O
programa era
aguardado com muita ansiedade e curiosidade por todos os educadores da rede
municipal de ensino, pois o PNAIC deveria ter iniciado no primeiro trimestre do
corrente ano, mas devido a questões burocráticas do MEC com a UNEB, só foi possível
iniciar em Julho.
No lançamento
do programa além dos professores alfabetizadores, foram convidados os gestores
escolares e os coordenadores pedagógicos. Esteve presente no evento autoridades
municipal.
O programa é um desafio para
os municípios brasileiros, mas também uma chance de ajustar e ressignificar a
base educacional.
Neste primeiro momento o foco
do programa é o Professor Alfabetizar, propiciar a ele uma formação teórico-prática
que lhe permita repensar sua prática e compreender as especificidades de
alfabetizar letrando os alunos.
Desvelar os aspectos da
alfabetização para o professor é algo eminente, no sentido de que esta
compreensão permitirá um cotidiano da
sala de aula coerente e fomentadora do saber, seria a boniteza da educação vislumbrada
por Paulo Freire em tempos remotos, porém tão atual.
Neste sentido, foi enfatizado
no lançamento do programa que esta ação do MEC junto com os municípios
brasileiros visa minimizar problemas na alfabetização que acaba se estendendo
por anos seguintes, a intenção é clara, garantir que todas
as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade!
As escolas estarão recebendo
paralelo à formação, materiais de suporte, como livros paradidáticos que visa
diminuir a distância da criança e o mundo da leitura; jogos que facilitará a
apropriação do sistema de escrita alfabética de maneira lúdica.
Outro aspecto do programa
passa pela avaliação, além da Provinha Brasil que ocorre com as turmas de 2º
ano, será lançado a ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização, tendo como
público alvo os alunos do 3º ano, último ano do ciclo de alfabetização.
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