que a otimização do tempo precisa ser pensando
em virtude da heterogeneidade presente nos anos do ciclo de alfabetização.
É
importante observar, pelo menos, três modalidades de atividades que permitam
uma variedade de ações didáticas na sala de aula, que resultem em aprendizagem
significativa:
Atividades exploratórias
|
Atividades avaliativas
|
Atividades de sistematização
|
No
encontro de formação foi propiciado um debate, parte do grupo tinha que se
posicionar a favor dos projetos didáticos e criticar as sequências didáticas e
o outro grupo fazer inversamente a mesma coisa. Foi uma atividade muito
interessante, pois conforme eram apresentados alguns argumentos, as pessoas
começam ficar em dúvida do que seria certo ou errado. Por fim, a Orientadora de
Estudo esclareceu que ambos são excelentes instrumentos de trabalho, mas que
cada um tem propósitos específicos, portanto, cabe a escola em momento oportuno
direcionar o trabalho, neste sentido a figura do coordenador pedagógico é
essencial para dar o suporte aos professores, mostrando-os possibilidades,
aspectos a serem considerados nas escolhas.
Sem
dúvida a sequência pode e deve ser usada no cotidiano escolar, substituindo o
velho plano de aula. Inclusive Barreiras já trabalha nesta perspectiva. Fator
que favoreceu bastante o estudo deste caderno, pois professores veteranos na
rede puderam fazer depoimentos da forma como trabalha com a sequência didática.
O projeto didático pode continuar auxiliando na prática da escola, mas vem com
uma abordagem mais ampla, envolvendo toda a escola, mas de cunho pedagógico.
Os
textos do caderno foram escritos por Adelma Barros-Mendes, Rosinalda Teles e a
nossa querida e honrada professora universitária e coordenadora geral do PNAIC
pela UNEB, Débora Anunciação Cunha.
Sem
dúvida, a Profª Débora pode falar com muita propriedade do tema estudado neste
caderno, visto que ela organizou juntamente com a equipe da Secretaria
Municipal de Educação do município a atual proposta das séries iniciais, que
vem trabalhando com sequência didática.
Os
depoimentos realizados pelos professores na formação é algo extremamente
motivador:
O
PNAIC não trouxe nada de mirabolante, mas me ajudou a ver que com ações
simples posso ser uma professora melhor!
|
Consegui
ter com o PNAIC segurança para minha prática, pois os estudos me permitem
ousar mais na sala de aula.
|
Foi
oportunizado tempo na formação para que os professores em grupo analisassem
sequência didática contida no caderno e em xerox. Eles ampliaram as propostas apresentadas,
fazendo colocações bem pertinentes, ajustando à sua realidade.
Posteriormente
foram feitas socializações das experiências nas escolas e constatou-se muitas
atividades exitosas. Não ocorreu de maneira melhor, visto a fragmentação de
aulas que está tendo no município, em decorrência de paralisações e outras
questões.
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